‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8277 |
Resumo: | Essa dissertação faz uma análise comparativa entre o fazer fílmico do cineasta português Pedro Costa em “No quarto da Vanda”, as questões que levaram o realizador para Fontaínhas, o como a região mudou sua forma de ver e falar cinema, unidos com a ideia de mundo, referencias e momento em que vive, e o fazer fílmico do brasileiro Eduardo Coutinho em “Boca de Lixo”, suas ideias sobre cinema, sobre seu posicionamento enquanto realizador e as questões levantadas no Lixão de São Gonçalo. Ao longo da dissertação surge a necessidade de entender o como apesar das varias semelhanças de ideias dos diretores os filmes são tão diferentes; é a partir dessa constatação que entramos na questão da Epistemologia do Sul do sociólogo Boaventura de Sousa Santos; as questões de consolidação de discursos do hemisfério norte – que são as chamadas epistemologias dominantes – e a feita no hemisfério sul, a dita epistemologia do sul. Isto é, nessa dissertação existe um projeto de justificar as diferenças de linguagem e resultados dos diretores a partir do espaço ao qual os realizadores estão inseridos, ou seja, Costa em Portugal – estando, portanto, inserido num espaço de discurso dominante – e Coutinho no Brasil – produzindo o discurso à margem, com uma forma distinta de ver e falar sobre o mundo. |
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‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimentoMESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOSCOSTA, PEDROCOUTINHO, EDUARDOAUDIOVISUALCINEMAEPISTEMOLOGIALINGUAGEM CINEMATOGRÁFICAAUDIOVISUALCINEMAEPISTEMOLOGYFILM LANGUAGECOSTA, PEDROCOUTINHO, EDUARDOEssa dissertação faz uma análise comparativa entre o fazer fílmico do cineasta português Pedro Costa em “No quarto da Vanda”, as questões que levaram o realizador para Fontaínhas, o como a região mudou sua forma de ver e falar cinema, unidos com a ideia de mundo, referencias e momento em que vive, e o fazer fílmico do brasileiro Eduardo Coutinho em “Boca de Lixo”, suas ideias sobre cinema, sobre seu posicionamento enquanto realizador e as questões levantadas no Lixão de São Gonçalo. Ao longo da dissertação surge a necessidade de entender o como apesar das varias semelhanças de ideias dos diretores os filmes são tão diferentes; é a partir dessa constatação que entramos na questão da Epistemologia do Sul do sociólogo Boaventura de Sousa Santos; as questões de consolidação de discursos do hemisfério norte – que são as chamadas epistemologias dominantes – e a feita no hemisfério sul, a dita epistemologia do sul. Isto é, nessa dissertação existe um projeto de justificar as diferenças de linguagem e resultados dos diretores a partir do espaço ao qual os realizadores estão inseridos, ou seja, Costa em Portugal – estando, portanto, inserido num espaço de discurso dominante – e Coutinho no Brasil – produzindo o discurso à margem, com uma forma distinta de ver e falar sobre o mundo.This dissertation makes a comparative analysis between the filmmaking done by the Portuguese filmmaker Pedro Costa in "No quarto da Vanda", the questions that led the director to Fontaínhas, how the region changed his way of seeing and talking cinema, united with the idea of World, references and moment in which he lives, and the filmmaking of brazilian Eduardo Coutinho in "Boca de Lixo", his ideas about cinema, his position as a director and the issues raised in the Garbage of São Gonçalo. Throughout the dissertation comes the need to understand how despite the various similarities of ideas of the directors the films are so different; It is from this observation that we enter into the question of the Southern Epistemology of the sociologist Boaventura de Sousa Santos; The questions of the consolidation of discourses of the northern hemisphere, which are the so-called dominant epistemologies, and that of the Southern Hemisphere, the so-called epistemology of the South. That is, in this dissertation there is a project to justify the language differences and results of the directors from the space to which the directors are inserted; Costa in Portugal - Being, therefore, inserted in a space of dominant discourse - and Coutinho in Brazil - Producing the speech at the margin, with a distinct way of seeing and speaking about the world.2017-11-21T17:13:59Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8277TID:201756161porSepulveda, Yuri de Aguiar Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:37.595900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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