História e filosofia das cências no ensino de Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31958 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100003 |
Resumo: | Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepção de História da Biologia que é veiculada nos livros didáticos. Para tanto, analisamos três coleções de livros de Biologia destinados ao Ensino Médio, e alguns livros universitários usados em cursos de formação de professores. Ao analisar este material curricular foi possível observar que a história apresentada é desvinculada do contexto cultural de cada período histórico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representação da ciência e do fazer científico. |
id |
UNB_bc6200f44f7165c367ed9750665936a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/31958 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Carneiro, Maria Helena da SilvaGastal, Maria Luiza de Araújo2018-05-23T12:03:10Z2018-05-23T12:03:10Z2005-04CARNEIRO, Maria Helena da Silva; GASTAL, Maria Luiza. História e filosofia das ciências no ensino de Biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 11, n, 1, p. 33-39, abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 maio 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31958http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100003Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepção de História da Biologia que é veiculada nos livros didáticos. Para tanto, analisamos três coleções de livros de Biologia destinados ao Ensino Médio, e alguns livros universitários usados em cursos de formação de professores. Ao analisar este material curricular foi possível observar que a história apresentada é desvinculada do contexto cultural de cada período histórico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representação da ciência e do fazer científico.In this work, we search forto evidences the conception of the History of Biology being is propagated in textbooks. We analyze three Biology book collections designed estined forto middle schooledium education, and some university books used in teacher education courses. When analyzing this curricular material it was possible to observe that the history of biology presented is disengaged from entailedofthe cultural context of each historical period, and this what can lead the student to construct a false representation of science and of scientific meaning making.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de BauruCiência & Educação (Bauru) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC). Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 maio 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessHistória e filosofia das cências no ensino de BiologiaHistory and philosophy of science in Biology teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBiologia - estudo e ensinoCiências - estudo e ensinoLivros didáticosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_HistoriaFilosofiaCiencias.pdfARTIGO_HistoriaFilosofiaCiencias.pdfapplication/pdf433409http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31958/1/ARTIGO_HistoriaFilosofiaCiencias.pdf7cb781cdadced8de39ba9a9318b1791eMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31958/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/319582023-08-20 22:42:09.931open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/31958U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-21T01:42:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História e filosofia das cências no ensino de Biologia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
History and philosophy of science in Biology teaching |
title |
História e filosofia das cências no ensino de Biologia |
spellingShingle |
História e filosofia das cências no ensino de Biologia Carneiro, Maria Helena da Silva Biologia - estudo e ensino Ciências - estudo e ensino Livros didáticos |
title_short |
História e filosofia das cências no ensino de Biologia |
title_full |
História e filosofia das cências no ensino de Biologia |
title_fullStr |
História e filosofia das cências no ensino de Biologia |
title_full_unstemmed |
História e filosofia das cências no ensino de Biologia |
title_sort |
História e filosofia das cências no ensino de Biologia |
author |
Carneiro, Maria Helena da Silva |
author_facet |
Carneiro, Maria Helena da Silva Gastal, Maria Luiza de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Gastal, Maria Luiza de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Helena da Silva Gastal, Maria Luiza de Araújo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Biologia - estudo e ensino Ciências - estudo e ensino Livros didáticos |
topic |
Biologia - estudo e ensino Ciências - estudo e ensino Livros didáticos |
description |
Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepção de História da Biologia que é veiculada nos livros didáticos. Para tanto, analisamos três coleções de livros de Biologia destinados ao Ensino Médio, e alguns livros universitários usados em cursos de formação de professores. Ao analisar este material curricular foi possível observar que a história apresentada é desvinculada do contexto cultural de cada período histórico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representação da ciência e do fazer científico. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-23T12:03:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-23T12:03:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARNEIRO, Maria Helena da Silva; GASTAL, Maria Luiza. História e filosofia das ciências no ensino de Biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 11, n, 1, p. 33-39, abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 maio 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31958 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100003 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, Maria Helena da Silva; GASTAL, Maria Luiza. História e filosofia das ciências no ensino de Biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 11, n, 1, p. 33-39, abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 maio 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31958 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31958/1/ARTIGO_HistoriaFilosofiaCiencias.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31958/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cb781cdadced8de39ba9a9318b1791e aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573616632135680 |