Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pariz, Elisangela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9711
Resumo: Dissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Programa de Pós-Gradução em Ensino de Química, 2011.
id UNB_b1754735099f1c76cb448e58ed0ac569
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9711
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aulaQuímica - estudo e ensinoMaterial didáticoDissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Programa de Pós-Gradução em Ensino de Química, 2011.O conteúdo de ligações químicas, apesar de ser considerado um dos temas mais importantes da Química, ainda é pouco abordado no âmbito das pesquisas em Ensino de Química. As pesquisas realizadas sobre esse tema apontam para a dificuldade de se trabalhar esses conteúdos em sala de aula, especialmente, quanto se trata de ligação metálica. Em parte, as dificuldades podem estar associadas à falta de materiais didáticos que associem teoria-experimento e que não banalizem os conceitos químicos, mas que os atribuam significado mais próximos aos aceitos cientificamente. A partir dessa perspectiva, propomos neste trabalho: (i) produzir e implementar um módulo didático para investigar o processo ensino-aprendizagem do conteúdo de ligações químicas, com maior ênfase em ligação metálica, mediante implementação de diferentes estratégias didáticas, sobretudo atividades experimentais demonstrativas-investigativas, com enfoque nas relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e abordagens de problemas ambientais (Educação Ambiental - EA); (ii) investigar como a utilização da abordagem contextualizada, viabilizando a presença dos temas históricos, sociais, tecnológicos e ambientais, pode contribuir para que os alunos desenvolvam a capacidade de questionar as alternativas propostas pela ciência para resolução de problemas sociais, econômicos e tecnológicos. O módulo didático, composto por quatro unidades, foi aplicado em duas turmas da segunda série do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, no 4º. bimestre do ano letivo de 2010. Com base na análise desses dados, constatamos que a utilização de estratégias didáticas diversificadas, principalmente as atividades experimentais investigativas colaboraram para a compreensão dos conceitos de ligação química, bem como para o entendimento da linguagem representacional para os modelos de ligação metálica. A utilização da abordagem contextualizada, com enfoque nos temas históricos, sociais, tecnológicos e ambientais, favoreceu a compreensão pelos alunos das propriedades das substâncias químicas, sobretudo as dos metais, relacionando-as à diversidade e à complexidade dos materiais que nos cercam. Esta pesquisa também possibilitou-nos refletir sobre a própria prática pedagógica e sobre a complexidade de ser professor. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe chemical bonds content, despite being considered one of the most important topics in chemistry, is still little explored. The research on this subject points to the difficulty on teaching the chemical bonding content, especially the metallic bond. It is possible that the difficulties are associated with the lack of materials on the chemical bond that relate experiment and theory and that do not vulgarize chemical concepts, but instead attribute them scientific meaning. In this perspective, we propose to: (i) produce and implement a teaching material to investigate the teaching-learning process, with greater emphasis on the metallic bond, through different teaching strategies, especially experimental demonstration-investigative activities, focusing on the relations between Science-Technology-Society (STS) and environmental problems (Environmental Education - EE); (ii) investigate how the use of contextualization, which allows historical, social, technological and environmental themes, can help students to develop the ability of questioning the alternatives proposed by science to solve social, economic and technological problems. The material, composed of four units, was applied to two classes of second grade in a Distrito Federal`s public high school, in the last two months of the school year. Based on the analysis of the data obtamied, we found that the use of diversified teaching strategies, mainly experimental investigative activities, contributed to the understanding of the chemical bonding concepts and of the chemical language. The contextual approach, focusing on historical, social, technological and environmental themes, enabled the students to understand the properties of chemical substances, especially the metals properties, and their link to the current diversity and complexity of the materials that surround us. This research also enabled the reflection on the teaching practice itself and on the complexity of being a teacher.Machado, Patrícia Fernandes LootensPariz, Elisangela2011-12-12T15:43:36Z2011-12-12T15:43:36Z2011-12-122011-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPARIZ, Elisangela. Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula. 2011. 100 f., il. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9711info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/9711Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula
title Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula
spellingShingle Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula
Pariz, Elisangela
Química - estudo e ensino
Material didático
title_short Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula
title_full Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula
title_fullStr Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula
title_full_unstemmed Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula
title_sort Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula
author Pariz, Elisangela
author_facet Pariz, Elisangela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Patrícia Fernandes Lootens
dc.contributor.author.fl_str_mv Pariz, Elisangela
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Material didático
topic Química - estudo e ensino
Material didático
description Dissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Programa de Pós-Gradução em Ensino de Química, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12T15:43:36Z
2011-12-12T15:43:36Z
2011-12-12
2011-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PARIZ, Elisangela. Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula. 2011. 100 f., il. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9711
identifier_str_mv PARIZ, Elisangela. Ligação metálica : uma proposta de material didático de apoio ao professor em sala de aula. 2011. 100 f., il. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580788205322240