Aprendizagem, contexto, competência e desempenho : um estudo multinível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Hugo Pena
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8322
Resumo: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2009.
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spelling Aprendizagem, contexto, competência e desempenho : um estudo multinívelDesempenhoGerênciaGerentesBancosTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2009.A presente pesquisa teve o objetivo principal de desenvolver e testar dois modelos teóricos de investigação: um para a expressão de competências gerenciais no trabalho e, outro, da expressão de competências como variável mediadora da relação entre características de agências bancárias e seu desempenho. Procurou-se, sob uma perspectiva multinível de análise, verificar empiricamente a existência de relações entre variáveis pertencentes a três categorias do comportamento organizacional: aprendizagem, competência e desempenho. A pesquisa, de caráter descritivo e inferencial, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas e de questionários estruturados para coleta de dados. Valeu-se da análise de conteúdo para tratamento dos dados qualitativos. A análise fatorial foi utilizada para validação psicométrica de escalas de medidas. Para teste dos modelos de investigação, foram realizadas análises de regressão múltiplas convencionais (ordinary least squares), do tipo seqüencial, e análises de regressão multiníveis (hierarchical linear models). A amostra foi constituída por gerentes de agências do Banco do Brasil, em número que variou de 184 a 882, dependendo do modelo testado e da técnica de análise utilizada. Foram coletados dados também junto a 72 gerentes regionais e 7 gerentes estaduais do Banco. A reflexão extrínseca e intrínseca, uma estratégia utilizada pelos gerentes para aprender no seu trabalho, revelou-se a maior preditora da expressão de competências gerenciais. A percepção dos gerentes sobre as práticas de gestão de desempenho adotadas pela empresa, uma das dimensões do suporte organizacional, também se mostrou importante preditora de diferentes competências gerenciais. Outras estratégias de aprendizagem e dimensões do suporte organizacional, bem como o número de horas dedicadas a atividades de TD&E, revelaram efeitos menos expressivos sobre a expressão de competências gerenciais. Foi identificada, ainda, a influência exercida pelo número de horas de TD&E, pela percepção coletiva acerca de práticas de gestão de desempenho e por diferentes dimensões de competências gerenciais sobre determinadas perspectivas de desempenho das agências. Os resultados demonstraram a pertinência do uso da análise multinível, visto que a adoção dessa abordagem teórica e metodológica permitiu a esta investigação oferecer contribuições mais ricas e relevantes para compreensão do fenômeno estudado. Ao final, são apontadas limitações desta pesquisa, recomendações de ordem prática e direções para realização de novos estudos. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research had the main purpose of developing and testing two theoretical models of investigation: one for the expression of management competencies at work and, another one, for the expression of management competencies as a mediating variable of the relation between characteristics of bank branches and their performance. It sought, under a multilevel perspective of analysis, to empirically verify the relationship among variables that belong to three study areas of the organizational behavior: learning, competency and performance. The research has a descriptive and inferencial character. Semi-structured interviews and structured questionnaires were used for data collection. Content analysis was applied to the treatment of qualitative data. Factorial analysis was used for statistical validation of measuring scales. To test the investigating models, hierarchical multiple regression analyses (ordinary least squares) and multilevel analyses (hierarchical linear models) were applied. The sample was composed by Bank of Brazil branch managers, the number of participants varying from 184 to 882, according to the investigating model tested and the statistical technique used. Questionnaires were also submitted to 72 retail regional managers and 7 superintendents of the bank. The extrinsic and intrinsic reflection (one of the strategies used by the managers to learn at work) revealed itself the main predictor of the expression of management competencies. The participants's perception on the performance management practices adopted by the company (one of the organizational support dimensions) also showed itself an important predictor of distinct management competencies. Other learning strategies and dimensions of the perceived organizational support as well as the number of dedicated hours to training activities revealed less substantial effects on the expression of management competencies. It was also identified that the number of training hours, the collective perception concerning performance management practices and distinct dimensions of manager's competencies exert influence on some performance perspectives of the bank branches. The results demonstrated the pertinence of using the multilevel analysis, since the adoption of this theoretical and methodological approach allowed this research to offer richer and more relevant contributions for understanding of the studied phenomenon. At the end, limitations of this research, practical recommendations and directions for future research are presented.Borges-Andrade, Jairo EduardoBrandão, Hugo Pena2011-06-10T20:54:08Z2011-06-10T20:54:08Z2011-06-102009-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBRANDÃO, Hugo Pena. Aprendizagem, contexto, competência e desempenho: um estudo multinível. 2009. xi, 345., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8322info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:29:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/8322Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:29:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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