Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Flávia Motta Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47116
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_bbee32466e991182ce777d465d5e2087
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/47116
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Duarte, Flávia Motta SantosMaia, Hélio José Santos2023-12-27T18:10:29Z2023-12-27T18:10:29Z2023-12-272023-06-30DUARTE, Flávia Motta Santos. Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19: possibilidades e desafios. 2023. 184 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47116Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Esta dissertação tem como objetivo contribuir com o processo de pesquisa sobre a implementação do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal no período da pandemia da covid-19, com foco na organização do trabalho pedagógico e na transposição do currículo, em um momento de calamidade pública. A perspectiva da subjetividade e compreensão de significados atribuídos pelos sujeitos participantes deste estudo é um campo de pesquisa a ser explorado, especialmente no que diz respeito à prática pedagógica nas Instituições Educacionais, estimulando a profilaxia para contextos emergenciais futuros. O projeto é estruturado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, possibilitando a compreensão da essência da experiência dos sujeitos envolvidos na ação docente. Para subsidiar a discussão dos dados, a pesquisa será ancorada nas abordagens teóricas de Bernstein (1984), Sacristán (1998, 2000, 2013), Santomé (1995, 1998), Silva (2009, 2010, 2015), possibilitando a melhor compreensão do conceito de currículo e a relevância das vivências práticas oportunizadas pelo contexto de sala de aula na conjuntura pandêmica, bem como nos elementos que integram a Teoria Histórico-Cultural, principalmente no que diz respeito às contribuições de Vygotsky, para auxiliar na fundamentação do entendimento dos processos de significação e sentido elaborados pelos sujeitos no contexto social de suas práticas. Do ponto de vista metodológico, o percurso para produção de dados empíricos será composto por revisão da literatura, análise documental e constituição de grupo focal, tendo como objetivo geral identificar e analisar a educação no contexto pandêmico e como se deu a implementação do currículo escolar pelos docentes. Ao final, os dados produzidos serão objeto de análise de conteúdo conforme técnica preconizada por Bardin (1977), com categorização emergente das informações reunidas.This dissertation aims to contribute to the research process on the implementation of the Curriculum in Motion of the State Department of Education of the Federal District in the period of the Covid-19 pandemic, focusing on the organization of pedagogical work and the transposition of the curriculum, in a moment of public calamity. The perspective of subjectivity and understanding of meanings attributed by the subjects participating in this study is a field of research to be explored, especially with regard to pedagogical practice in Educational Institutions, stimulating prophylaxis for future emergency contexts. The project is structured as research with a qualitative approach, enabling the understanding of the essence of the experience of the subjects involved in teaching. To subsidize the discussion of the data, the research will be anchored in the theoretical approaches of Berstein (1984) Sacristán (1998, 2000, 2013), Santomé (1995, 1998), Silva (2009, 2010, 2015), enabling a better understanding of the concept of curriculum and the relevance of practical experiences provided by the classroom context in the pandemic situation, as well as the elements that make up the Historical-Cultural Theory, especially with regard to Vygotsky's contributions to assist in the foundation of the understanding of processes of meaning and meaning elaborated by the subjects in the social context of their practices. From a methodological point of view, the path for producing empirical data will consist of a literature review, document analysis and the constitution of a focus group, with the general objective of identifying and analyzing education in the pandemic context and how the school curriculum was implemented by the teachers. In the end, the data produced will be subject to content analysis according to the technique recommended by Bardin (1977), with emerging categorization of the gathered information.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessReorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)Covid-19 - BrasilTrabalho pedagógicoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALFlaviaMottaSantosDuarte_DISSERT.pdfapplication/pdf14092417http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47116/1/FlaviaMottaSantosDuarte_DISSERT.pdfd7c53ad420922c60d876e0b1cedb554aMD51open access10482/471162023-12-27 15:10:29.232open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47116Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-12-27T18:10:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios
title Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios
spellingShingle Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios
Duarte, Flávia Motta Santos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Covid-19 - Brasil
Trabalho pedagógico
title_short Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios
title_full Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios
title_fullStr Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios
title_sort Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios
author Duarte, Flávia Motta Santos
author_facet Duarte, Flávia Motta Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Flávia Motta Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Hélio José Santos
contributor_str_mv Maia, Hélio José Santos
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Covid-19 - Brasil
Trabalho pedagógico
topic Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Covid-19 - Brasil
Trabalho pedagógico
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-27T18:10:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-27T18:10:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Flávia Motta Santos. Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19: possibilidades e desafios. 2023. 184 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47116
identifier_str_mv DUARTE, Flávia Motta Santos. Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19: possibilidades e desafios. 2023. 184 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47116/1/FlaviaMottaSantosDuarte_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7c53ad420922c60d876e0b1cedb554a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864226344534016