Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damaceno, Narciza Brito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16267
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.
id UNB_bb8e7a10f88dd2e8ec90cb1a8636cec1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16267
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)PublicidadeLíngua francesa - estudo e ensinoInterculturalidadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.Esta dissertação discute os resultados obtidos no decorrer de uma pesquisa-ação que utilizou o vídeo publicitário para o ensino de língua francesa. Tendo como enfoque a perspectiva intercultural dentro da Abordagem Comunicativa, propusemo- nos realizar um ensino significativo que exponha as diversas faces da língua-cultura e suas nuances dada a diversidade das comunidades de língua francesa. Além disso, esta pesquisa objetivou refletir sobre nossas práticas a fim de nos aprimorarmos enquanto professora, bem como sobre as possibilidades pedagógicas que esse material-insumo pode oferecer. Para tal finalidade, um minicurso piloto foi ministrado no segundo semestre de 2013 pela professora-pesquisadora para um público de nível intermediário de língua francesa na Aliança Francesa de Brasília. O estudo consistiu na geração de dados, nas discussões e análises das aulas. Como fundamentos tomamos os pressupostos da Linguística Aplicada que se entrecruzaram com noções teóricas de outras disciplinas como a Antropologia, a Sociologia, a Educação e a Linguística. Os resultados mostraram que o material-insumo propiciou a vivência da interação em sala de aula, a percepção do implícito cultural e de representações sociais e o aprendizado do léxico ligado ao conteúdo sociocultural dos vídeos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation discusses the results achieved in an action research which used advertising videos to teach the French language. By having our focus on an intercultural perspective within the Communicative Approach for language teaching, we made an attempt to find a meaningful teaching which could display the different facets of the target language and culture and its shades given the vast diversity of the French speaking communities. Moreover, this research aimed at reflecting upon our practices so as to offer improvements in our teaching practice, as well as considering the pedagogical possibilities this kind of input may offer. In order to do that, a crash course was taught during the second term of 2013 by the action-research teacher to an intermediate group of students of French at the Aliança Francesa language school in Brasilia. Such study enabled data collection, discussions, and analyses of the classes offered. As for the theoretical principles we based them on the findings of the Applied Linguistics, as well as the ones from other disciplines like Anthropology, Sociology, Education and Linguistics. The findings of this research showed that the input material enabled students not only with the opportunity for interaction in the classroom but also with the perception of implicitly cultural aspects and of social representations, as well as promoting the acquisition of vocabulary related to the socio-cultural contents in the videos.Barbosa, Lúcia Maria de AssunçãoDamaceno, Narciza Brito2014-09-12T15:14:22Z2014-09-12T15:14:22Z2014-09-122014-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDAMACENO, Narciza Brito. Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (Francês). 2014. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16267A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/16267Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)
title Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)
spellingShingle Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)
Damaceno, Narciza Brito
Publicidade
Língua francesa - estudo e ensino
Interculturalidade
title_short Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)
title_full Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)
title_fullStr Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)
title_full_unstemmed Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)
title_sort Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (francês)
author Damaceno, Narciza Brito
author_facet Damaceno, Narciza Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Damaceno, Narciza Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Língua francesa - estudo e ensino
Interculturalidade
topic Publicidade
Língua francesa - estudo e ensino
Interculturalidade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-12T15:14:22Z
2014-09-12T15:14:22Z
2014-09-12
2014-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMACENO, Narciza Brito. Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (Francês). 2014. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16267
identifier_str_mv DAMACENO, Narciza Brito. Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de língua estrangeira (Francês). 2014. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580780262359040