O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Suely Ribeiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31795
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.
id UNB_b324aaf6a50e105dcdb26de7376da921
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/31795
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Oliveira, Suely Ribeiro deTasso, João Paulo Faria2018-05-08T20:32:32Z2018-05-08T20:32:32Z2018-05-082017-12-08OLIVEIRA, Suely Ribeiro de. O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília. 2017. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31795Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.A pesquisa propôs verificar, no contexto sócio-histórico-cultural, o processo de formação/educação profissional dos sujeitos, estabelecendo a relação destes elementos com a qualidade do acolhimento hoteleiro na cidade de Brasília. O estudo teve como recorte, na Hotelaria de Brasília, treze meios de hospedagem classificados na categoria hotel, localizados na zona central da cidade. Foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa, a partir da abordagem multirreferencial com as técnicas de observação não participante e, como instrumentos, foram utilizados questionários estruturados e formulários de observação. A partir da coleta de dados sobre a formação dos sujeitos, neste estudo representado por 53 entrevistados, objetivou-se: Identificar na ação profissional dos colaboradores dos meios de hospedagem na cidade de Brasília comportamentos que caracterizem o ato de acolher; Identificar se os sujeitos relacionam o ato de bem servir com os significados de estar a serviço ou ser servil; e Verificar se a educação em turismo em Brasília tem como objetivo preparar profissionais que entendam a necessidade do bem acolher. Foi possível compreender, diante do levantamento do perfil sócio-histórico-cultural-econômico-educacional dos sujeitos da amostra, que o processo de Acolhimento depende de todos esses fatores. A educação formal é mencionada como necessária para a qualificação profissional dos sujeitos. É necessário implementar programas de formação em turismo e hotelaria, nos níveis técnico, tecnológico e superior, com qualidade adequada para a formação de pessoal consciente da realidade e necessidades locais, consequentemente, para a melhoria do acolhimento ao turista. Identificou-se que não está clara na mentalidade dos sujeitos a diferença entre servir, estar a serviço ou ser servil, pois os colaboradores confundem a ação positiva de servir e estar a serviço de alguém, com a relação negativa de ser servil que representa semelhança com a servidão, a subserviência, a subalternidade.The research proposed to verify, in the socio-historical-cultural context, the process of training/professional education of the subjects, establishing the relationship of these elements with the quality of the hotel reception in the city of Brasília. The study had as a cut, in the Hospitality de Brasília, thirteen means of lodging classified in the hotel category, located in the central zone of the city. It was developed based on the qualitative research, using the multireferential approach with non-participant observation techniques and, as instruments, structured questionnaires and observation forms were used. Based on the data collection about the subjects' training, in this study represented by 53 interviewees, the objective was: To identify in the professional action of the employees of the lodging facilities in the city of Brasília behaviors that characterize the act of welcoming; To identify whether subjects relate the act of serving well with the meanings of being in service or being servile; e To verify that the tourism education in Brasilia has the objective of preparing professionals who understand the need to welcome them. It was possible to understand, considering the socio-historical-cultural-economic-educational profile of the sample subjects, that the Reception process depends on all these factors. Formal education is mentioned as necessary for the professional qualification of subjects. It is necessary to implement training programs in tourism and hospitality, at the technical, technological and higher levels, with adequate quality for the training of personnel aware of the reality and local needs, consequently, to improve the reception of tourists. It was identified that it is not clear in the mentality of the subjects the difference between serving, being in service or being servile, because employees confuse the positive action of serving and being at the service of someone, with the negative relation of being servile that represents similarity with servitude, subservience, subordination.Centro de Excelência em TurismoPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado ProfissionalA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHotelaria & turismoTurismo - Brasília (DF)Qualificação profissionalTuristas - experiênciasTurismólogo - competênciasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_SuelyRibeirodeOliveira.pdf2017_SuelyRibeirodeOliveira.pdfapplication/pdf2143475http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31795/1/2017_SuelyRibeirodeOliveira.pdf6c96753d490f855d3fa2d8eba91b3bd5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31795/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/317952023-07-12 15:19:31.003open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T18:19:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília
title O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília
spellingShingle O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília
Oliveira, Suely Ribeiro de
Hotelaria & turismo
Turismo - Brasília (DF)
Qualificação profissional
Turistas - experiências
Turismólogo - competências
title_short O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília
title_full O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília
title_fullStr O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília
title_full_unstemmed O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília
title_sort O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília
author Oliveira, Suely Ribeiro de
author_facet Oliveira, Suely Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Suely Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tasso, João Paulo Faria
contributor_str_mv Tasso, João Paulo Faria
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Hotelaria & turismo
Turismo - Brasília (DF)
Qualificação profissional
Turistas - experiências
Turismólogo - competências
topic Hotelaria & turismo
Turismo - Brasília (DF)
Qualificação profissional
Turistas - experiências
Turismólogo - competências
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T20:32:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-08T20:32:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Suely Ribeiro de. O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília. 2017. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/31795
identifier_str_mv OLIVEIRA, Suely Ribeiro de. O acolhimento hoteleiro e a formação sociohistórico-cultural dos profissionais dos meios de hospedagem em Brasília. 2017. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31795/1/2017_SuelyRibeirodeOliveira.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31795/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c96753d490f855d3fa2d8eba91b3bd5
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573449826762752