Mapeamento das iniciativas de trabalho com Projeto de Vida e a pertinência da Educação para a Carreira
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45526 |
Resumo: | O contexto de reconfiguração do ensino médio, advindo pela instituição da Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, trouxe, dentre outras alterações para as diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão de trabalho voltado para a construção de Projeto de Vida dos estudantes nos currículos da etapa final da Educação Básica. Diante desse cenário, as Secretarias Estaduais de Educação iniciaram um processo de reforma curricular, buscando incluir a temática Projeto de Vida nos processos de formação dos estudantes. Neste artigo apresenta-se um mapeamento das iniciativas de Projeto de Vida das Secretarias de Estado de Educação e, como contraponto, indica-se a Educação para a Carreira, enquanto abordagem que responde adequadamente às lacunas identificadas nos processos formativos, às demandas solicitadas pelo Estado e pela sociedade e aos anseios e expectativas dos estudantes. Constatou-se, que através da Educação para a Carreira é possível ampliar e transformar o entendimento e a percepção dos discentes preparando-os para o processo de escolha e tomada de decisões em seu Projeto de Vida |
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Mapeamento das iniciativas de trabalho com Projeto de Vida e a pertinência da Educação para a CarreiraProjeto de VidaEducação para a carreiraEnsino médioOrientação vocacional e profissionalO contexto de reconfiguração do ensino médio, advindo pela instituição da Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, trouxe, dentre outras alterações para as diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão de trabalho voltado para a construção de Projeto de Vida dos estudantes nos currículos da etapa final da Educação Básica. Diante desse cenário, as Secretarias Estaduais de Educação iniciaram um processo de reforma curricular, buscando incluir a temática Projeto de Vida nos processos de formação dos estudantes. Neste artigo apresenta-se um mapeamento das iniciativas de Projeto de Vida das Secretarias de Estado de Educação e, como contraponto, indica-se a Educação para a Carreira, enquanto abordagem que responde adequadamente às lacunas identificadas nos processos formativos, às demandas solicitadas pelo Estado e pela sociedade e aos anseios e expectativas dos estudantes. Constatou-se, que através da Educação para a Carreira é possível ampliar e transformar o entendimento e a percepção dos discentes preparando-os para o processo de escolha e tomada de decisões em seu Projeto de VidaFaculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal2023-01-19T14:26:55Z2023-01-19T14:26:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMapeamento das iniciativas de trabalho com Projeto de Vida e a pertinência da Educação para a Carreira. Revista Com Censo, Brasília, v. 7, n. 2,p. 68-80, maio 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/692.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45526Informação extraída da PORTARIA Nº 120, DE 17 DE MARÇO DE 2021, que regulamenta a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - CAPÍTULO IV - Direitos Autorais Art. 19. Os autores que desejam publicar na Revista deverão concordar com os seguintes termos: I – autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação; II – os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial - CC BY-NC. Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; III – o conteúdo dos manuscritos deve ser original, além de não ter sido publicado e nem estar em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico científico; IV – autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (por exemplo, como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; V – autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; e VI – autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/62a4f3fc15564aa2b658d814bdb90f84/see_prt_120_2021.html.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Klever CorrenteCarvalho, Olgamir Francisco deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:26:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/45526Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:26:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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