Critérios para avaliação de livro didático digital de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16121 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Faculdade de Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014. |
id |
UNB_b4b76c6336f28d0ef7161e2b3dc5fb94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/16121 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Critérios para avaliação de livro didático digital de físicaLivros didáticos - físicaEnsino - meios auxiliaresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Faculdade de Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014.Com o advento das Novas Tecnologias de Comunicação, Informação e Expressão (NTICE) ao contexto escolar, muitos elementos exigiram uma adaptação na prática didática dos professores. Dentre os mais recentes representantes desse grupo, destaca-se o Livro Didático Digital (LDD), material virtual alocado em plataformas móveis, como celulares multifuncionais e tablets, e cada vez mais frequentes nas salas de aulas de escolas, em especial as particulares. O Governo Federal, com o lançamento do edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, revelou a necessidade da existência de um conjunto de critérios que permitam a avaliação das concepções de interatividade presentes nesse material. O presente estudo surge dessa necessidade, apresentando um instrumento com critérios para a avaliação do LDD de Física para o Ensino Médio, baseando-se nos conceitos de Transposição Didática dos Saberes, de Yves Chevallard, e da concepção de hipertexto de Pierre Lévy (1993). Submetem-se tais critérios a alguns títulos atualmente existentes no mercado de LDD de Brasília. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTWith the advent of the New Technologies of Communication, Information and Expressure (TIC) in the school context, many elements required an adjustment in the teaching practice of teachers. Among the most recent representatives of this group, we highlight the Digital Textbook (DT) that, allocates the virtual contents on mobile platforms such as multifunctional mobile phones and tablets which are increasingly frequent in the classrooms of schools, particularly the private schools. The Federal Government, with the announcement of the National Textbook Program 2015, revealed the necessity of the existence of a set of criteria for the evaluation of the concepts of interactivity present in this material. This study arises from the need of an instrument with the criteria for evaluating the digital textbook of Physics, for secondary education, based on concepts of Yves Chevallard's Didactic Transposition of Knowledge, and the 1993 Pierre Lévy's hypertext modeling. Such criteria are used to evaluate some DT existent in Brasilia.Verdeaux, Maria de Fátima da SilvaMaciel, Felippe Guimarães2014-08-20T12:02:12Z2014-08-20T12:02:12Z2014-08-202014-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, Felippe Guimarães. Critérios para avaliação de livro didático digital de física. 2014. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16121A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/16121Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Critérios para avaliação de livro didático digital de física |
title |
Critérios para avaliação de livro didático digital de física |
spellingShingle |
Critérios para avaliação de livro didático digital de física Maciel, Felippe Guimarães Livros didáticos - física Ensino - meios auxiliares |
title_short |
Critérios para avaliação de livro didático digital de física |
title_full |
Critérios para avaliação de livro didático digital de física |
title_fullStr |
Critérios para avaliação de livro didático digital de física |
title_full_unstemmed |
Critérios para avaliação de livro didático digital de física |
title_sort |
Critérios para avaliação de livro didático digital de física |
author |
Maciel, Felippe Guimarães |
author_facet |
Maciel, Felippe Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Verdeaux, Maria de Fátima da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Felippe Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos - física Ensino - meios auxiliares |
topic |
Livros didáticos - física Ensino - meios auxiliares |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Faculdade de Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-20T12:02:12Z 2014-08-20T12:02:12Z 2014-08-20 2014-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACIEL, Felippe Guimarães. Critérios para avaliação de livro didático digital de física. 2014. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16121 |
identifier_str_mv |
MACIEL, Felippe Guimarães. Critérios para avaliação de livro didático digital de física. 2014. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508194824716288 |