Proteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5845 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2010. |
id |
UNB_b61f26d857b5be55bc4fba5edeb9ab14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/5845 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Barros, André Falcão do RêgoBulcão, Armando2010-11-09T00:45:26Z2010-11-09T00:45:26Z2010-11-092010BARROS, André Falcão do Rêgo. Proteção e promoção à saúde e persuasão: análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5845Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2010.Considerando a relação intrínseca entre publicidade e persuasão, a pesquisa abordou o debate sobre os limites da linguagem publicitária em ações não mercadológicas a partir de uma análise das estratégias de persuasão utilizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil em 150 filmes publicitários produzidos e veiculados entre 1996 e 2008, combinando o uso da análise retórica e da análise argumentativa. Foi possível constatar uma mistura entre as funções de utilidade pública e institucional da publicidade; um grande número e diversidade na natureza dos assuntos tratados; uma repetição elevada de estratégias narrativas; uma predominância do tema das doenças transmissíveis; uma busca por força persuasiva baseada nos apelos à emoção, semelhantemente à publicidade comercial; e que a comunicação é admitida hoje apenas como estratégia de intervenção complementar para a promoção à saúde. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTConsidering the inherence of persuasion in advertising, the present research discussed the limits of advertisement in non commercial themes by analyzing the persuasive strategies used by the Brazilian Ministry of Health in 150 TV ad campaigns produced and broadcasted between 1996 and 2008, using an approach merging rhetorical analysis and argument analysis. As a result, it was established that the public interest and the institutional functions of advertisement are mixed up; that there is a great number and a multiple nature of themes advertised; a repetitiveness of the narrative strategies; a predominance of communicable diseases themes; the use of emotional appeals aiming to increase persuasive strength, similarly to commercial advertisement; and that communication is used today only as a complementary strategy to health promotion.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoProteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPublicidade e propagandaPromoção da saúdeFilmes publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_AndreFalcaoRegoBarros.pdf2010_AndreFalcaoRegoBarros.pdfapplication/pdf14128402http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5845/1/2010_AndreFalcaoRegoBarros.pdfc83fab7e396908c84d79c768f7a37963MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1872http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5845/2/license.txt7cdeb8754c08d49fbc25636fc303d080MD52open accessTEXT2010_AndreFalcaoRegoBarros.pdf.txt2010_AndreFalcaoRegoBarros.pdf.txtExtracted texttext/plain260934http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5845/3/2010_AndreFalcaoRegoBarros.pdf.txt4b40b25426daa44ce317350530276c5bMD53open access10482/58452024-01-26 14:38:12.506open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T17:38:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Proteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde |
title |
Proteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde |
spellingShingle |
Proteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde Barros, André Falcão do Rêgo Publicidade e propaganda Promoção da saúde Filmes publicitários |
title_short |
Proteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde |
title_full |
Proteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde |
title_fullStr |
Proteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde |
title_full_unstemmed |
Proteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde |
title_sort |
Proteção e promoção à saúde e persuasão : análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde |
author |
Barros, André Falcão do Rêgo |
author_facet |
Barros, André Falcão do Rêgo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, André Falcão do Rêgo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulcão, Armando |
contributor_str_mv |
Bulcão, Armando |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Promoção da saúde Filmes publicitários |
topic |
Publicidade e propaganda Promoção da saúde Filmes publicitários |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-11-09T00:45:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-11-09T00:45:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-11-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARROS, André Falcão do Rêgo. Proteção e promoção à saúde e persuasão: análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5845 |
identifier_str_mv |
BARROS, André Falcão do Rêgo. Proteção e promoção à saúde e persuasão: análise retórica do filme publicitário na publicidade de utilidade pública do Ministério da Saúde. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5845/1/2010_AndreFalcaoRegoBarros.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5845/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5845/3/2010_AndreFalcaoRegoBarros.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c83fab7e396908c84d79c768f7a37963 7cdeb8754c08d49fbc25636fc303d080 4b40b25426daa44ce317350530276c5b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573550015053824 |