O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nizio, Thomas Félix Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47087
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
id UNB_be0c7db65e8b789ae565cdda2bc7e226
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/47087
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Nizio, Thomas Félix SousaCarvalho, Bruno Leal Pastor de2023-12-26T16:57:36Z2023-12-26T16:57:36Z2023-12-262023-06-28NÍZIO, Thomas Félix Sousa. O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019). 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47087Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.O presente trabalho procura discutir e compreender a relação dos museus históricos com seus públicos no começo do século XXI. Para isso, a pesquisa busca analisar as ações museográficas do Museu Histórico Nacional entre 2010 a 2019, os anos de preparação para o centenário do museu antes da pandemia de Covid-19. Após 2020, o Brasil viveu outro bicentenário e o museu viveu outro centenário enquanto as ações até 2019 se tornaram um projeto almejado guardado pelo passado. Entretanto, meu objetivo se volta na compreensão do museu sobre seus públicos. Desta maneira, proponho ver este projeto imaginado, suas produções colaborativas, a participação coletiva de públicos, das ações educativas programadas e mediadas, e das redes sociais em engajamento crescente. Por fim, busca-se debater estas ações para entender como o Museu Histórico Nacional entendeu e se relacionou com seus públicos apoiados em suas agências, ao discutirmos a Nova Museologia, a História Pública, a Mediação Cultural e a Autoridade Compartilhada.The present work seeks to discuss and understand the relationship between historical museums and their publics at the beginning of the 21st century. For this, the research seeks to analyze the museographic actions of the Museu Histórico Nacional between 2010 and 2019, the years of preparation for the centenary of the museum before the Covid-19 pandemic. After 2020, Brazil lived another bicentennial and the museum lived another centenary while the actions until 2019 became a desired project guarded by the past. However, my goal turns to the museum's understanding of its publics. In this way, I propose to see this imagined project, its collaborative productions, the collective participation of publics, programmed and mediated educational actions, and its social media in growing engagement. Finally, we seek to discuss these actions to understand how the Museu Histórico Nacional understood and related to its public supported by its agencies, when discussing the New Museology, Public History, Cultural Mediation and Shared Authority.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaporO Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMuseus históricos - BrasilMuseu Histórico Nacional (Brasil)Mediação culturalMuseus - públicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALThomas Félix Sousa Nizio_Dissertacao.pdfThomas Félix Sousa Nizio_Dissertacao.pdfapplication/pdf2201435http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47087/1/Thomas%20F%c3%a9lix%20Sousa%20Nizio_Dissertacao.pdf14d456bfa38d7ed62b1f56f50ad384e8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47087/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/470872023-12-26 13:57:36.68open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47087U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-12-26T16:57:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)
title O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)
spellingShingle O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)
Nizio, Thomas Félix Sousa
Museus históricos - Brasil
Museu Histórico Nacional (Brasil)
Mediação cultural
Museus - público
title_short O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)
title_full O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)
title_fullStr O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)
title_full_unstemmed O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)
title_sort O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)
author Nizio, Thomas Félix Sousa
author_facet Nizio, Thomas Félix Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nizio, Thomas Félix Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Bruno Leal Pastor de
contributor_str_mv Carvalho, Bruno Leal Pastor de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Museus históricos - Brasil
Museu Histórico Nacional (Brasil)
Mediação cultural
Museus - público
topic Museus históricos - Brasil
Museu Histórico Nacional (Brasil)
Mediação cultural
Museus - público
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-26T16:57:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-26T16:57:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NÍZIO, Thomas Félix Sousa. O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019). 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47087
identifier_str_mv NÍZIO, Thomas Félix Sousa. O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019). 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47087/1/Thomas%20F%c3%a9lix%20Sousa%20Nizio_Dissertacao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47087/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 14d456bfa38d7ed62b1f56f50ad384e8
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863954063949824