Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo França
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Barbato, Silviane Bonaccorsi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21950
Resumo: Buscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas por um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b) tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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spelling Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotoresConception of teachers on school inclusion of students with neuromotor disordersLa conception de maîtres sur l'inclusion des élèves avec des déficiences neuromotricesConcepciones de professores sobre la inclusión escolar de almnos con disfunciones neuromotoraInclusão escolarReabilitaçãoDoenças neuromusculares em criançasBuscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas por um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b) tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe identification and analysis of the conceptions of teachers on school inclusion of students with neuromotor disorders was attempted in this article. Twelve teachers from regular schools participated in the semi-structured interviews conducted individually by a hospital professor on the learning process of students with neuromotor disorders. The data were taped, transcribed and then submitted to a thematic dialogical analysis, thus allowing for a comprehension of the enunciates. The conceptions of the teachers focused on the themes: a) diagnostic; b) treatment; c) development and learning. Significances denoting the collision between old and new models of development and learning of students with special needs were enunciated. The results indicated that, according to the participants, the relation of cooperation established between regular and hospital teachers collaborated to the comprehension of school inclusion of their students as well as the clarification of doubts and questions about diagnostics, treatment and mediations. _________________________________________________________________________________ RÉSUMÉDans cet article l’on a tenté d’identifier et d’analyser les conceptions de maîtres sur l’inclusion d’élèves avec des déficiences neuromotrices. Douze maîtres provenant d’écoles régulières ont participé dans des entrevues semi-structurées conduites individuellement par un professeur hospitalier sur le processus d’apprentissage d’élèves avec des déficiences neuromotrices. Les données ont été enregistrées, transcrites et ensuite soumises à une analyse thématique dialogique qui a permit une compréhension des énoncés. Les conceptions des maîtres ont focalisé sur les thèmes suivants: a) diagnostique; b) traitement; c) développement et apprentissage. Des signifiants ont été énoncés dénotant la collision entre les nouveaux et les vieux modèles de développement et d’apprentissage d’étudiants avec des besoins spéciaux. Les résultats ont indiqué que, selon les participants, la relation de coopération établie entre les maîtres réguliers et les maîtres hospitaliers a aidé à la compréhension de l’inclusion scolaire de leurs étudiants bien comme a clarifié des doutes et répondu aux questions au sujet de diagnostiques, traitement et médiations. _________________________________________________________________________________ RESUMENSe buscó en este trabajo identificar y analisar las concepciones de profesores sobre la inclusión escolar de alumnos con disfunciones neuromotoras. Doce profesores de escuelas regulares participaron de entrevistas semiestructuradas individuales conducidas por un profesor hospitalar acerca del proceso enseñanza-aprendizaje de alumnos con disfunciones neuromotoras. Los datos, grabados y transcritos, fueron sometidos a un análisis temático dialógico permitiendo la comprensión de las enunciadas. Las concepciones de los profesores focaron los temas: a) diagnóstico; b) tratamiento; c) desarrollo-aprendizaje. Fueron enunciados significados denotando el embate entre modelos antiguos y nuevos sobre desarrollo y aprendizaje de alumnos con necesidades especiales. Los resultados indicaron que, según los participantes, la relación de cooperación establecida entre los profesores regulares y el hospitalar contribuye para la comprensión del proceso de inclusión escolar de sus alumnos, bien como el esclarecimiento de dudas y cuestiones sobre diagnósticos, tratamientos y mediaciones.Faculdade de Educação - UnB2016-12-16T12:23:00Z2016-12-16T12:23:00Z2006-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Paulo França; BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Linhas Críticas (UnB), v. 12, N. 23, p. 245-261, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1613/1237>. Acesso em: 15 dez. 2016http://repositorio.unb.br/handle/10482/21950Linhas Críticas (UnB) - Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 15 dez. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Paulo FrançaBarbato, Silviane Bonaccorsiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/21950Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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