Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cézar Borges
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23489
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.23489
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.
id UNB_bbc28d7c2cd641f734f42a1761b0d2a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23489
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativaThe electric shower use to teach basic concepts of electrodynamics : a teaching proposal potentially meaningfulAprendizagem significativaEletrodinâmicaFísica - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.Contém arquivo adicional de um produto.Esta dissertação apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma sequência didática sob o formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel norteou o desenvolvimento e a aplicação das atividades que fazem parte deste trabalho ao destacar que aquilo que o aluno já sabe é a variável isolada mais importante que influencia a aprendizagem. O chuveiro elétrico foi tomado como gerador de situações-problema e atividades de sala e laboratório que possibilitaram analisar sua constituição, abordar os conceitos físicos envolvidos em seu funcionamento (corrente elétrica, diferença de potencial, potência elétrica e efeito Joule) e debater temas relacionados ao seu uso. A análise dos dados obtidos nesta pesquisa reforça a hipótese de que discutir o funcionamento do chuveiro elétrico em sala de aula pode facilitar o ensino de conceitos básicos de eletricidade e ainda, incentivar o uso consciente de energia elétrica.This thesis presents the results of the construction and implementation of a didactic sequence under Potentially Meaningful Teaching Unit format (PMTU). The Theory of Meaningful Learning of Ausubel guided the development and implementation of activities that are part of this work to point out what the student already knows. It is the single most important variable that influences learning. The electric shower was taken as problem-situation generator, providing classroom and laboratory activities enabling its constitution analysis, and addressing the physical concepts involved in its operation (electric current, potential difference, electric power and Joule). Discussing issues related to their use was indeed possible. The analysis of data obtained in this study supports the hypothesis that discussing the operation of the electric shower in the classroom can ease the teaching of basic concepts of electricity and also encourages the conscious use of electricity.Verdeaux, Maria de Fátima da SilvaTeixeira, Cézar Borges2017-05-11T15:48:53Z2017-05-11T15:48:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfTEIXEIRA, Cézar Borges. Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica: uma proposta de ensino potencialmente significativa. 2016. xvi, 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23489http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.23489A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/23489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa
The electric shower use to teach basic concepts of electrodynamics : a teaching proposal potentially meaningful
title Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa
spellingShingle Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa
Teixeira, Cézar Borges
Aprendizagem significativa
Eletrodinâmica
Física - estudo e ensino
title_short Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa
title_full Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa
title_fullStr Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa
title_full_unstemmed Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa
title_sort Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa
author Teixeira, Cézar Borges
author_facet Teixeira, Cézar Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cézar Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Eletrodinâmica
Física - estudo e ensino
topic Aprendizagem significativa
Eletrodinâmica
Física - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-11T15:48:53Z
2017-05-11T15:48:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Cézar Borges. Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica: uma proposta de ensino potencialmente significativa. 2016. xvi, 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23489
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.23489
identifier_str_mv TEIXEIRA, Cézar Borges. Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica: uma proposta de ensino potencialmente significativa. 2016. xvi, 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23489
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.23489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580742213730304