Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Sousa, Alex Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/360
Resumo: O monitoramento do engajamento de alunos em disciplinas ministradas na modalidade a distância é de extrema importância para que o professor tutor da disciplina e a instituição de ensino superior possam definir estratégias que aumentem tal engajamento. Propomos neste trabalho uma medida prática denominada taxa de engajamento, que permite uma análise quantitativa de engajamento em disciplinas por meio do uso de estatísticas de acessos e desempenhos dos alunos. Aplicamos a medida proposta em  disciplinas de graduação a distância do Centro Universitário Campo Limpo Paulista.
id ABED-1_8e2ab1d6b74da7dd11baa2836abd9877
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/360
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância Educação a distância. Ensino Superior. Taxa de engajamento. Acessos.O monitoramento do engajamento de alunos em disciplinas ministradas na modalidade a distância é de extrema importância para que o professor tutor da disciplina e a instituição de ensino superior possam definir estratégias que aumentem tal engajamento. Propomos neste trabalho uma medida prática denominada taxa de engajamento, que permite uma análise quantitativa de engajamento em disciplinas por meio do uso de estatísticas de acessos e desempenhos dos alunos. Aplicamos a medida proposta em  disciplinas de graduação a distância do Centro Universitário Campo Limpo Paulista.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36010.17143/rbaad.v19i1.360Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v19i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/360/332GestãoCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Sousa, Alex Rodrigo2020-08-12T22:39:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/360Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2020-08-12T22:39:06Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância
title Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância
spellingShingle Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância
dos Santos Sousa, Alex Rodrigo
Educação a distância. Ensino Superior. Taxa de engajamento. Acessos.
title_short Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância
title_full Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância
title_fullStr Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância
title_full_unstemmed Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância
title_sort Taxa de Engajamento em Disciplinas Ministradas Na Modalidade a Distância
author dos Santos Sousa, Alex Rodrigo
author_facet dos Santos Sousa, Alex Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Sousa, Alex Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Ensino Superior. Taxa de engajamento. Acessos.
topic Educação a distância. Ensino Superior. Taxa de engajamento. Acessos.
description O monitoramento do engajamento de alunos em disciplinas ministradas na modalidade a distância é de extrema importância para que o professor tutor da disciplina e a instituição de ensino superior possam definir estratégias que aumentem tal engajamento. Propomos neste trabalho uma medida prática denominada taxa de engajamento, que permite uma análise quantitativa de engajamento em disciplinas por meio do uso de estatísticas de acessos e desempenhos dos alunos. Aplicamos a medida proposta em  disciplinas de graduação a distância do Centro Universitário Campo Limpo Paulista.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/360
10.17143/rbaad.v19i1.360
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/360
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v19i1.360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/360/332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Gestão
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v19i1
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170951450624