Educação : nova fronteira da bioética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Jansen Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Garrafa, Volnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12638
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700004
Resumo: Este estudo analisa a opinião de professores quanto à introdução de conteúdo sobre bioética no currículo do ensino médio. Foram selecionadas seis escolas: três públicas e três particulares da principal região administrativa de Brasília. De um universo de 340 professores, 150 aderiram à pesquisa. Foi apresentado um questionário com alternativas versando sobre a existência ou não de conteúdo relacionado com a construção de valores nos estudantes. O segundo momento contou com 140 dos professores que participaram da primeira fase. Foi-lhes entregue um texto que resumia o que era a bioética. Ao final, havia um espaço à pergunta se uma nova disciplina de bioética preencheria a lacuna curricular na formação de valores e atitudes éticas nos estudantes. A análise dos dados demonstrou que: (a) a escola não tem cumprido a função de instrumentar a formação da consciência ética; (b) na opinião dos docentes, isto vem acontecendo em razão da inexistência de uma disciplina que se responsabilize pela abordagem destas questões; (c) 51% dos entrevistados se posicionaram a favor da introdução de uma disciplina que trate da bioética na estrutura curricular do ensino médio, por acreditarem que ela poderia contribuir à construção de valores morais e atitudes afirmativas dos estudantes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_b1c004b30210e69e1d2797d6a1a6fd06
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12638
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação : nova fronteira da bioéticaEducation : new frontier of bioethicsEnsino médio - bioéticaEnsino médio - métodos de ensinoCurrículos - avaliaçãoEste estudo analisa a opinião de professores quanto à introdução de conteúdo sobre bioética no currículo do ensino médio. Foram selecionadas seis escolas: três públicas e três particulares da principal região administrativa de Brasília. De um universo de 340 professores, 150 aderiram à pesquisa. Foi apresentado um questionário com alternativas versando sobre a existência ou não de conteúdo relacionado com a construção de valores nos estudantes. O segundo momento contou com 140 dos professores que participaram da primeira fase. Foi-lhes entregue um texto que resumia o que era a bioética. Ao final, havia um espaço à pergunta se uma nova disciplina de bioética preencheria a lacuna curricular na formação de valores e atitudes éticas nos estudantes. A análise dos dados demonstrou que: (a) a escola não tem cumprido a função de instrumentar a formação da consciência ética; (b) na opinião dos docentes, isto vem acontecendo em razão da inexistência de uma disciplina que se responsabilize pela abordagem destas questões; (c) 51% dos entrevistados se posicionaram a favor da introdução de uma disciplina que trate da bioética na estrutura curricular do ensino médio, por acreditarem que ela poderia contribuir à construção de valores morais e atitudes afirmativas dos estudantes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study analyses the opinion of teachers regarding the inclusion of contents on Bioethics in the curricular structure of high school. Six schools were selected: three public and three private in the main administrative region of Brasília. In a universe of 340 teachers, 150 joined the research. They were given a questionnaire with answers about the existence or not of curricular contents related to the construction of values in the students. The second phase counted with 140 teachers out of those who joined the first part of the research. These teachers received a text briefly explaining what Bioethics is with a closed space for answering if the inclusion of a new discipline on Bioethics would help creating values and ethics attitudes in the students. There was space for justifying this answer. Data analysis showed that: (a) the school has not carried out its role as an instrument of a critical vision; (b) according to the teachers, this is the result of the absence of a discipline focused on the approach to ethic questions; (c) 51% of the respondents took sides with the inclusion of a discipline that deals with Bioethics in the curricular structure of high school because they believe that it would help the construction of the students’ moral values and affirmative attitudes.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2013-03-28T14:30:54Z2013-03-28T14:30:54Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPIRES, Jansen Ribeiro; GARRAFA, Volnei. Educação: nova fronteira da bioética. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.16, Supl.1, p.735-745, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v16s1/a04v16s1.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12638http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700004Ciência & Saúde Coletiva - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700004&lng=pt&nrm=iso.. Acesso em: 28 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Jansen RibeiroGarrafa, Volneiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-07T02:28:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/12638Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-07T02:28:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação : nova fronteira da bioética
Education : new frontier of bioethics
title Educação : nova fronteira da bioética
spellingShingle Educação : nova fronteira da bioética
Pires, Jansen Ribeiro
Ensino médio - bioética
Ensino médio - métodos de ensino
Currículos - avaliação
title_short Educação : nova fronteira da bioética
title_full Educação : nova fronteira da bioética
title_fullStr Educação : nova fronteira da bioética
title_full_unstemmed Educação : nova fronteira da bioética
title_sort Educação : nova fronteira da bioética
author Pires, Jansen Ribeiro
author_facet Pires, Jansen Ribeiro
Garrafa, Volnei
author_role author
author2 Garrafa, Volnei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Jansen Ribeiro
Garrafa, Volnei
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio - bioética
Ensino médio - métodos de ensino
Currículos - avaliação
topic Ensino médio - bioética
Ensino médio - métodos de ensino
Currículos - avaliação
description Este estudo analisa a opinião de professores quanto à introdução de conteúdo sobre bioética no currículo do ensino médio. Foram selecionadas seis escolas: três públicas e três particulares da principal região administrativa de Brasília. De um universo de 340 professores, 150 aderiram à pesquisa. Foi apresentado um questionário com alternativas versando sobre a existência ou não de conteúdo relacionado com a construção de valores nos estudantes. O segundo momento contou com 140 dos professores que participaram da primeira fase. Foi-lhes entregue um texto que resumia o que era a bioética. Ao final, havia um espaço à pergunta se uma nova disciplina de bioética preencheria a lacuna curricular na formação de valores e atitudes éticas nos estudantes. A análise dos dados demonstrou que: (a) a escola não tem cumprido a função de instrumentar a formação da consciência ética; (b) na opinião dos docentes, isto vem acontecendo em razão da inexistência de uma disciplina que se responsabilize pela abordagem destas questões; (c) 51% dos entrevistados se posicionaram a favor da introdução de uma disciplina que trate da bioética na estrutura curricular do ensino médio, por acreditarem que ela poderia contribuir à construção de valores morais e atitudes afirmativas dos estudantes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-03-28T14:30:54Z
2013-03-28T14:30:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Jansen Ribeiro; GARRAFA, Volnei. Educação: nova fronteira da bioética. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.16, Supl.1, p.735-745, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v16s1/a04v16s1.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700004.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12638
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700004
identifier_str_mv PIRES, Jansen Ribeiro; GARRAFA, Volnei. Educação: nova fronteira da bioética. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.16, Supl.1, p.735-745, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v16s1/a04v16s1.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700004.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12638
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508273574871040