Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calouros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Armando de Morais
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6044
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_be446ff16ae199c85658ef3958ad2b10
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6044
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calourosEstudantes universitáriosUniversidades e faculdadesCriatividade (Educação)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.Este estudo tem como proposta principal compreender os impactos de um espaço curricular criativo na subjetividade de alunos calouros do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem como preocupação a contribuição na edificação de uma prática educativa que seja um ambiente de aprendizagem e de desenvolvimento, onde a humanização e a criatividade ocorram. Para tanto, utilizou-se da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey e da abordagem da criatividade como processo da subjetividade proposta por Mitjáns Martínez. A pesquisa se deu em dois eixos: no primeiro, trabalhamos com os alunos em sua totalidade e tivemos indicadores de como esse grupo evoluiu, no segundo, aprofundamos a nossa investigação por meio do estudo de dois casos. A metodologia da pesquisa fundamentou-se na Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey. Foram utilizados vários instrumentos como: completamento de frases, construção de frases, redação, questionários, entrevistas etc. Entre os impactos do espaço curricular na subjetividade dos alunos foram identificados que: a elaboração da condição de calouro é favorecida pela subjetividade social da sala de aula e que a mudança na representação da universidade e do curso de Pedagogia é facilitada pela produção de novos sentidos subjetivos. Concluímos também que as práticas pedagógicas orientadas pela consideração da aprendizagem como processo de constituição de sentido favorece a inserção do calouro no ensino superior e que a existência de elementos criativos no espaço curricular de Oficina Vivencial foi fundamental para que ocorressem impactos subjetivos nos alunos. A pesquisa revelou, por fim, que os impactos identificados não se deram em todos os discentes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research aims to understand the main impacts of a creative space inside the academic curriculum over the subjectivity of freshmen students of a degree program of Pedagogy of the College of Education, in the University of Brasilia. Its concern is to contribute to the acceptance of educational practice as an environment of learning and development, where the humanization and creativity may occur. Therefore, we used the Theory of Subjectivity developed by González Rey and the approach of creativity as a process of subjectivity proposed by Mitjáns Martínez. The research had a twofold axis: first, students were taken as a whole, which allowed us to find indicators to follow how this group evolved and second, we deepened our research through the study of two cases. The research methodology was based on Qualitative Epistemology developed by González Rey. A range of instruments were used such as: completing sentences, building sentences, writing, questionnaires, interviews etc. Among the impacts of creative space inside the academic curriculum over the subjectivity of freshmen students were identified: the development of the condition of freshman is favored by the subjectivity of social environment in the classroom and the change in the representation of the university and the pedagogy course is facilitated by the production of new subjective meanings. We also concluded that the pedagogical practices guided by considering learning as a process of meaning constitution favor the insertion of freshman in academic education and that the existence of creative elements in the curricular space of the Experiential Workshop was essential to trigger subjective impacts on students. The survey showed, finally, that the impacts identified did not appear in all students.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMitjáns Martínez, AlbertinaVeloso, Armando de Morais2010-12-02T00:52:20Z2010-12-02T00:52:20Z2010-12-022010-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVELOSO, Armando de Morais. Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade: um estudo com alunos calouros. 2010. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6044info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:51:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/6044Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:51:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calouros
title Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calouros
spellingShingle Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calouros
Veloso, Armando de Morais
Estudantes universitários
Universidades e faculdades
Criatividade (Educação)
title_short Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calouros
title_full Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calouros
title_fullStr Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calouros
title_full_unstemmed Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calouros
title_sort Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade : um estudo com alunos calouros
author Veloso, Armando de Morais
author_facet Veloso, Armando de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mitjáns Martínez, Albertina
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Armando de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Universidades e faculdades
Criatividade (Educação)
topic Estudantes universitários
Universidades e faculdades
Criatividade (Educação)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-02T00:52:20Z
2010-12-02T00:52:20Z
2010-12-02
2010-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VELOSO, Armando de Morais. Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade: um estudo com alunos calouros. 2010. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6044
identifier_str_mv VELOSO, Armando de Morais. Um espaço criativo e seu impacto na subjetividade: um estudo com alunos calouros. 2010. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508303562047488