Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo, Mônica Horta
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29095
https://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009
Resumo: Vanda e Estamira seriam apenas mulheres comuns, inseridas em universos sociais desfavorecidos e em vias de extinção. Mas, alçadas pelas mãos de cineastas, são transformadas em personagens de si mesmas e ganham o lugar que historicamente lhes foi sempre negado: o da fala. Ao mesmo tempo em que aproximam o real do representado essas docu-ficções convidam à reflexão acerca do que Zygmunt Bauman define como "vidas desperdiçadas". Com uma linguagem cinematográfica contrária à dos cânones, os cineastas Marcos Prado e Pedro Costa contribuem, por meio de um raro recorte, para a construção identitária de parte das sociedades portuguesa e brasileira. E ainda que seja grande a distância espaço-temporal que separa essas duas mulheres, a comparação das obras é algo possível e fecundo.
id UNB_bcd3169f6213d993a862dbdc758645c8
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/29095
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Azeredo, Mônica Horta2017-12-07T05:05:03Z2017-12-07T05:05:03Z2013AZEREDO, Mônica Horta. Vidas desperdiçadas?: uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 41, p. 149-165, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29095https://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009Vanda e Estamira seriam apenas mulheres comuns, inseridas em universos sociais desfavorecidos e em vias de extinção. Mas, alçadas pelas mãos de cineastas, são transformadas em personagens de si mesmas e ganham o lugar que historicamente lhes foi sempre negado: o da fala. Ao mesmo tempo em que aproximam o real do representado essas docu-ficções convidam à reflexão acerca do que Zygmunt Bauman define como "vidas desperdiçadas". Com uma linguagem cinematográfica contrária à dos cânones, os cineastas Marcos Prado e Pedro Costa contribuem, por meio de um raro recorte, para a construção identitária de parte das sociedades portuguesa e brasileira. E ainda que seja grande a distância espaço-temporal que separa essas duas mulheres, a comparação das obras é algo possível e fecundo.Vanda and Estamira would only be taken as ordinary women placed in underprivileged social universes and on the brink of extinction. However, when hoisted by the hands of filmmakers, they are transformed into characters of their own and make room for something that has always been historically denied to them: the speech. While approaching the realistic to the represented, these docu-fictions are an invitation to ponder over what Bauman defines as "wasted lives". By making use of a cinematographic language contrary to the ones of the canons, the filmmakers Pedro Costa and Marcos Prado contribute to, by means of a rare snip, an identitary and partial construction of the Portuguese and Brazilian society. Despite of the substantial temporal-spatial distance between these two women, the comparison of the works of art is something possible and high-yielding.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB)Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182013000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessVidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro CostaWasted lives? : an analysis of Estamira, by Marcos Prado, and No quarto de Vanda, by Pedro Costainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCrítica cinematográficaRepresentaçãoGêneroSociedadeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_VidasDesperdicadasAnalise.pdfARTIGO_VidasDesperdicadasAnalise.pdfapplication/pdf218438http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29095/1/ARTIGO_VidasDesperdicadasAnalise.pdf5ccecb854821b5a95e230e6cc3e8f65eMD51open access10482/290952023-05-31 21:34:19.399open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/29095Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:34:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Wasted lives? : an analysis of Estamira, by Marcos Prado, and No quarto de Vanda, by Pedro Costa
title Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
spellingShingle Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
Azeredo, Mônica Horta
Crítica cinematográfica
Representação
Gênero
Sociedade
title_short Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
title_full Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
title_fullStr Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
title_full_unstemmed Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
title_sort Vidas desperdiçadas? : uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
author Azeredo, Mônica Horta
author_facet Azeredo, Mônica Horta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo, Mônica Horta
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Crítica cinematográfica
Representação
Gênero
Sociedade
topic Crítica cinematográfica
Representação
Gênero
Sociedade
description Vanda e Estamira seriam apenas mulheres comuns, inseridas em universos sociais desfavorecidos e em vias de extinção. Mas, alçadas pelas mãos de cineastas, são transformadas em personagens de si mesmas e ganham o lugar que historicamente lhes foi sempre negado: o da fala. Ao mesmo tempo em que aproximam o real do representado essas docu-ficções convidam à reflexão acerca do que Zygmunt Bauman define como "vidas desperdiçadas". Com uma linguagem cinematográfica contrária à dos cânones, os cineastas Marcos Prado e Pedro Costa contribuem, por meio de um raro recorte, para a construção identitária de parte das sociedades portuguesa e brasileira. E ainda que seja grande a distância espaço-temporal que separa essas duas mulheres, a comparação das obras é algo possível e fecundo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:05:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEREDO, Mônica Horta. Vidas desperdiçadas?: uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 41, p. 149-165, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/29095
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009
identifier_str_mv AZEREDO, Mônica Horta. Vidas desperdiçadas?: uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 41, p. 149-165, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29095
https://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29095/1/ARTIGO_VidasDesperdicadasAnalise.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ccecb854821b5a95e230e6cc3e8f65e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863764597800960