Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28720 |
Resumo: | Trata-se de estudo observacional de corte transversal que teve por objetivo conhecer a percepção sobre qualidade de vida de 84 estudantes de graduação em Medicina da Universidade de Brasília. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário específico - aspectos sociodemográficos, acadêmicos e de saúde - e do instrumento de avaliação de qualidade de vida Whoqol-bref. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência, tendência central e dispersão e análise inferencial de comparação entre os domínios. A percepção sobre qualidade de vida demonstrou que o domínio mais bem avaliado diz respeito às relações sociais e que o domínio com pior escore de avaliação foi o psicológico. As facetas capacidade de concentração, sono, grau de energia, capacidade para realizar atividades do dia a dia e do trabalho, oportunidades de lazer e sentimentos negativos (mau humor, desespero, ansiedade e depressão) influenciaram negativamente a qualidade de vida dos entrevistados. Estas estão intimamente ligadas ao desempenho no processo de formação e na realização das atividades acadêmicas. |
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Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de BrasíliaThe quality of life of medical students at the University of Brasilia, BrazilQualidade de vidaPercepçãoEstudantes de MedicinaEducação médicaTrata-se de estudo observacional de corte transversal que teve por objetivo conhecer a percepção sobre qualidade de vida de 84 estudantes de graduação em Medicina da Universidade de Brasília. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário específico - aspectos sociodemográficos, acadêmicos e de saúde - e do instrumento de avaliação de qualidade de vida Whoqol-bref. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência, tendência central e dispersão e análise inferencial de comparação entre os domínios. A percepção sobre qualidade de vida demonstrou que o domínio mais bem avaliado diz respeito às relações sociais e que o domínio com pior escore de avaliação foi o psicológico. As facetas capacidade de concentração, sono, grau de energia, capacidade para realizar atividades do dia a dia e do trabalho, oportunidades de lazer e sentimentos negativos (mau humor, desespero, ansiedade e depressão) influenciaram negativamente a qualidade de vida dos entrevistados. Estas estão intimamente ligadas ao desempenho no processo de formação e na realização das atividades acadêmicas.The aim of this observational and cross-sectional study was to discover the perception of quality of life among 84 undergraduate medical students at the University of Brasilia, Brazil. Data was collected using a specific questionnaire on sociodemographic, academic and health factors; and the employment of the WHOQOL-bref instrument measuring quality of life. Statistical analyses included descriptive analyses of frequency, central tendency and dispersion, and an inferential analysis of comparison between domains. The perception of quality of life suggested that the domain with the highest average score was that of social relations and the psychological domain received the lowest average score. Features including ability to concentrate,, sleep, amount of energy, ability to carry out daily activities and work, leisure opportunities, and negative feelings (bad mood, desperation, anxiety and depression) negatively influenced the participants' quality of life. These aspects are closely linked to a student's performance during the education process and their accomplishment of academic activities.Associação Brasileira de Educação Médica2017-12-07T05:02:30Z2017-12-07T05:02:30Z2013-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAMPI, Luciana Neves da Silva et al. Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 217-225, abr./jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28720Revista Brasileira de Educação Médica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessBampi, Luciana Neves da SilvaBaraldi, SolangeGuilhem, DirceAraújo, Marina Pereira deCampos, Ana Carolina de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/28720Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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