A concepção da criança com deficiência neuromotora e seus pais sobre a fisioterapia : estudo qualitativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13105 |
Resumo: | Resumo: Objetivo: Investigar a concepção de crianças com deficiência neuromotora e seus pais sobre a fisioterapia Métodos: Estudo qualitativo realizado por meio de entrevista semiestruturada com crianças com deficiência neuromotora, em idade escolar e seus pais Foram entrevistados 18 participantes: seis crianças, seis pais e seis mães As crianças tinham idade entre 8 a 11 anos, três do sexo masculino e três do feminino, tempo médio de fisioterapia de 8,67 anos (DP 2,65), todos frequentavam o Ambulatório de Fisioterapia Pediátrica do Hospital Universitário de Londrina A idade média das mães foi de 37,83 anos (DP 5,34), a mediana da idade dos pais foi de 4,5 anos (31 a 43 anos) O roteiro de entrevista foi submetido à avaliação de juízes para verificar adequação ao tema proposto e por entrevistas pilotos para ajustes de linguagem Foram coletados dados sóciodemográficos e da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para critério de exclusão no domínio comunicação e caracterizar a população no domínio mobilidade Os dados numéricos foram tratados de forma descritiva e as entrevistas passaram por processo de categorização As categorias passaram por análise de juízes, a fim de testar a confiabilidade entre observadores Resultados: A análise dos relatos permitiu a construção de cinco categorias analíticas para as crianças e cinco para os pais denominadas: (1) Eu faço fisioterapia porque/ Meu filho faz fisioterapia porque; (2) Na fisioterapia eu faço/ Na fisioterapia meu filho faz; (3) Com a fisioterapia eu/ Eu percebo que com a fisioterapia meu filho; (4) Então, fisioterapia pra mim é/ Pra mim, fisioterapia é; e (5) Eu espero que a fisioterapia O estudo evidenciou que a concepção da criança sobre a fisioterapia está relacionada à dificuldade funcional percebida por ela, causada pela sua deficiência Os pais revelaram acompanhar a intervenção e o desenvolvimento de seus filhos, associando a fisioterapia a um tratamento necessário e eficaz As mães conceberam a fisioterapia como tratamento essencial para aquisições motoras, que irão possibilitar qualidade de vida, independência funcional e desenvolvimento de atividades laborais As expectativas das crianças em relação à fisioterapia relacionam-se com a melhora das dificuldades percebidas por elas; pais e mães esperam a reabilitação total de seus filhos, ficando evidente a necessidade do fisioterapeuta de orientação e troca de informações reais, a fim de esclarecer o prognóstico, e oferecer suporte não somente para recuperação motora e funcional, mas social, psicológica e ambiental da criança e sua família Conclusão: A concepção de fisioterapia para as crianças é de ajuda e de auxílio para a sua melhora funcional Para os pais, a fisioterapia é uma ciência realizada por meio de técnicas e exercícios específicos, com objetivos definidos para cada caso, que modifica o comportamento de seus filhos Para as mães, a fisioterapia é uma ajuda que possibilita autonomia e qualidade de vida a seus filhos Para as crianças, pais e mães esta concepção está relacionada às experiências que eles vivenciam na fisioterapia, ligado às condutas fisioterapêuticas e suas expectativas |
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A concepção da criança com deficiência neuromotora e seus pais sobre a fisioterapia : estudo qualitativoFisioterapia para criançasCriançasExercícios terapêuticosDoenças neuromuscularesTratamentoPhysical therapy for childrenExercise therapy for childrenResumo: Objetivo: Investigar a concepção de crianças com deficiência neuromotora e seus pais sobre a fisioterapia Métodos: Estudo qualitativo realizado por meio de entrevista semiestruturada com crianças com deficiência neuromotora, em idade escolar e seus pais Foram entrevistados 18 participantes: seis crianças, seis pais e seis mães As crianças tinham idade entre 8 a 11 anos, três do sexo masculino e três do feminino, tempo médio de fisioterapia de 8,67 anos (DP 2,65), todos frequentavam o Ambulatório de Fisioterapia Pediátrica do Hospital Universitário de Londrina A idade média das mães foi de 37,83 anos (DP 5,34), a mediana da idade dos pais foi de 4,5 anos (31 a 43 anos) O roteiro de entrevista foi submetido à avaliação de juízes para verificar adequação ao tema proposto e por entrevistas pilotos para ajustes de linguagem Foram coletados dados sóciodemográficos e da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para critério de exclusão no domínio comunicação e caracterizar a população no domínio mobilidade Os dados numéricos foram tratados de forma descritiva e as entrevistas passaram por processo de categorização As categorias passaram por análise de juízes, a fim de testar a confiabilidade entre observadores Resultados: A análise dos relatos permitiu a construção de cinco categorias analíticas para as crianças e cinco para os pais denominadas: (1) Eu faço fisioterapia porque/ Meu filho faz fisioterapia porque; (2) Na fisioterapia eu faço/ Na fisioterapia meu filho faz; (3) Com a fisioterapia eu/ Eu percebo que com a fisioterapia meu filho; (4) Então, fisioterapia pra mim é/ Pra mim, fisioterapia é; e (5) Eu espero que a fisioterapia O estudo evidenciou que a concepção da criança sobre a fisioterapia está relacionada à dificuldade funcional percebida por ela, causada pela sua deficiência Os pais revelaram acompanhar a intervenção e o desenvolvimento de seus filhos, associando a fisioterapia a um tratamento necessário e eficaz As mães conceberam a fisioterapia como tratamento essencial para aquisições motoras, que irão possibilitar qualidade de vida, independência funcional e desenvolvimento de atividades laborais As expectativas das crianças em relação à fisioterapia relacionam-se com a melhora das dificuldades percebidas por elas; pais e mães esperam a reabilitação total de seus filhos, ficando evidente a necessidade do fisioterapeuta de orientação e troca de informações reais, a fim de esclarecer o prognóstico, e oferecer suporte não somente para recuperação motora e funcional, mas social, psicológica e ambiental da criança e sua família Conclusão: A concepção de fisioterapia para as crianças é de ajuda e de auxílio para a sua melhora funcional Para os pais, a fisioterapia é uma ciência realizada por meio de técnicas e exercícios específicos, com objetivos definidos para cada caso, que modifica o comportamento de seus filhos Para as mães, a fisioterapia é uma ajuda que possibilita autonomia e qualidade de vida a seus filhos Para as crianças, pais e mães esta concepção está relacionada às experiências que eles vivenciam na fisioterapia, ligado às condutas fisioterapêuticas e suas expectativasDissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoAbstract: Objective: To investigate the conception of children with neuromotor disabilities and their parents about physical therapy Methods: A qualitative study was conducted through semi-structured interviews with children with neuromotor disabilities, school age and their parents We interviewed 18 participants: six children, six fathers and six mothers The children were aged between 8 and 11 years, three males and three females, mean therapy of 867 years (SD 265), all attended the Ambulatory Pediatric Physical Therapy, University Hospital of Londrina The average age of mothers was 3783 years (SD 534); the median age of fathers was 45 years (31 to 43 years) The interview was submitted to the judges to determine suitability for the proposed theme and by interviewing pilots for language adaptation We collected sociodemographic data and International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) for exclusion criterion in the communication domains and characterize the population in the mobility domains Numerical data were treated descriptively and interviews passed categorization process The categories were analysis by experienced judges in order to test the reliability between observers Results: The analysis of the reports allowed the construction of five analytical categories for children and five for parents: (1) I do physical therapy because / My son does physical therapy because, (2) In physical therapy I do / In physical therapy my son does, (3) With the physical therapy I / I realize that with physical therapy my son, (4) So is physical therapy for me / To me physical therapy is , and (5) I hope the physical therapy The study showed that the child's conception of physical therapy is related to functional difficulty perceived by it caused by their disability Fathers revealed monitor the intervention and development of their children, describing the physical therapy treatment necessary and effective Mothers, conceived the physical therapy as a treatment essential for motor skills, which will enable quality of life, functional independence and development of work activities The expectations of children in relation to physical therapy are related to the improvement of the difficulties perceived by them, parents expect the total rehabilitation of their children, became evident the need for the physiotherapist guidance and exchange of real information in order to clarify the prognosis, and support not only for motor recovery and functional, but social, psychological and environmental aspects of child and family Conclusion: The conception of physical therapy for children interviewed is help and assistance for their functional improvement For parents, the physical therapy is a science performed using specific techniques and exercises, with defined objectives for each case, which modifies the behavior of their children For mothers, the physical therapy is an aid that allows autonomy and quality of life for their children For children and parents this conception is related with their experiences that they experience in physical therapy, linked physical therapy conduct to their expectationsFujisawa, Dirce Shizuko [Orientador]Trelha, Celita SalmasoManzini, Eduardo JoséIzumi, Adriana Yuki2024-05-01T14:07:18Z2024-05-01T14:07:18Z2012.0016.02.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13105porMestradoCiências da ReabilitaçãoCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:29Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:29Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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