Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Alberto R.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1102
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007.
id UNB_b63d1961c3a6974107585b5868c4f3da
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/1102
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cavalcanti, Alberto R.Santos, Mariza Veloso Motta2009-01-15T13:21:27Z2009-01-15T13:21:27Z2007-102007-10CAVALCANTI, Alberto R. Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo. 2007. 411 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1102Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007.A tese estuda a música popular brasileira do período 1958-68, quando entraram em atividade autores que depois se tornaram intelectuais públicos. Três estilos de canção são considerados: bossa nova, nacional-popular e tropicalista. Para situá-los, são concebidos três tipos paradigmáticos de discurso em face do dilema entre ser nacional e internacional. As perguntas centrais são: como os autores de música popular imaginam o Brasil e sua inserção nessa comunidade imaginada? Como manejam as diferentes possibilidades de posicionamento discursivo-cancional em face de tal comunidade? Também constata-se a permanência do repertório produzido desde a emergência da bossa nova, donde se pergunta se o prestígio musical e o extra-musical estão articulados, e como. O referencial teórico integra as noções de campo e posição, de Pierre Bourdieu, de formação discursiva e contradição intrínseca, de Michel Foucault, de signo ideológico e horizonte apreciativo, de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochínov, e de estrutura de sentimento, de Raymond Williams, bem como a de distinção, haurida em Norbert Elias, Edmond Goblot e Bourdieu. Compreende a canção e sua enunciação como tendentes à polissemia e, portanto, a servir de objeto e arma em embates discursivos e estratégias de distinção. A noção de indústria cultural é criticada e preterida em benefício do enfoque dos estudos culturais. Para responder às perguntas, é formulada a noção de matriz cultural, que atenta para a competição e cooperação entre diferentes campos artísticos e intelectuais e respectivos aparatos de produção e ajuda a explicar como uma posição num campo pode ser simbolicamente reforçada pela cooperação entre campos. Conclui-se que a projeção de autores de música popular no espaço social, para lá de seus campos de atuação, tornou-se possível em função da capitalização da posição que eles ocuparam no campo da música popular. O que sustenta a permanência do repertório produzido desde o início do período é a estrutura de sentimento que nelas se expressa, correspondente ao padrão de gosto legitimado pela classe média universitária como parte de sua estratégia de distinção social. As três estéticas lidam com a incorporação de elementos estrangeiros. Primeiro, modernizam; depois, renegociam as noções de nacional e internacional inscritas no repertório que constituem. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis is a study on brazilian popular music in the years 1958-68, a time when songwriters who would later become public intellectuals started their careers. Three song styles are considered: bossa nova, national-popular and tropicalist. Three paradigmatic types of discourse are conceived, in order to place song authors’ response to the dilemma of being musically national/international. The main questions are: how do they imagine Brazil to be and how do they conceive their insertion in this imagined community? How do they manage the different positions they could take in their work and public statements in face of their view of Brazil? Another peculiarity about this period is the endurance of the song repertoire produced by those authors and by bossa nova. This leads to the question: are their musical and extra-musical prestige connected with each other? How? The theoretical framework integrates Pierre Bourdieu’s notions of field and position, Michel Foucault’s discoursive formation and intrinsic contradiction, Bakhtin-Volosínov’s ideological sign and evaluative purview, Raymond Williams’ structure of feeling, and finally the concept of distinction, collected from Edmond Goblot, Norbert Elias, and Bourdieu. Songs and song enunciation are took as polysemy inclined artifacts, and so, they serve as discoursive struggling subjects as well as weapons in distinction strategies. Accordingly, the cultural studies approach prevails over the concept of culture industry. To tackle the proposed questions, the notion of cultural matrix is introduced. It takes into account the competition and cooperation among different art and intellectual fields as well as their means of production. This notion helps to explain how a given position in a given field may be empowered by the way different fields cooperate. The study concludes that the symbolic capitalization of some popular song authors, which enabled them to become public intellectuals, was an effect of that empowerment. The reason why a noticeable part of the songs produced in those years became enduring items in the current brazilian popular song repertoire is the structure of feeling that they express, which corresponds to the standards of taste adopted as legitimate by college educated middle class, as part of its social distinction strategy. The sequence of the three song styles first modernizes, then renegotiates the notions of “national” and “international” inscribed in the repertoire that they constitute.Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMúsica popularMatriz culturalClasse médiaBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALTese_2007_AlbertoCavalcanti.pdfTese_2007_AlbertoCavalcanti.pdfapplication/pdf1866794http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1102/1/Tese_2007_AlbertoCavalcanti.pdf749151eb4f2ec863ef5b902d9e345224MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1860http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1102/2/license.txt53f29ae8b8c7148e631acd26b5b4ba8cMD52open accessTEXTTese_2007_AlbertoCavalcanti.pdf.txtTese_2007_AlbertoCavalcanti.pdf.txtExtracted texttext/plain1347990http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1102/3/Tese_2007_AlbertoCavalcanti.pdf.txt06a268dd099ba4962e23d68af034d226MD53open access10482/11022023-07-07 21:45:39.0open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-08T00:45:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo
title Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo
spellingShingle Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo
Cavalcanti, Alberto R.
Música popular
Matriz cultural
Classe média
title_short Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo
title_full Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo
title_fullStr Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo
title_full_unstemmed Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo
title_sort Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo
author Cavalcanti, Alberto R.
author_facet Cavalcanti, Alberto R.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Alberto R.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Mariza Veloso Motta
contributor_str_mv Santos, Mariza Veloso Motta
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Música popular
Matriz cultural
Classe média
topic Música popular
Matriz cultural
Classe média
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-01-15T13:21:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-01-15T13:21:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTI, Alberto R. Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo. 2007. 411 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/1102
identifier_str_mv CAVALCANTI, Alberto R. Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo. 2007. 411 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1102/1/Tese_2007_AlbertoCavalcanti.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1102/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1102/3/Tese_2007_AlbertoCavalcanti.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 749151eb4f2ec863ef5b902d9e345224
53f29ae8b8c7148e631acd26b5b4ba8c
06a268dd099ba4962e23d68af034d226
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864175884959744