Diferenças na produção, compartilhamento e (re)uso de dados : a percepção de pesquisadores da Química, Antropologia e Educação
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32559 http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32559 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018. |
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Diferenças na produção, compartilhamento e (re)uso de dados : a percepção de pesquisadores da Química, Antropologia e EducaçãoDifferences in production, sharing and (re)using data, from researchers’ perspective of chemistry, anthropology, and educationComunicação científicaDados de pesquisaCiência abertaDiferenças disciplinaresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.Trata-se de estudo realizado sobre as diferenças disciplinares na produção ou obtenção, no compartilhamento e no (re)uso de dados, a partir da percepção de pesquisadores. O estudo teve como objetivo geral identificar as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e (re)uso de dados de pesquisa em Química, Antropologia e Educação. A fundamentação teórica apresentada pautou-se em discussões sobre aspectos da comunicação científica, especialmente referentes aos dados de pesquisa, à luz das diferenças disciplinares. A pesquisa foi fundamentada na concepção construtivista, na qual foram considerados os pontos de vista dos participantes e os diferentes contextos socioculturais que vivenciam. Do ponto de vista metodológico, é uma pesquisa de natureza descritiva, caracterizada pela adoção de estratégia de investigação qualitativa e do método de levantamento. A população estudada foi constituída por pesquisadores que atuam em programas de pós-graduação em Química, Antropologia e Educação. A amostra selecionada foi estabelecida por meio de amostragem intencional não probabilística, em consonância com o princípio de diversificação, na forma externa (intergrupo), também chamada de contraste. Desse modo, a amostra foi composta por docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Química (três pesquisadores), Antropologia (três pesquisadores) e Educação (quatro pesquisadores), da Universidade de Brasília (UnB). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os pesquisadores que constituíram a amostra deste estudo. O software NVivo (edição Starter) foi utilizado para auxiliar os procedimentos analíticos. A partir dos resultados obtidos no estudo, verificaram-se diferenças entre as três disciplinas no que se refere aos seguintes fatores: práticas de pesquisadores na produção ou obtenção de dados de pesquisa – aspectos que os influenciam; compartilhamento de dados de pesquisa – motivos que os estimulariam ou inibiriam; além das práticas de (re)uso de dados de pesquisa – fatores que os estimulariam ou inibiriam. Após análise comparativa, concluiu-se que em uma mesma disciplina coexistem diferentes linhas de pesquisa, que, por sua vez, fazem uso de métodos e técnicas específicos. Portanto, em cada uma das disciplinas investigadas no estudo, há especificidades em relação às práticas de produção/obtenção, compartilhamento e (re)uso de dados de pesquisa.A study on disciplinary differences in production or achievement, sharing and (re)using data, from researchers’ perspective. The study aimed to identify production/achievement practices, sharing and (re)using research data in Chemistry, Anthropology, and Education. The theoretical framework drew on discussions on aspects of scientific communication, especially those concerning research data, in the perspective of disciplinary differences. Fundaments of this research built in a constructivist conception considering participants’ viewpoints and the different sociocultural contexts they experience. Methodologically, the research nature is of a descriptive nature, adopting a qualitative investigation strategy and survey method. The population in the study was comprised by researchers acting in postgraduate programs in Chemistry, Anthropology, and Education. The selected sample was established by means of non-probabilistic intentional sampling, in consonance with the diversification principle, externally (intergroup), also called contrast. Thus, the sample comprises different tenured professors from the postgraduate program in Chemistry (three researchers), Anthropology (three researchers), and Education (four researchers) at the University of Brasília (UnB). The data were collected by means of semi-structured interviews performed with the researchers comprising the sample in this study. NVivo software (Starter Edition) was employed to help with analytical procedures. From the results obtained in the study, differences stood out among the three disciplinary areas concerning: i) researchers’ practices in producing or achieving research data – aspects influencing them; ii) sharing research data – stimulating or inhibiting motives; and iii) research data (re)use practices – simulating or inhibiting factors. After a comparative analysis, the conclusion we reach is that different lines of research coexist in the same discipline, which use specific methods and techniques. Therefore, there are specificities concerning production/achievement practices, and research data (re)use and sharing in each one of the disciplines investigated in this study.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLeite, Fernando César LimaCarvalho, Érika Rayanne Silva de2018-09-03T20:37:04Z2018-09-03T20:37:04Z2018-09-032018-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Érika Rayanne Silva de. Diferenças na produção, compartilhamento e (re)uso de dados: a percepção de pesquisadores da Química, Antropologia e Educação visual. 2018. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32559http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32559A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T13:16:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/32559Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T13:16:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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