Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mônica Regina Colaço dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32842
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
id UNB_be0839d759763763f2d393fdab9e0726
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32842
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vividoAprendizagem lúdicaEnsino fundamentalCurrículo educacionalCurrículos - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.O lúdico é um elemento subjetivo e constitutivo do ser, adulto ou criança em algum momento da vida já vivenciou uma experiência lúdica. A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, em seu documento normativo intitulado “Currículo em Movimento” (2014), estabelece a ludicidade como eixo integrador para todo o Ensino Fundamental. Neste sentido, o foco do trabalho foi analisar a relação entre ludicidade e as estratégias pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar no início de escolarização a partir das prescrições curriculares, das concepções dos docentes e das vivências dos estudantes. Uma pesquisa qualitativa que se configurou em um estudo de caso, com contribuições da análise de conteúdos baseada em Bardin (2011). Utilizamos núcleos conceituais, a priori, para identificação de elementos da ludicidade, foram eles BRINC; BRINQ; JOG e LUDIC. No âmbito das dimensões prescritas, foram realizadas pesquisas nos Currículos Estaduais, com maior ênfase sobre o lúdico; uma análise detalhada do documento do Distrito Federal e, por último, na categorização dos Projetos Políticos Pedagógicos (P.P.P.) de três escolas. No processo de ensino, o contato com as professoras para nos aproximarmos de suas reflexões. E para o vivido, uma conversa com três estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental que narraram experiências sobre o lúdico na escola, com destaque para a transição entre a educação infantil e o início do Ensino Fundamental, e ainda doaram para a pesquisa o registro em desenho de suas brincadeiras favoritas. Foram convocados para contributo teórico Borba (2006, 2007), Brougère (1998, 2015), Huizinga (2012), Kishimoto (2001, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2015, 2016), Libâneo (2002), Moura (1994, 2011) e Muniz (2002, 2010). Dá análise dos Currículos Estaduais, foi possível identificar, como resultado deste estudo, reunir o lúdico como indicação, tanto como objetivo, quanto como conteúdo curricular oficial. Observamos uma junção do lúdico a vários elementos da aprendizagem como autonomia, criatividade, e pensamento matemático. Percebemos também uma forte tendência para união da ludicidade aos conteúdos de Artes e Educação Física e detalhamos o radical JOG, que teve o maior quantitativo encontrado. Identificamos ainda algumas formas de inconsistências às propostas lúdicas presentes nos P.P.P. Quanto às professoras, elas enumeraram sobre as práticas exitosas ao utilizarem a ludicidade enquanto estratégia pedagógica. E nas vivências dos estudantes, pudemos apreender que eles têm grande prazer em aprender brincando, o que indica que a ludicidade é parte integrante do sujeito.Ludic is a constitutive element of the being, adult or child at some point in life had experienced a playful experience. Playfulness is on the formal curriculum of Secretary of State for Education of Distrito Federal, named “Currículo em Movimento” (2014), as an axis for all Elementary Education. In this regard, the work focus was playfulness comprehension as a pedagogic strategy in the school space. Content analysis based on Bardin (2011) provided elements for normative curriculum investigation with focus on ludic. We used conceptual centre for identification of playfulness elements, were they BRINC; BRINQ; JOG and LUDIC. These radicals were used on the first objective, which correspond to official documents analysis. We submitted this technique in three moments, from state curricula, with more emphasis about ludic; in the document analysis of Distrito Federal and, for last, on categorization of political pedagogical project (P.P.P.) of three schools. In the teaching process, the contact with the teachers to approach their reflections. And for the lived, a conversation with three students of the first year of Elementary School who narrated experiences on the playful in school, highlighting the transition between early childhood education and the beginning of Elementary School, and also donated for research the registration in drawing your favorite games. Were convened to theoretical contribution Borba (2006, 2007), Brougère (1998, 2015), Huizinga (2012), Kishimoto (2001, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2015, 2016), Libâneo (2002 ), Moura (1994, 2011), Muniz (2002, 2010). Therefore, as result of this research, was possible to gather the ludic as indication, both as objective and as an official curricular content. We underscored the join of playfulness to several elements of learning as autonomy, creativity, and mathematical thought. We realized a strong tendency to the unit of playfulness to Art and Physical Education contents and we detailed the radical JOG, which had the major quantitative found. We identified some ways of resistance to ludic proposals presents on P.P.P. As for the teachers, they enumerated on the successful practices when using playfulness as pedagogical strategy. And in the experiences of the students, we have been able to apprehend that they take great pleasure in learning to play, which indicates that playfulness is an integral part of the subject.Sá, Antônio Villar Marques deSantos, Mônica Regina Colaço dos2018-10-18T22:25:53Z2018-10-18T22:25:53Z2018-10-182018-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Mônica Regina Colaço dos. Dimensões lúdicas: prescrito, ensinado e vivido. 2018. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32842A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/32842Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido
title Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido
spellingShingle Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido
Santos, Mônica Regina Colaço dos
Aprendizagem lúdica
Ensino fundamental
Currículo educacional
Currículos - avaliação
title_short Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido
title_full Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido
title_fullStr Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido
title_full_unstemmed Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido
title_sort Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido
author Santos, Mônica Regina Colaço dos
author_facet Santos, Mônica Regina Colaço dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Antônio Villar Marques de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mônica Regina Colaço dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem lúdica
Ensino fundamental
Currículo educacional
Currículos - avaliação
topic Aprendizagem lúdica
Ensino fundamental
Currículo educacional
Currículos - avaliação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18T22:25:53Z
2018-10-18T22:25:53Z
2018-10-18
2018-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Mônica Regina Colaço dos. Dimensões lúdicas: prescrito, ensinado e vivido. 2018. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32842
identifier_str_mv SANTOS, Mônica Regina Colaço dos. Dimensões lúdicas: prescrito, ensinado e vivido. 2018. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580845399900160