“Colocando uma pedra em cima do assunto” : a pedra fundamental de Planaltina e as comemorações do centenário da independência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45101
http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245284.121120
https://orcid.org/0000-0002-3727-1571
Resumo: Neste ano de 2022, em que se comemoram os 200 anos da Independência do país, este artigo aborda um aspecto das comemorações do Centenário da Independência ocorrido no ano de 1922: o lançamento da Pedra Fundamental de Planaltina, ocorrido em 7 de setembro, hoje um monumento tombado no âmbito do Distrito Federal. Em termos metodológicos, privilegiamos a análise do patrimônio como prática institucional de organização da informação a partir do processo de tombamento da Pedra Fundamental de Planaltina instaurado em 1981 e concluído em 1982 pela Secretaria de Educação e Cultura do Distrito Federal. A partir da análise dos documentos que instruem o processo, identificamos mecanismos de construção discursiva sobre o bem em questão e igualmente sobre o próprio processo de transferência da capital para Brasília. Neste sentido, os documentos que compuseram o processo de tombamento foram analisados numa perspectiva de construção social/institucional desses registros. Ao observar a instrução do processo de tombamento, por meio dos mecanismos de organização da informação, analisamos as peças documentais que compuseram o processo e a relação estabelecida entre elas. Como resultado principal dessa análise, pudemos observar como a constituição desse dossiê de tombamento instituiu o próprio bem tombado, no caso, a Pedra Fundamental de Planaltina, ao tempo que elabora uma narrativa para a transferência da capital federal para o interior de Goiás.
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spelling “Colocando uma pedra em cima do assunto” : a pedra fundamental de Planaltina e as comemorações do centenário da independência“Putting the subject behind” : Planaltina’s fundamental stone and the celebrations of the centenary of independencePedra Fundamental de PlanaltinaPatrimônio histórico - Brasília (DF)Planaltina (DF)Organização da informaçãoNeste ano de 2022, em que se comemoram os 200 anos da Independência do país, este artigo aborda um aspecto das comemorações do Centenário da Independência ocorrido no ano de 1922: o lançamento da Pedra Fundamental de Planaltina, ocorrido em 7 de setembro, hoje um monumento tombado no âmbito do Distrito Federal. Em termos metodológicos, privilegiamos a análise do patrimônio como prática institucional de organização da informação a partir do processo de tombamento da Pedra Fundamental de Planaltina instaurado em 1981 e concluído em 1982 pela Secretaria de Educação e Cultura do Distrito Federal. A partir da análise dos documentos que instruem o processo, identificamos mecanismos de construção discursiva sobre o bem em questão e igualmente sobre o próprio processo de transferência da capital para Brasília. Neste sentido, os documentos que compuseram o processo de tombamento foram analisados numa perspectiva de construção social/institucional desses registros. Ao observar a instrução do processo de tombamento, por meio dos mecanismos de organização da informação, analisamos as peças documentais que compuseram o processo e a relação estabelecida entre elas. Como resultado principal dessa análise, pudemos observar como a constituição desse dossiê de tombamento instituiu o próprio bem tombado, no caso, a Pedra Fundamental de Planaltina, ao tempo que elabora uma narrativa para a transferência da capital federal para o interior de Goiás.In this year of 2022, when Brazilians celebrate 200 years of Independence, this paper presents an aspect of the celebrations of the Centenary of Independence that took place in 1922: the launching of Planaltina’s Fundamental Stone, which took place on September 7, a monument recognized as heritage by the District Federal Government. As methodology, we privilege the analysis of heritage as an institutional practice of organizing information from the administrative process that recognized the Planaltina’s fundamental Stone as heritage, established in 1981 and concluded in 1982 by the Department of Education and Culture of the District Federal Government. Based on the analysis of the supporting documents of the administrative process, we identified mechanisms of narrative construction of Planaltina’s undamental Stone as heritage and also about the transfer of the Brazilian capital to Brasília. The documents that made up the administrative process were analyzed from a perspective of social/institutional construction. By observing the administrative process through the information organization mechanisms, we analyzed the pieces of the process and the relationship established between them. As a main result of this analysis, we were able to observe how the constitution of this dossier instituted the heritage itself, in this case Planaltina’s undamental Stone, while a narrative for the transfer of the federal capital to the hinterland was built.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sulmailto:anaabreu@unb.brUniversidade de BrasíliaGomes, Ana Lúcia de Abreu2022-11-03T23:14:57Z2022-11-03T23:14:57Z2022-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOMES, Ana Lúcia de Abreu. “Colocando uma pedra em cima do assunto”: a pedra fundamental de Planaltina e as comemorações do centenário da independência. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, e-121120, out./dez. 2022. DOI 10.19132/1808-5245284.121120. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/121120. Acesso em: 03 nov. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45101http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245284.121120https://orcid.org/0000-0002-3727-1571Em Questão - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. Fonte: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/about. 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