Memória educativa : marcas da subjetividade discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vila Verde, Radson Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12459
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
id UNB_b9eed336f851444afbb16b0f5acb7b73
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12459
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Memória educativa : marcas da subjetividade discentePsicologia educacionalPsicanálise e educaçãoEstudantes universitáriosDissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.A dimensão da subjetividade e das histórias de vida tem provocado intensos debates no cenário educacional, principalmente no que se refere à formação de professores, motivando a realização de inúmeras pesquisas. A presente pesquisa se propôs a investigar as implicações das marcas de memória no processo de constituição da subjetividade dos estudantes de graduação da Universidade de Brasília – UnB, que cursaram a disciplina Inconsciente e Educação, no segundo semestre de 2011. Nessa perspectiva, utilizou-se o aporte psicanalítico, à semelhança das preocupações freudianas com o processo de constituição do sujeito, permitindo-nos um aprofundamento acerca do funcionamento da memória no aparelho psíquico, bem como no resgate das marcas de memória presentes na vida dos estudantes. O aporte teórico escolhido mediou e sustentou todas as discussões tecidas, possibilitando a compreensão e recolocação do sujeito-estudante no ato pedagógico, suscitando também a importância do seu lugar para que ação do professor tenha êxito. As questões que nortearam o trabalho de pesquisa foram a respeito do modo como o sujeito se apresenta no ato de elaboração da Memória Educativa, bem como possíveis efeitos na formação do estudante de graduação. Tais questões mediaram toda construção teórica desta pesquisa, fundamentada na psicanálise, assim como guiaram o olhar do pesquisador. A presente pesquisa tem cunho qualitativo e exploratório, trazendo como estratégias de investigação, o dispositivo Memória Educativa e, complementarmente, a entrevista semiestruturada. Esse dispositivo, utilizado com os sujeitos pesquisados, possibilitou o registro dos percursos trilhados no decorrer da vida escolar e o reconhecimento das marcas, inscritas desde a infância, que repercutem atualmente. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir das técnicas da leitura flutuante, escuta sensível e da análise de conteúdo. Sem elaboração de hipóteses a priori, a análise de dados apontou para as marcas de memória constituintes da subjetividade dos estudantes, os processos psíquicos inconscientes que se manifestam dentro de uma sala de aula, o papel do Outro na constituição da subjetividade do estudante e a Memória Educativa como espaço de enunciação mínima do sujeito e lugar de escrita, lembrança e esquecimento. À guisa de Conclusão, o texto sugere reflexões acerca da importância de se resgatar as marcas de memória constituintes da subjetividade do estudante para um trabalho dentro da formação na graduação que considere sua história de vida, a fim de possibilitar uma ressignificação da sua trajetória e das marcas experimentadas e um reposicionamento do sujeito-estudante diante das vicissitudes vivenciadas e do saber que não se sabe. _____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe dimension of subjectivity and life stories have provoked intense debate in the educational scenario, especially with regard to teacher training, motivating the realization of numerous researches. This research aims to investigate the implications of the brands of memory in the process of constitution of the subjectivity of undergraduate students at the University of Brasilia - UNB, in the discipline Unconscious and Education, in the second semester of 2011. In this perspective, the psychoanalytic contribution was used, like the Freudian concerns with the process of constitution of the subject, allowing us a deepening about the workings of memory in the psychic apparatus as well as the rescue of the brands of memory present in the lives of students. The theoretical contribution chosen mediated and sustained all discussions woven, allowing the understanding and replacement of the subject-student in the pedagogical act, also raising the importance of his place for the teacher's action succeeds. The questions that guided the research were about the way the subject is presented at the time of preparation of Educational Memory, as well as possible effects on the formation of an undergraduate student. Such issues mediated the whole theoretical construction of this research based on psychoanalysis and guided the view of the researcher. This research has qualitative and exploratory nature bringing as investigation strategies the device Educational Memory and, in addition, the semistructured interview. This device used with the subjects studied allowed the recording of trodden paths through school life and recognition of the marks registered since childhood that resonate nowadays. The analysis and interpretation of data were performed using the techniques of floating reading, sensitive listening and content analysis. Without elaboration of a priori hypotheses, the data analysis pointed to memory brands constituents of subjectivity of students, unconscious mental processes that manifest within a classroom, the role of the Other in the constitution of subjectivity of the student and the Educational Memory as space of minimal enunciation of the subject and place of writing, remembrance and forgetfulness. In conclusion, the text suggests reflections about the importance of recovering the memory brands forming of subjectivity of the student for a work into the formation at graduation which consider their life story in order to allow a resignification of its trajectory and of brands tried and a repositioning of the subject-student in the face of the changes experienced and the knowledge that it is not known.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deVila Verde, Radson Lima2013-03-13T13:43:04Z2013-03-13T13:43:04Z2013-03-132012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVILA VERDE, Radson Lima. Memória educativa: marcas da subjetividade discente. 2012. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12459info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:00:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/12459Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:00:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória educativa : marcas da subjetividade discente
title Memória educativa : marcas da subjetividade discente
spellingShingle Memória educativa : marcas da subjetividade discente
Vila Verde, Radson Lima
Psicologia educacional
Psicanálise e educação
Estudantes universitários
title_short Memória educativa : marcas da subjetividade discente
title_full Memória educativa : marcas da subjetividade discente
title_fullStr Memória educativa : marcas da subjetividade discente
title_full_unstemmed Memória educativa : marcas da subjetividade discente
title_sort Memória educativa : marcas da subjetividade discente
author Vila Verde, Radson Lima
author_facet Vila Verde, Radson Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vila Verde, Radson Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Psicanálise e educação
Estudantes universitários
topic Psicologia educacional
Psicanálise e educação
Estudantes universitários
description Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2013-03-13T13:43:04Z
2013-03-13T13:43:04Z
2013-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILA VERDE, Radson Lima. Memória educativa: marcas da subjetividade discente. 2012. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12459
identifier_str_mv VILA VERDE, Radson Lima. Memória educativa: marcas da subjetividade discente. 2012. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508304233136128