A teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elda Cristina Carneiro da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37267
Resumo: Orientadora : Profª Drª Joanez Aparecida Aires
id UFPR_c13b9c0263e01e482e55501ea53d6a00
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37267
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAires, Joanez Aparecida, 1965-Silva, Elda Cristina Carneiro da2024-04-08T14:00:29Z2024-04-08T14:00:29Z2014https://hdl.handle.net/1884/37267Orientadora : Profª Drª Joanez Aparecida AiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 17/12/2014Inclui referênciasResumo: A abordagem histórico-filosófica aplicada à educação em ciências vem, ao longo dos anos, ganhando espaço em estudos, análises e propostas sobre as possíveis contribuições desta abordagem para enfrentar muitos dos problemas da educação em ciências (PEDUZZI, 2001; MARTINS, L., 2005; FORATO, 2009; PRESTES, 2012). De maneira geral, a inserção da história e filosofia da ciência na educação em ciências ocorre basicamente por meio de livros didáticos. No caso da educação em biologia, um conteúdo central veiculado nestes livros é a Teoria Celular, uma vez que esta teoria permitiu, dentre outros aspectos, reconhecer a semelhança microscópica entre todos os seres vivos devido a uma estrutura comum: a célula. A pesquisa em questão teve como objeto livros didáticos do ensino médio e superior, considerando que há uma tendência daqueles livros em acompanharem o modelo de história da biologia apresentada nestes. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho consistiu em conhecer e refletir sobre quais concepções a respeito da natureza da ciência são apresentadas nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD/2012 e em livros universitários usados como referência para estes, quando abordam a Teoria Celular. Adotamos como metodologia a abordagem quali-quantitativa do tipo documental/bibliográfica e a desenvolvemos por meio da metodologia da análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). As categorias de análise definidas a priori foram construídas a partir das reflexões sobre as possíveis deformações que podem estar sendo transmitidas por meio do ensino de ciências, de forma velada ou explícita, acerca das visões sobre ciência (GIL PÉREZ et al., 2001; CACHAPUZ et al., 2005). Em relação aos livros do PNLD/2012, os resultados evidenciam uma predominância das categorias referentes às visões deformadas sobre a ciência, com 65,2% das unidades de análise, destacando-se a categoria "observação/descrição neutra e em busca da descoberta científica". Durante a análise, houve a emergência de duas categorias. Na amostra de livros universitários constatamos frequências muito próximas entre as categorias que expressam visões deformadas sobre a ciência (51,9%) e categorias relativas ao enfrentamento destas visões (48,1%). Consideramos que o livro universitário LDI contribuiu expressivamente para este resultado, uma vez que é o único no qual as unidades de análise de enfrentamento aparecem em maior número do que as que reafirmam as visões deformadas sobre ciência. Todavia esta influência não foi localizada na mesma proporção nos livros que utilizam o LDI como referência. Como contribuição da nossa pesquisa, sugerimos, que os autores de livros didáticos ampliem sua formação com estudos históricos-filosóficos sobre a ciência/biologia ou estabeleçam parcerias com historiadores da ciência especializados em diversos assuntos da área para que a história e filosofia da ciência seja apresentada numa perspectiva diferente daquela que vem prevalecendo nos livros de biologia, em outras palavras, que esta abordagem seja utilizada como forma de enfrentamento de muitos dos problemas do ensino de ciências, os quais são reiteradamente apontados em pesquisas como esta.Abstract: The historical-philosophical approach applied to science education has been gaining space, over the years, in studies, analyses and proposals on the possible contributions from this approach to address many of the science education problems (PEDUZZI, 2001; MARTINS, L., 2005; FORATO, 2009; PRESTES, 2012). In general, the inclusion history and philosophy of science in science education basically occurs through textbooks. In the case of biology education, a key context reproduced in these books is the Cell Theory, since this theory has, among other aspects, to recognize the microscopic similarity among all living beings due to a common structure: the cell. The research in question has had as object high school and higher education textbooks, considering that there is a tendency in those books to follow the biology history shown in them. Thus, the general aim of this paper was to learn and reflect on what conceptions about the nature of science are presented in the biology textbooks approved by PNLD/2012 and in university books used as reference for these, when the Cell Theory is approached. We adopted as methodology the qualitative and quantitative approach of the documentary/bibliographical type and we developed it through the content analysis methodology proposed by Moraes (1999). The analysis categories defined a priori were built from the reflections on the possible deformation that may be transmitted through science teaching, in a veiled or explicit way, about the views on science (GIL PÉREZ et al., 2001; CACHAPUZ et al., 2005). Regarding the PNLD/2012 books, the results show a predominance of categories related to deformed views about science, with 65.2% of the analysis units, highlighting the category "observation/neutral description and in search of scientific discovery". During the analysis, there was the emergence of two categories. In the sample of university books we found very close frequencies between the categories that express deformed views about science (51,9%) and categories related to coping with these views (48,1%). We consider that the LDI university book contributed significantly to this result, since this is the only one in which the confrontation analysis units appear in greater number than those that reaffirm the distorted views about science. However, this influence has not been found in the same proportion as in the books that use the LDI as reference. As a contribution to our research, we suggest that the authors of textbooks extend their education with historical and philosophical studies on science/biology or establish partnerships with science historians specialized in various issues in the area in order for science history and philosophy be presented in a different perspective from the one that has prevailed in biology textbooks. In other words, that this approach be used as a confrontation way from many of the science teaching problems, which are repeatedly pointed out in research such as this.290f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Ciência - Estudo e ensinoCiência - HistóriaBiologia - Livros didaticosMatemáticaA teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - ELDA CRISTINA CARNEIRO DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1546https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37267/1/R%20-%20D%20-%20ELDA%20CRISTINA%20CARNEIRO%20DA%20SILVA.pdf.jpg10745ba0ea6da7d8e77fb39a1760b6e4MD51open accessTEXTR - D - ELDA CRISTINA CARNEIRO DA SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain661427https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37267/2/R%20-%20D%20-%20ELDA%20CRISTINA%20CARNEIRO%20DA%20SILVA.pdf.txt525634b148743fb5f79739ed8d7e93b3MD52open accessORIGINALR - D - ELDA CRISTINA CARNEIRO DA SILVA.pdfapplication/pdf3326025https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37267/3/R%20-%20D%20-%20ELDA%20CRISTINA%20CARNEIRO%20DA%20SILVA.pdfc9dc1ccc7cd4fe958011787af6954987MD53open access1884/372672024-04-08 11:00:29.894open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37267Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T14:00:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência
title A teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência
spellingShingle A teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência
Silva, Elda Cristina Carneiro da
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - História
Biologia - Livros didaticos
Matemática
title_short A teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência
title_full A teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência
title_fullStr A teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência
title_full_unstemmed A teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência
title_sort A teoria celular em livros didáticos de biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência
author Silva, Elda Cristina Carneiro da
author_facet Silva, Elda Cristina Carneiro da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elda Cristina Carneiro da
contributor_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - História
Biologia - Livros didaticos
Matemática
topic Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - História
Biologia - Livros didaticos
Matemática
description Orientadora : Profª Drª Joanez Aparecida Aires
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T14:00:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T14:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37267
url https://hdl.handle.net/1884/37267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 290f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37267/1/R%20-%20D%20-%20ELDA%20CRISTINA%20CARNEIRO%20DA%20SILVA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37267/2/R%20-%20D%20-%20ELDA%20CRISTINA%20CARNEIRO%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37267/3/R%20-%20D%20-%20ELDA%20CRISTINA%20CARNEIRO%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10745ba0ea6da7d8e77fb39a1760b6e4
525634b148743fb5f79739ed8d7e93b3
c9dc1ccc7cd4fe958011787af6954987
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860482773024768