Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pazos, Valmor Cerqueira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Carlos Henrique Meneses dos, Andrade, Liza Maria Souza de, Moraes, Raquel de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44709
https://doi.org/10.37118/ijdr.24390.04.2022
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre a Educação para a Sustentabilidade no contexto do Ensino Remoto (ER)/Educação a Distância (EAD). A discussão apresenta o uso do ER/EAD como ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade, assim também como ótima alternativa quando o ensino presencial é inviabilizado, como é o caso do momento em que estamos vivendo. Isto não quer dizer que o ER/EAD possa substituir integralmente o ensino presencial, considerando que as trocas oculares afetivas são muito importantes para o processo de aprendizagem. Entendemos que a Educação para a Sustentabilidade deve ser tratada como um tema transversal em todos os níveis de educação, e que, para a manutenção de um meio ambiente equilibrado, socialmente justo, faz-se necessário um processo de formação de cidadãos críticos e empenhados em reconhecer o meio ambiente a sua volta e a sua interação com ele. As duas temáticas juntas podem promover sustentabilidade e educação ambiental pautadas na cidadania, tendo o docente um papel fundamental para atingir tal finalidade. Logo, é perceptível o reconhecimento da importância do educador e sua relação com a comunidade de aprendizagem, bem como a necessidade profissional de ensinar e aprender, continuadamente, pensando as potencialidades do ER/EAD em conjunto com a Educação para a Sustentabilidade. Conclui-se que o processo de entendimento nessas áreas é extremamente importante, pois contribui de forma positiva para melhorar a qualidade de vida não só dentro do ambiente escolar mas também no cotidiano das pessoas.
id UNB_b36d768a7000d9f829b0b00e28e1bfff
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44709
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuadaEducação a distânciaEnsino remotoSustentabilidadeObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)ODS 4 - Educação de qualidadeEste artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre a Educação para a Sustentabilidade no contexto do Ensino Remoto (ER)/Educação a Distância (EAD). A discussão apresenta o uso do ER/EAD como ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade, assim também como ótima alternativa quando o ensino presencial é inviabilizado, como é o caso do momento em que estamos vivendo. Isto não quer dizer que o ER/EAD possa substituir integralmente o ensino presencial, considerando que as trocas oculares afetivas são muito importantes para o processo de aprendizagem. Entendemos que a Educação para a Sustentabilidade deve ser tratada como um tema transversal em todos os níveis de educação, e que, para a manutenção de um meio ambiente equilibrado, socialmente justo, faz-se necessário um processo de formação de cidadãos críticos e empenhados em reconhecer o meio ambiente a sua volta e a sua interação com ele. As duas temáticas juntas podem promover sustentabilidade e educação ambiental pautadas na cidadania, tendo o docente um papel fundamental para atingir tal finalidade. Logo, é perceptível o reconhecimento da importância do educador e sua relação com a comunidade de aprendizagem, bem como a necessidade profissional de ensinar e aprender, continuadamente, pensando as potencialidades do ER/EAD em conjunto com a Educação para a Sustentabilidade. Conclui-se que o processo de entendimento nessas áreas é extremamente importante, pois contribui de forma positiva para melhorar a qualidade de vida não só dentro do ambiente escolar mas também no cotidiano das pessoas.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)2022-09-08T18:32:52Z2022-09-08T18:32:52Z2022-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAZOS, Valmor Cerqueira et al. Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação: uma visão do processo de formação continuada. IJDR : International Journal of Development Research, v. 12, n. 4, p. 55444-55449, abr. 2022. DOI 10.37118/ijdr.24390.04.2022. Disponível em: https://www.journalijdr.com/educa%C3%A7%C3%A3o-para-sustentabilidade-no-ensino-remoto-emergencial-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-uma-vis%C3%A3o. Acesso em: 08 set. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44709https://doi.org/10.37118/ijdr.24390.04.2022Copyright © 2022, PAZOS, Valmor Cerqueira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. FONTE: https://www.journalijdr.com/educa%C3%A7%C3%A3o-para-sustentabilidade-no-ensino-remoto-emergencial-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-uma-vis%C3%A3o. Acesso em: 08 set. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessPazos, Valmor CerqueiraSantos, Carlos Henrique Meneses dosAndrade, Liza Maria Souza deMoraes, Raquel de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-20T13:42:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/44709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-20T13:42:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada
title Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada
spellingShingle Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada
Pazos, Valmor Cerqueira
Educação a distância
Ensino remoto
Sustentabilidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
ODS 4 - Educação de qualidade
title_short Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada
title_full Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada
title_fullStr Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada
title_full_unstemmed Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada
title_sort Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada
author Pazos, Valmor Cerqueira
author_facet Pazos, Valmor Cerqueira
Santos, Carlos Henrique Meneses dos
Andrade, Liza Maria Souza de
Moraes, Raquel de Almeida
author_role author
author2 Santos, Carlos Henrique Meneses dos
Andrade, Liza Maria Souza de
Moraes, Raquel de Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pazos, Valmor Cerqueira
Santos, Carlos Henrique Meneses dos
Andrade, Liza Maria Souza de
Moraes, Raquel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Ensino remoto
Sustentabilidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
ODS 4 - Educação de qualidade
topic Educação a distância
Ensino remoto
Sustentabilidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
ODS 4 - Educação de qualidade
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre a Educação para a Sustentabilidade no contexto do Ensino Remoto (ER)/Educação a Distância (EAD). A discussão apresenta o uso do ER/EAD como ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade, assim também como ótima alternativa quando o ensino presencial é inviabilizado, como é o caso do momento em que estamos vivendo. Isto não quer dizer que o ER/EAD possa substituir integralmente o ensino presencial, considerando que as trocas oculares afetivas são muito importantes para o processo de aprendizagem. Entendemos que a Educação para a Sustentabilidade deve ser tratada como um tema transversal em todos os níveis de educação, e que, para a manutenção de um meio ambiente equilibrado, socialmente justo, faz-se necessário um processo de formação de cidadãos críticos e empenhados em reconhecer o meio ambiente a sua volta e a sua interação com ele. As duas temáticas juntas podem promover sustentabilidade e educação ambiental pautadas na cidadania, tendo o docente um papel fundamental para atingir tal finalidade. Logo, é perceptível o reconhecimento da importância do educador e sua relação com a comunidade de aprendizagem, bem como a necessidade profissional de ensinar e aprender, continuadamente, pensando as potencialidades do ER/EAD em conjunto com a Educação para a Sustentabilidade. Conclui-se que o processo de entendimento nessas áreas é extremamente importante, pois contribui de forma positiva para melhorar a qualidade de vida não só dentro do ambiente escolar mas também no cotidiano das pessoas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08T18:32:52Z
2022-09-08T18:32:52Z
2022-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAZOS, Valmor Cerqueira et al. Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação: uma visão do processo de formação continuada. IJDR : International Journal of Development Research, v. 12, n. 4, p. 55444-55449, abr. 2022. DOI 10.37118/ijdr.24390.04.2022. Disponível em: https://www.journalijdr.com/educa%C3%A7%C3%A3o-para-sustentabilidade-no-ensino-remoto-emergencial-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-uma-vis%C3%A3o. Acesso em: 08 set. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44709
https://doi.org/10.37118/ijdr.24390.04.2022
identifier_str_mv PAZOS, Valmor Cerqueira et al. Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação: uma visão do processo de formação continuada. IJDR : International Journal of Development Research, v. 12, n. 4, p. 55444-55449, abr. 2022. DOI 10.37118/ijdr.24390.04.2022. Disponível em: https://www.journalijdr.com/educa%C3%A7%C3%A3o-para-sustentabilidade-no-ensino-remoto-emergencial-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-uma-vis%C3%A3o. Acesso em: 08 set. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44709
https://doi.org/10.37118/ijdr.24390.04.2022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580887621861376