Critérios para avaliação de livro didático digital de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Felippe Guimarães
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16121
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Faculdade de Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014.
id UNB_b4b76c6336f28d0ef7161e2b3dc5fb94
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16121
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Critérios para avaliação de livro didático digital de físicaLivros didáticos - físicaEnsino - meios auxiliaresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Faculdade de Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014.Com o advento das Novas Tecnologias de Comunicação, Informação e Expressão (NTICE) ao contexto escolar, muitos elementos exigiram uma adaptação na prática didática dos professores. Dentre os mais recentes representantes desse grupo, destaca-se o Livro Didático Digital (LDD), material virtual alocado em plataformas móveis, como celulares multifuncionais e tablets, e cada vez mais frequentes nas salas de aulas de escolas, em especial as particulares. O Governo Federal, com o lançamento do edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, revelou a necessidade da existência de um conjunto de critérios que permitam a avaliação das concepções de interatividade presentes nesse material. O presente estudo surge dessa necessidade, apresentando um instrumento com critérios para a avaliação do LDD de Física para o Ensino Médio, baseando-se nos conceitos de Transposição Didática dos Saberes, de Yves Chevallard, e da concepção de hipertexto de Pierre Lévy (1993). Submetem-se tais critérios a alguns títulos atualmente existentes no mercado de LDD de Brasília. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTWith the advent of the New Technologies of Communication, Information and Expressure (TIC) in the school context, many elements required an adjustment in the teaching practice of teachers. Among the most recent representatives of this group, we highlight the Digital Textbook (DT) that, allocates the virtual contents on mobile platforms such as multifunctional mobile phones and tablets which are increasingly frequent in the classrooms of schools, particularly the private schools. The Federal Government, with the announcement of the National Textbook Program 2015, revealed the necessity of the existence of a set of criteria for the evaluation of the concepts of interactivity present in this material. This study arises from the need of an instrument with the criteria for evaluating the digital textbook of Physics, for secondary education, based on concepts of Yves Chevallard's Didactic Transposition of Knowledge, and the 1993 Pierre Lévy's hypertext modeling. Such criteria are used to evaluate some DT existent in Brasilia.Verdeaux, Maria de Fátima da SilvaMaciel, Felippe Guimarães2014-08-20T12:02:12Z2014-08-20T12:02:12Z2014-08-202014-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, Felippe Guimarães. Critérios para avaliação de livro didático digital de física. 2014. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16121A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/16121Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Critérios para avaliação de livro didático digital de física
title Critérios para avaliação de livro didático digital de física
spellingShingle Critérios para avaliação de livro didático digital de física
Maciel, Felippe Guimarães
Livros didáticos - física
Ensino - meios auxiliares
title_short Critérios para avaliação de livro didático digital de física
title_full Critérios para avaliação de livro didático digital de física
title_fullStr Critérios para avaliação de livro didático digital de física
title_full_unstemmed Critérios para avaliação de livro didático digital de física
title_sort Critérios para avaliação de livro didático digital de física
author Maciel, Felippe Guimarães
author_facet Maciel, Felippe Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Felippe Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos - física
Ensino - meios auxiliares
topic Livros didáticos - física
Ensino - meios auxiliares
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Faculdade de Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-20T12:02:12Z
2014-08-20T12:02:12Z
2014-08-20
2014-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACIEL, Felippe Guimarães. Critérios para avaliação de livro didático digital de física. 2014. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16121
identifier_str_mv MACIEL, Felippe Guimarães. Critérios para avaliação de livro didático digital de física. 2014. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508194824716288