Empresariamento e mercantilização da educação : (re)configurações do trabalho docente de ensino superior privado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gemelli, Catia Eli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232922
Resumo: O trabalho docente de ensino superior compõe um campo de estudos interdisciplinar, situado historicamente e mediado por processos políticos, sociais e econômicos. Em consequência, configura-se e reconfigura-se, engendrado pelas transformações nos sistemas educativos e nas relações de trabalho, nos diferentes tempos e espaços histórico-sociais. Nesta tese, defende-se que a sociedade contemporânea está forjada na difusão da ideologia gerencialista e do paradigma da flexibilidade, de tal forma que os preceitos empresariais são disseminados como modelo de organização da vida e do trabalho. Por conseguinte, os pressupostos do gerencialismo entrelaçam-se no tecido social e abarcam as dimensões da educação e do trabalho. Nesse contexto, infere-se que, no campo da educação, um intenso processo de empresariamento e mercantilização vem fragilizando as relações trabalhistas, (re)configurando o trabalho docente no ensino superior brasileiro, sobretudo na esfera privada. Desta forma, apresentam-se cinco capítulos em forma de artigos que se articulam para responder ao objetivo da tese – compreender como os processos de empresariamento e mercantilização da educação estão (re)configurando o trabalho docente de ensino superior privado no Brasil. O primeiro capítulo contém um ensaio teórico que busca elucidar como as justificações para o engajamento no sistema capitalista deram origem a um aparato ideológico que naturaliza a adoção e a reprodução do discurso gerencialista nas mais diversas esferas sociais. O segundo capítulo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória, baseada em entrevistas, com o objetivo de analisar as configurações de trabalho docente em instituições privadas de ensino superior, sobretudo da região metropolitana de Porto Alegre (RS). As análises demonstraram que o enfraquecimento das relações de trabalho formais e o discurso de gestão de si alcançaram o trabalho docente e resultaram em um movimento de pejotização. Outrossim, no contexto do ensino superior privado, adaptabilidade, mobilidade e aceitação ao risco emergiram como condicionantes para o ingresso e a permanência na carreira docente. No capítulo 3, tem-se uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no ensino superior, publicada no Brasil na última década (2010-2019), por meio de artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Através do estudo, evidenciaram-se lacunas teórico-empíricas, como a carência de um instrumento de mensuração da precarização do trabalho docente de ensino superior privado brasileiro. No artigo que compõe o capítulo 4, de natureza quantitativa, utilizou-se a análise fatorial exploratória para a validação experimental do instrumento denominado Escala de Precarização do Trabalho Docente de Ensino Superior Privado (EPTDESP). O propósito do capítulo 5 é analisar, através da EPTDESP, o trabalho docente de ensino superior em instituições privadas brasileiras, com enfoque em sua precarização. Na pesquisa exploratória, de natureza quantitativa do tipo survey, foram analisadas 607 respostas de docentes de IES privadas das regiões sul e sudeste. Os resultados evidenciaram o intenso processo de precarização sofrido pelos/as docentes de ensino superior privado no Brasil. Pelos testes de hipóteses, confirmou-se que o tipo de vínculo/contrato de trabalho afeta significativamente a percepção do grau de precarização do trabalho docente no ensino superior privado. Observouse, ainda, que a percepção do grau de precarização afeta significativamente o interesse do/a docente em ingressar na carreira em IES pública. As contribuições do conjunto de artigos respondem ao objetivo geral e aos específicos da tese e sustentam a argumentação de que o trabalho docente no ensino superior privado brasileiro vem sendo (re)configurado sob as premissas empresariais e mercantis, resultando em um acelerado processo de precarização.
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O segundo capítulo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória, baseada em entrevistas, com o objetivo de analisar as configurações de trabalho docente em instituições privadas de ensino superior, sobretudo da região metropolitana de Porto Alegre (RS). As análises demonstraram que o enfraquecimento das relações de trabalho formais e o discurso de gestão de si alcançaram o trabalho docente e resultaram em um movimento de pejotização. Outrossim, no contexto do ensino superior privado, adaptabilidade, mobilidade e aceitação ao risco emergiram como condicionantes para o ingresso e a permanência na carreira docente. No capítulo 3, tem-se uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no ensino superior, publicada no Brasil na última década (2010-2019), por meio de artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Através do estudo, evidenciaram-se lacunas teórico-empíricas, como a carência de um instrumento de mensuração da precarização do trabalho docente de ensino superior privado brasileiro. No artigo que compõe o capítulo 4, de natureza quantitativa, utilizou-se a análise fatorial exploratória para a validação experimental do instrumento denominado Escala de Precarização do Trabalho Docente de Ensino Superior Privado (EPTDESP). O propósito do capítulo 5 é analisar, através da EPTDESP, o trabalho docente de ensino superior em instituições privadas brasileiras, com enfoque em sua precarização. Na pesquisa exploratória, de natureza quantitativa do tipo survey, foram analisadas 607 respostas de docentes de IES privadas das regiões sul e sudeste. Os resultados evidenciaram o intenso processo de precarização sofrido pelos/as docentes de ensino superior privado no Brasil. 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