Os sentidos do trabalho docente na educação superior privada em expansão (1990 a 2010)
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
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Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2010. |
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Os sentidos do trabalho docente na educação superior privada em expansão (1990 a 2010)Sociologia do trabalhoTrabalho docenteEnsino superiorTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2010.A presente pesquisa estuda a dinâmica de construção dos sentidos do trabalho docente na educação superior privada do Brasil. Seu contexto são as mudanças na organização do trabalho das Instituições de Educação Superior (IES), a ampliação de oferta de vagas para os estudantes nas últimas duas décadas e uma IES, em particular, que possui 36 anos de atuação na educação superior. Não se encontrou, a partir da pesquisa, uma relação de causalidade linear entre os sentidos do trabalho docente e elementos como trajetória profissional dos professores, organização do trabalho e outros elementos que poderiam ser considerados inicialmente como variáveis para o entendimento da questão. Os sentidos do trabalho docente não são um quebra-cabeça montado a partir da trajetória, do contexto e da divisão do trabalho, mas um mosaico com peças disformes que ganha uma forma a partir de uma dinâmica composta por elementos históricos e conjunturais, coletivos e individuais. A realidade do trabalho docente e da educação superior brasileira desponta a partir de um duplo desafio: melhoria das condições de trabalho dos docentes que se encontram sob a pressão gerencialista de organização do trabalho e a melhoria da qualidade pedagógica diante da ampliação significativa do acesso para estudantes com novos perfis. É mister destacar, diante da conjuntura desafiadora, que o resgate do lugar simbólico do professor na sociedade pode ser uma força propulsora das mudanças necessárias. Em um contexto de mudanças conservadoras no campo do trabalho, o resgate do lugar social do professor possui um potencial emancipador. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present research analyzes the dynamicity of the construction of meaning of faculty work in the higher education system of private institutions in Brazil. The research context covers the changes in the organization of labor on the Private Higher Education Institutions, the increase of vacancies for undergraduates in the last twenty years, and particularly one Higher Education Institution with 36 years of experience with undergraduate schooling. The research did not find a cause-effect relationship between the meanings of faculty work and elements such as faculty professional career, labor organization, and other elements which could be initially considered as variables for understanding the issue under scrutinity. The meanings of faculty work do not correspond to a puzzle built from career, context, and labor division. They are rather a mosaic with misshapen pieces with acquire a regular shape from a composite of dynamical historical and situational elements, either collective or individual. The reality of faculty work and of Brazilian higher education stems from a twofold challenge: (1) the improvement of faculty working conditions, since they are under a generalistfocused pressure, and (2) the improvement of pedagogical quality to face the considerable increase of access to undergraduates with new backgrounds. It is imperative to acknowledge, before this challenging situation, that the rescuing of the symbolic position of the professor in society might thrust the necessary changes. Within a context of conservative changes in the labor field, to rescue the professor’s social position is potentially emancipatory.Nunes, Christiane Girard FerreiraMariz, Ricardo Spindola2011-06-21T13:47:16Z2011-06-21T13:47:16Z2011-06-212010-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARIZ, Ricardo Spindola. Os sentidos do trabalho docente na educação superior privada em expansão (1990 a 2010). 2010. 265 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8530info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-08T00:45:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/8530Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-08T00:45:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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