Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Henrique Almeida dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12756
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
id UNB_b42feff937cd8dbf6348d0e61589a199
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12756
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debateProfessores universitários - formaçãoUniversidades e faculdades - corpo docenteFormação profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.O presente estudo investiga como o Programa de Formação Continuada da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem sido planejado, operacionalizado e organizado na instituição, diante da problemática de ausência e/ou insuficiência de/na formação pedagógica de professores universitários. De forma mais ampla, o objetivo é analisar o Programa de Formação Continuada da PROEG/UFPA, seu planejamento, operacionalização e organização na instituição. De forma específica, dispõe-se a situar as principais discussões teóricas sobre desenvolvimento profissional docente na educação superior; analisar a proposta do Programa e os referenciais teórico-metodológicos indicados para sua concretização; analisar a percepção da equipe de gestão, de formadores e de professores participantes sobre o Programa, concepções, propostas e ações; analisar a percepção dos professores participantes sobre as possíveis contribuições do Programa para a sua formação. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa. O campo empírico da pesquisa é o Programa de Formação Continuada da PROEG. Utiliza-se da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica para a análise do objeto. Os sujeitos da pesquisa correspondem a 23,17% do universo de professores que participaram de uma ação do Programa, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, a diretora de Ensino da PROEG/UFPA, além da coordenadora de apoio das atividades docentes (CAAD), um membro da equipe colegiada de coordenação e duas professoras que atuaram como facilitadoras em uma das ações do Programa. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário semiaberto. Os resultados apontam que o Programa busca firmar-se institucionalmente como política de formação continuada, embora ainda não tenha um documento oficialmente aprovado, por meio da adesão gradativa dos professores à suas ações, através de um processo de sensibilização, portanto, não firmando a obrigatoriedade de participação. Tem a preocupação primordial com a formação pedagógica e a qualidade do ensino na graduação. No âmbito da sua proposta, sustenta-se a articulação do Programa com as políticas institucionais e nacionais, além de uma concepção de formação dialógica, flexível, sustentada na abordagem experiencial e na articulação entre a teoria e a prática, por meio da reflexão sobre a prática. Há um reconhecimento dos professores participantes das contribuições das ações do Programa para sua formação e para seu trabalho, sobretudo pelas reflexões e trocas de experiências que foram proporcionadas. É fundamental a garantia de mecanismos de acompanhamento contínuo dos professores, como a realização de relatos de experiência e a implantação de um núcleo permanente de assessoramento pedagógico, para que o Programa não se limite às ações esporádicas. Só assim, poderá fortalecer um processo de desenvolvimento profissional docente, que articule formação com condições dignas de trabalho e inclua a perspectiva de valorização profissional. _______________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigates how the Programa de Formação Continuada (Continuing Education Program) of Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Pro-Rectory of Undergraduate Studies-PROEG) at Universidade Federal do Pará (Federal University of Pará-UFPA) have been planned, operated and organized in the institution, in front of the issue of absence and/or insufficiency of/in pedagogical training of universitary teachers. More broadly, the goal is analyzing the Continuing Education Program of PROEG/UFPA, its planning, operationalization and organization in the institution. Specifically, we aim to situate the main theoretical discussions about teaching professional development in higher education; analyzing the proposal of the Program and the theoretical and methodological references indicated of its concretization; analyzing the perception of the management team, educators and teachers about the Program, its conceptions, proposals and actions; analyzing the perception of teachers about the possible contributions of the Program to their training. This is a case study with a qualitative approach. The empirical field of research is the Continuing Education Program of PROEG. It uses documentary research and scientific literature for the analysis of the object. Individuals of research correspond to 23,17% of the universe of teachers who take part in an action of the Program, the Pro-Rector of Undergraduation Studies, the director of Teaching at PROEG/UFPA, besides the coordinator of teachers' activities support (CAAD), a member of the coordination council and two teachers who acted as educators in one of the actions of the Program. The techniques used for data collection have been semi-structured interview and semi-opened questionnaire. Results indicate that the Program searches strengthening itself institutionally as continuing education policy, even have not had an officially approved certification through the gradual accession by teachers to its actions by means a sensibilization process, thus not signing a mandatory participation. The Program has the primary concern with the education and the teaching quality at Undergraduation level. In the context of its proposal, it sustains its articulation with institutional and national policies, and a conception of dialogical and flexible education sustained in the experiential approach and the articulation between theory and practice, by means of the reflexion about practice. There is a recognition of teachers who take part in the contributions of the actions of the Program to their education and their work, mainly for reflexions and experience interchanges that have been provided. It is necessary the guarantee of mechanisms of continuous accompaniment of teachers, as making experience reports and implementation of a permanent core of pedagogical assistance for the Program not to limit itself to sporadic actions. Only then it will can strengthen a process of professional instructor development that can articulate education with decent conditions of work and include a perspective of professional valorization.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoViana, Cleide Maria Quevedo QuixadáSantos, Marcos Henrique Almeida dos2013-04-09T14:56:06Z2013-04-09T14:56:06Z2013-04-092012-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Marcos Henrique Almeida dos. Formação continuada de professores da UFPA: um programa institucional em debate. 2012. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12756info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/12756Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate
title Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate
spellingShingle Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate
Santos, Marcos Henrique Almeida dos
Professores universitários - formação
Universidades e faculdades - corpo docente
Formação profissional
title_short Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate
title_full Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate
title_fullStr Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate
title_full_unstemmed Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate
title_sort Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate
author Santos, Marcos Henrique Almeida dos
author_facet Santos, Marcos Henrique Almeida dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcos Henrique Almeida dos
dc.subject.por.fl_str_mv Professores universitários - formação
Universidades e faculdades - corpo docente
Formação profissional
topic Professores universitários - formação
Universidades e faculdades - corpo docente
Formação profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
2013-04-09T14:56:06Z
2013-04-09T14:56:06Z
2013-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Marcos Henrique Almeida dos. Formação continuada de professores da UFPA: um programa institucional em debate. 2012. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12756
identifier_str_mv SANTOS, Marcos Henrique Almeida dos. Formação continuada de professores da UFPA: um programa institucional em debate. 2012. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580703676465152