A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Regina Costa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
id UNB_b3c3a662762434b3ba0780c9c552e8fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46290
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médioJogos educativosLíngua inglesa - estudo e ensinoProfessores - avaliaçãoOficinas de aprendizagemDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de Ensino Médio nasceu em meio a questionamentos fomentados acerca do ensino de inglês nas escolas públicas – que, frequentemente, é tido como ineficaz. Observando essa realidade, no presente trabalho discute-se o uso de jogos como maneira de pensar essa aprendizagem enxergando o jogar como estratégia de ensino e, também, como dinâmica das línguas nesse percurso. Para isso, propõe-se a utilização do método otobiográfico como forma de pesquisar e trabalhar e, conjuntamente, acopla as Oficinas de Transcriação á essa pesquisa como meio de escuta de vivências de docentes de Inglês do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, Distrito Federal. Com a otobiografia, me coloco como ouvinte das vivências; com as Oficinas de Transcriação, abro caminhos para a artistagem e para a produção de novos sentidos através dos escritos. Dessa forma, chegou-se a percepção de que os docentes, aos estarem em posição de artistadores, pesquisadores e criadores de suas artes em conjunto com seus estudantes, geraram impacto positivo e relevante no processo de aprender inglês. Isso sendo possível por meio de movimentações em seus pensamentos acerca de como os jogos podem ser usados na tarefa de educar – movimentações essas geradas a partir de palavras de Darcy Ribeiro, entrevista de Rubem Alves, vídeo de Fernando Tsukumo, produção de jogos e escritos e escutas sobre a experiência jogar em sala de aula. Em conclusão, a aproximação com conceitos nietzschianos e derridianos aponta para a possibilidade de promover contribuições e mostrar caminhos para o campo da educação por meio do jogo.The class and the game in teaching English: listening to the experiences of high school teachers was born amid questions about the teaching of English in public schools – which is often considered ineffective. Observing this reality, the present work discusses the use of games as a way of thinking about this learning, seeing playing as a teaching strategy and also as a dynamic of languages in this journey. For this, it is proposed the use of the otobiográfico method as a way of researching and working and, jointly, couples the Oficinas de Transcriação to this research as a means of listening to the experiences of English teachers at Centro de Ensino Médio 01 in Sobradinho, Distrito Federal. With the otobiografia, I place myself as a listener of the experiences; with the Oficinas de Transcriação, we open paths for artistry and for the production of new meanings through writing. Thus, it was reached the perception that the teachers, being in the position of artists, researchers and creators of their arts together with their students, generated a positive and relevant impact on the process of learning English. This is possible through movements in their thoughts about how games can be used in the task of educating – movements generated from the words of Darcy Ribeiro, an interview by Rubem Alves, a video by Fernando Tsukumo, production of games and writings and listening about the experience of playing in the classroom. In conclusion, the approximation with Nietzschian and Derridian concepts points to the possibility of promoting contributions and showing paths to the field of education through the game.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalBiato, Emília Carvalho Leitãomariaregina2111@gmail.comSouza, Maria Regina Costa de2023-08-12T00:48:34Z2023-08-12T00:48:34Z2023-08-112022-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Maria Regina Costa de. A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:09:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/46290Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:09:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio
title A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio
spellingShingle A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio
Souza, Maria Regina Costa de
Jogos educativos
Língua inglesa - estudo e ensino
Professores - avaliação
Oficinas de aprendizagem
title_short A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio
title_full A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio
title_fullStr A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio
title_full_unstemmed A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio
title_sort A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio
author Souza, Maria Regina Costa de
author_facet Souza, Maria Regina Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biato, Emília Carvalho Leitão
mariaregina2111@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Regina Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Língua inglesa - estudo e ensino
Professores - avaliação
Oficinas de aprendizagem
topic Jogos educativos
Língua inglesa - estudo e ensino
Professores - avaliação
Oficinas de aprendizagem
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20
2023-08-12T00:48:34Z
2023-08-12T00:48:34Z
2023-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Maria Regina Costa de. A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290
identifier_str_mv SOUSA, Maria Regina Costa de. A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508294893469696