Avaliação do ProDC como recurso na reabilitação cognitiva : estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Kátia Vanessa Pinto de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Lídia Isabel Barros dos, Calixto, Marcos Ferreira, Silva, João Paulo Lima da, Peron, Guilherme Caetano, Garcia, Patrícia Azevedo, Brasil, Lourdes Mattos, Silva, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21791
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p73-80
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi verificar a infl uência do uso do sistema Promoção do Desempenho Cognitivo (ProDC) no desempenho cognitivo de idosos com Déficit Cognitivo Leve (DCL) ou em um estado de demência leve por meio de um estudo piloto quase-experimental. Participaram idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, classifi cados com DCL ou demência leve, por meio do Clinical Demential Rating (CDR). Os idosos participaram de atividades para treinamento cognitivo utilizando o ProDC, realizado em três encontros semanais de uma hora de duração, totalizando 10 encontros. Para mensurar o efeito da intervenção foram utilizados os instrumentos: Mini- Exame do Estado Mental (MEEM), Teste do Relógio, Teste de reconhecimento de 10 Figuras e Teste Fluência Semântica (FAS). Foram realizadas análises descritivas e teste t-student para amostras pareadas. Participaram do estudo oito idosos, com idade média de 70,75 ± 8,45 anos (62-81anos) e escolaridade média de 10,12 ± 4,09 anos de estudo. A análise estatística revelou manutenção do desempenho cognitivo após a intervenção no Teste do Relógio (7,62 ± 2,20 vs 7,25 ±2,49; p=0,476), no Teste de Reconhecimento de 10 fi guras (9,62 ±0,52 vs 9,75 ±0,71; p=0,732), no FAS (17,75 ±5,50 vs 17,62 ±4,72; p=0,938) e no MEEM (26,50 ±5,24 vs 26,67 ±2,58; p=0,921). Não ocorreram melhoras estatisticamente signifi cativas no desempenho dos idosos. Todavia, os resultados indicaram importantes aspectos a serem discutidos na escolha de jogos para implementação no cenário clínico e no desenvolvimento de futuros estudos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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