Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazai, Norberto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17396
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
id UNB_bc16ce419ec7a5b2f80863b0b6c8f130
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17396
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propreRousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 - crítica e interpretaçãoEducaçãoEducação - filosofiaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.O trabalho de pesquisa se situa em diagnosticar o núcleo germinativo da crítica rousseauniana à sociedade e à cultura de sua época, evidenciando, ao mesmo tempo, o entendimento da tese do autor referente ao "homem natural" e ao "homem social". Rousseau persegue esta crítica orientando-se, especialmente, por uma problemática educacional. Nesse sentido, a análise de algumas passagens do Émile, em especial do livro IV, será de grande importância ao trabalho, já que a referida obra é o marco fundador da tradição pedagógica moderna e, em parte, da tradição filosófica. O Émile também é a apresentação mais elaborada do projeto educacional rousseauniano, desenvolvendo pormenorizadamente, embora de modo assistemático, a teoria da ambiguidade do amor próprio. O objetivo do trabalho consiste em tratar da possível relação tensional entre os conceitos de educação natural, amour de soi-même e amour-propre e, mais precisamente, em investigar o papel que estes dois últimos conceitos desempenham na edificação da condição humana e do projeto de uma educação natural. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa assume cunho bibliográfico e será desenvolvida com base na perspectiva hermenêutica. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research paper lies in diagnosing the germinal core of Rousseaunian critique to the society and culture of his time, highlighting at the same time, the understanding of the author's thesis regarding the "natural man" and the "social man". Rousseau pursues this critique orienting himself especially through an educational problematic. In this sense, the analysis of some passages of Èmile, especially in book IV will be of great importance to this paper, since such work is the cornerstone of the modern pedagogical tradition and in part, of the philosophical tradition. Èmile is also the most elaborate presentation of the Rousseaunian educational project, working out in further detail , albeit unsystematically, the theory of the ambiguity of self-esteem. The objective is to deal with the possible tensional relationship between the concepts of natural education, amour de soi-même and amour-propre, and more precisely, to investigate the role that these last two concepts play in building the human condition and the project of a natural education. From a methodological standpoint, the research assumes a bibliographical nature and will be developed based on the hermeneutic perspective.Dalbosco, Cláudio AlmirMazai, Norberto2014-12-17T15:34:21Z2014-12-17T15:34:21Z2014-12-172014-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMAZAI, Norberto. Educação em Jean-Jacques Rousseau: a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre. 2014. 113 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17396A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/17396Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre
title Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre
spellingShingle Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre
Mazai, Norberto
Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 - crítica e interpretação
Educação
Educação - filosofia
title_short Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre
title_full Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre
title_fullStr Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre
title_full_unstemmed Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre
title_sort Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre
author Mazai, Norberto
author_facet Mazai, Norberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalbosco, Cláudio Almir
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazai, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 - crítica e interpretação
Educação
Educação - filosofia
topic Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 - crítica e interpretação
Educação
Educação - filosofia
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17T15:34:21Z
2014-12-17T15:34:21Z
2014-12-17
2014-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAZAI, Norberto. Educação em Jean-Jacques Rousseau: a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre. 2014. 113 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17396
identifier_str_mv MAZAI, Norberto. Educação em Jean-Jacques Rousseau: a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre. 2014. 113 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580905874423808