Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200009 |
Resumo: | Trata-se de estudo observacional de corte transversal que teve por objetivo conhecer a percepção sobre qualidade de vida de 84 estudantes de graduação em Medicina da Universidade de Brasília. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário específico - aspectos sociodemográficos, acadêmicos e de saúde - e do instrumento de avaliação de qualidade de vida Whoqol-bref. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência, tendência central e dispersão e análise inferencial de comparação entre os domínios. A percepção sobre qualidade de vida demonstrou que o domínio mais bem avaliado diz respeito às relações sociais e que o domínio com pior escore de avaliação foi o psicológico. As facetas capacidade de concentração, sono, grau de energia, capacidade para realizar atividades do dia a dia e do trabalho, oportunidades de lazer e sentimentos negativos (mau humor, desespero, ansiedade e depressão) influenciaram negativamente a qualidade de vida dos entrevistados. Estas estão intimamente ligadas ao desempenho no processo de formação e na realização das atividades acadêmicas. |
id |
ABEM-1_78e6f230b7e6d62d85fe9327134b6ffc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022013000200009 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de BrasíliaQualidade de VidaPercepçãoEstudantes de MedicinaEscolas de MedicinaEducação MédicaTrata-se de estudo observacional de corte transversal que teve por objetivo conhecer a percepção sobre qualidade de vida de 84 estudantes de graduação em Medicina da Universidade de Brasília. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário específico - aspectos sociodemográficos, acadêmicos e de saúde - e do instrumento de avaliação de qualidade de vida Whoqol-bref. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência, tendência central e dispersão e análise inferencial de comparação entre os domínios. A percepção sobre qualidade de vida demonstrou que o domínio mais bem avaliado diz respeito às relações sociais e que o domínio com pior escore de avaliação foi o psicológico. As facetas capacidade de concentração, sono, grau de energia, capacidade para realizar atividades do dia a dia e do trabalho, oportunidades de lazer e sentimentos negativos (mau humor, desespero, ansiedade e depressão) influenciaram negativamente a qualidade de vida dos entrevistados. Estas estão intimamente ligadas ao desempenho no processo de formação e na realização das atividades acadêmicas.Associação Brasileira de Educação Médica2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200009Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.2 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBampi,Luciana Neves da SilvaBaraldi,SolangeGuilhem,DirceAraújo,Marina Pereira deCampos,Ana Carolina de Oliveirapor2013-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000200009Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-08-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília |
title |
Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília |
spellingShingle |
Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília Bampi,Luciana Neves da Silva Qualidade de Vida Percepção Estudantes de Medicina Escolas de Medicina Educação Médica |
title_short |
Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília |
title_full |
Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília |
title_fullStr |
Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília |
title_sort |
Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília |
author |
Bampi,Luciana Neves da Silva |
author_facet |
Bampi,Luciana Neves da Silva Baraldi,Solange Guilhem,Dirce Araújo,Marina Pereira de Campos,Ana Carolina de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Baraldi,Solange Guilhem,Dirce Araújo,Marina Pereira de Campos,Ana Carolina de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bampi,Luciana Neves da Silva Baraldi,Solange Guilhem,Dirce Araújo,Marina Pereira de Campos,Ana Carolina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de Vida Percepção Estudantes de Medicina Escolas de Medicina Educação Médica |
topic |
Qualidade de Vida Percepção Estudantes de Medicina Escolas de Medicina Educação Médica |
description |
Trata-se de estudo observacional de corte transversal que teve por objetivo conhecer a percepção sobre qualidade de vida de 84 estudantes de graduação em Medicina da Universidade de Brasília. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário específico - aspectos sociodemográficos, acadêmicos e de saúde - e do instrumento de avaliação de qualidade de vida Whoqol-bref. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência, tendência central e dispersão e análise inferencial de comparação entre os domínios. A percepção sobre qualidade de vida demonstrou que o domínio mais bem avaliado diz respeito às relações sociais e que o domínio com pior escore de avaliação foi o psicológico. As facetas capacidade de concentração, sono, grau de energia, capacidade para realizar atividades do dia a dia e do trabalho, oportunidades de lazer e sentimentos negativos (mau humor, desespero, ansiedade e depressão) influenciaram negativamente a qualidade de vida dos entrevistados. Estas estão intimamente ligadas ao desempenho no processo de formação e na realização das atividades acadêmicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.2 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005355671552 |