A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. |
id |
UNB_b3c3a662762434b3ba0780c9c552e8fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/46290 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médioJogos educativosLíngua inglesa - estudo e ensinoProfessores - avaliaçãoOficinas de aprendizagemDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de Ensino Médio nasceu em meio a questionamentos fomentados acerca do ensino de inglês nas escolas públicas – que, frequentemente, é tido como ineficaz. Observando essa realidade, no presente trabalho discute-se o uso de jogos como maneira de pensar essa aprendizagem enxergando o jogar como estratégia de ensino e, também, como dinâmica das línguas nesse percurso. Para isso, propõe-se a utilização do método otobiográfico como forma de pesquisar e trabalhar e, conjuntamente, acopla as Oficinas de Transcriação á essa pesquisa como meio de escuta de vivências de docentes de Inglês do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, Distrito Federal. Com a otobiografia, me coloco como ouvinte das vivências; com as Oficinas de Transcriação, abro caminhos para a artistagem e para a produção de novos sentidos através dos escritos. Dessa forma, chegou-se a percepção de que os docentes, aos estarem em posição de artistadores, pesquisadores e criadores de suas artes em conjunto com seus estudantes, geraram impacto positivo e relevante no processo de aprender inglês. Isso sendo possível por meio de movimentações em seus pensamentos acerca de como os jogos podem ser usados na tarefa de educar – movimentações essas geradas a partir de palavras de Darcy Ribeiro, entrevista de Rubem Alves, vídeo de Fernando Tsukumo, produção de jogos e escritos e escutas sobre a experiência jogar em sala de aula. Em conclusão, a aproximação com conceitos nietzschianos e derridianos aponta para a possibilidade de promover contribuições e mostrar caminhos para o campo da educação por meio do jogo.The class and the game in teaching English: listening to the experiences of high school teachers was born amid questions about the teaching of English in public schools – which is often considered ineffective. Observing this reality, the present work discusses the use of games as a way of thinking about this learning, seeing playing as a teaching strategy and also as a dynamic of languages in this journey. For this, it is proposed the use of the otobiográfico method as a way of researching and working and, jointly, couples the Oficinas de Transcriação to this research as a means of listening to the experiences of English teachers at Centro de Ensino Médio 01 in Sobradinho, Distrito Federal. With the otobiografia, I place myself as a listener of the experiences; with the Oficinas de Transcriação, we open paths for artistry and for the production of new meanings through writing. Thus, it was reached the perception that the teachers, being in the position of artists, researchers and creators of their arts together with their students, generated a positive and relevant impact on the process of learning English. This is possible through movements in their thoughts about how games can be used in the task of educating – movements generated from the words of Darcy Ribeiro, an interview by Rubem Alves, a video by Fernando Tsukumo, production of games and writings and listening about the experience of playing in the classroom. In conclusion, the approximation with Nietzschian and Derridian concepts points to the possibility of promoting contributions and showing paths to the field of education through the game.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalBiato, Emília Carvalho Leitãomariaregina2111@gmail.comSouza, Maria Regina Costa de2023-08-12T00:48:34Z2023-08-12T00:48:34Z2023-08-112022-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Maria Regina Costa de. A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:09:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/46290Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:09:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio |
title |
A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio |
spellingShingle |
A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio Souza, Maria Regina Costa de Jogos educativos Língua inglesa - estudo e ensino Professores - avaliação Oficinas de aprendizagem |
title_short |
A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio |
title_full |
A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio |
title_fullStr |
A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio |
title_full_unstemmed |
A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio |
title_sort |
A aula e o jogo no ensino de inglês : escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio |
author |
Souza, Maria Regina Costa de |
author_facet |
Souza, Maria Regina Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biato, Emília Carvalho Leitão mariaregina2111@gmail.com |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Regina Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Língua inglesa - estudo e ensino Professores - avaliação Oficinas de aprendizagem |
topic |
Jogos educativos Língua inglesa - estudo e ensino Professores - avaliação Oficinas de aprendizagem |
description |
Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20 2023-08-12T00:48:34Z 2023-08-12T00:48:34Z 2023-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Maria Regina Costa de. A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Maria Regina Costa de. A aula e o jogo no ensino de inglês: escuta de vivências de professoras e professores de ensino médio. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508294893469696 |