A bioética no ensino médico de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfredo, Edson Joaquim Mayer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38986
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2019.
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spelling A bioética no ensino médico de AngolaÉtica em pesquisaBioéticaPosicionamento éticoMedicina - estudo e ensinoAngolaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2019.Introdução: Em Angola, a Bioética, enquanto disciplina, não consta nas grades curriculares da Educação Médica, por isso, há necessidade de se realizar um diagnóstico situacional a fim de verificar o nível de conhecimento dos futuros profissionais de saúde acerca da bioética e de alguns dilemas éticos. Objetivo: realizar um diagnóstico situacional acerca da inserção do ensino de Bioética nas escolas médicas em Angola, no período de março de 2016 a abril de 2019. Método: Estudo descritivo, de abordagem mista, que avaliou perfil e nível de compreensão (em alguns temas de bioética) de estudantes do 4o ano das cinco unidades orgânicas e comparou grades curriculares de Angola com as Portugal, Brasil e Cuba. Resultados: Foram incluídos no estudo 100 estudantes. Destes, três foram excluídos, com taxa de resposta de 97%. A média de idade foi de 24,74 (±6,73), sendo 59 mulheres (61%), 89 solteiros (92%), 47 católicas (48%) e 18 Ovimbundos (19%). Os conceitos de Bioética e ética estiveram incompletos e errados nas duas escolas, a maioria foram contra ao aborto 57 (72%) e 14 (78%), quer na escola Cubana como portuguesa, 10 (13%) das testemunhas de Jeová não aceitariam a transfusão sanguínea, menos 1/3 dos estudantes seriam a favor da eutanásia, 40 (51%) na escola cubana mostraram-se tendencialmente a ter uma atitude mais paternalista, a quebra do sigilo é desconhecida por 56 (71%) e 11 (61%) da escola cubana e da Portuguesa, respetivamente, 63 (80%) das faculdades cubanas e 12 (67%) da Portuguesa optaria pela vacinação, argumentada na base na teoria utilitarista, 46 (58%) das faculdades cubanas responderam acertadamente o conceito de vulnerabilidade humana. Considerações Finais: Depreendemos que a moralidade de base religiosa (igreja católica) pode ter influenciado o posicionamento ético dos estudantes. Mas estudos são necessários com tamanho amostral maiores, com provável inclusão de outros anos, e a auscultação dos professores para se determinar com precisão, como a Bioética está inserida no Ensino médico de Angola. Em função da falta de um programa de credenciamento internacional, que regule o ensino da Bioética, propomos as autoridades acadêmicas angolanas a adoptar a incorporação do tema de forma transversal na carreira, baseada na lógica do Core Curriculum da UNESCO, adaptado ao contexto sócio cultural de Angola.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Introduction: In Angola, Bioethics, as a discipline, is not included in the medical education curriculum, so there is a need to carry out a situational diagnosis in order to verify the level of knowledge of future health professionals about bioethics and some ethical dilemmas. Objective: carry out a situational diagnosis about the insertion of Bioethics teaching in medical schools in Angola, from March 2016 to April 2019. Method: Descriptive study, with a mixed approach, which evaluated profile and level of understanding (in some themes of bioethics) of 4th year students from the five organic units and compared curricular grades in Angola with Portugal, Brazil and Cuba. Results: 100 students were included in the study. Of these, three were excluded, with a 97% response rate. The average age was 24.74 (± 6.73), with 59 women (61%), 89 singles (92%), 47 Catholics (48%) and 18 Ovimbundos (19%). The concepts of Bioethics and ethics were incomplete and wrong in the two schools, the majority were against abortion 57 (72%) and 14 (78%), both in Cuban and Portuguese schools, 10 (13%) of Jehovah's witnesses would not accept blood transfusion, 1/3 less of the students would be in favor of euthanasia, 40 (51%) in the Cuban school tended to have a more paternalistic attitude, the breach of confidentiality is unknown by 56 (71%) and 11 ( 61%) of the Cuban and Portuguese schools, respectively, 63 (80%) of the Cuban colleges and 12 (67%) of the Portuguese schools would opt for vaccination, argued based on the utilitarian theory, 46 (58%) of the Cuban colleges answered correctly the concept of human vulnerability. Final Considerations: We understand that the religious-based morality (Catholic church) may have influenced the students' ethical position. But studies are needed with a larger sample size, with the probable inclusion of other years, and the consultation of teachers to determine precisely, how Bioethics is inserted in the Medical Education of Angola. Due to the lack of an international accreditation program, which regulates the teaching of Bioethics, we propose the Angolan academic authorities to adopt the theme in a transversal way in their careers, based on the logic of UNESCO's Core Curriculum, adapted to the socio-cultural context of Angola.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em BioéticaPrograma de Pós-Graduação em BioéticaSá, Natan Monsores deAlfredo, Edson Joaquim Mayer2020-07-03T22:43:26Z2020-07-03T22:43:26Z2020-07-032019-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALFREDO, Edson Joaquim Mayer. A bioética no ensino médico de Angola. 2019. 122 f., il. Tese (Doutorado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38986info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-20T16:49:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/38986Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-20T16:49:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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