E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Janine de Lucena
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2735
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
id UNB_be841c5587bb45fd12bc9436e22cba90
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2735
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docenteProfessores e alunosProfessores - desempenhoAvaliação educacional - educadorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.O presente estudo consistiu em analisar a avaliação do desempenho docente. Para isso foi conduzida uma pesquisa qualitativa em uma instituição privada de educação superior, no Distrito Federal. Como objetivo geral buscou-se compreender a sistemática de avaliação do desempenho dos professores do Curso de Pedagogia. Os objetivos específicos consistiram em analisar: os objetivos da avaliação do desempenho docente; a operacionalização da avaliação do desempenho docente: instrumentos utilizados e periodicidade de aplicação desses instrumentos; os documentos que orientam a sistemática de avaliação do desempenho docente adotada pela instituição; e as percepções de professores e alunos sobre a sistemática de avaliação do desempenho docente utilizada pela instituição. Foram coletados dados por meio de questionários aplicados a alunos e professores do quinto semestre do Curso de Pedagogia, os quais foram analisados à luz da literatura sobre a temática. Analisaram-se os seguintes documentos: o que trata da avaliação institucional da instituição pesquisada; o questionário utilizado pela instituição para a avaliação do desempenho docente realizada pelos alunos; e o questionário para auto-avaliação pelos professores. Outra fonte de coleta de dados foi a entrevista realizada com o coordenador da CPA. Constatou-se que a avaliação do desempenho docente tem sido um meio para a melhoria do trabalho pedagógico da instituição, consistindo em um processo que se encontra em construção. A instituição tem procurado conjugar as informações obtidas pela avaliação do desempenho docente realizada pelos alunos com as informações coletadas junto aos professores. No entanto, observou-se a existência de desencontro de percepções dos alunos e dos professores em relação à sistemática de avaliação do desempenho docente. Percebeu-se a coexistência das duas funções da avaliação: a formativa e a somativa. Os alunos apontaram que a avaliação não tem continuidade e é realizada somente ao final do semestre. Em relação às modificações do trabalho pedagógico decorrentes da avaliação do desempenho docente, muito embora os professores tenham afirmado que realizam mudanças, um número pequeno de alunos disse que percebe essas alterações. Como conclusão, o estudo aponta a partir dos dados coletados, alguns desafios que a avaliação do desempenho docente enfrenta, principalmente, nos cursos de formação de professores, uma vez que a avaliação assume importância especial por possibilitar a vivência do processo avaliativo que poderá ser reproduzido em seu local de trabalho. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims at analyzing the assessment of teachers' performance. In order to do so, a qualitative research was conducted at a higher education private institution in Brasília. The main objective was to understand the system to assess teachers' performance in the Pedagogy Course. The study had the following specific objectives: to analyze the objectives of teachers' performance assessments, the operationalization of teachers' performance assessment, the procedures that were used and how often they were used, the documents which guided the assessment system adopted by the institution, and the perception of teachers and students on the teachers' performance assessment system adopted by the institution. Data was collected by means of questionnaires given to 5th semester students and teachers of the Pedagogy Course. These questionnaires were analyzed based on the literature on the matter. The following documents have been analyzed: the one on the institutional assessment and that of the institution's Own Assessment Committee; the questionnaire used by the institution to assess teachers' performance (given to students); and the teachers' self-assessment questionnaire. Another source of data collection was the interview done with the coordinator of the institution's Own Assessment Committee. It was found that teachers' performance assessment has been a means to improve the institution's pedagogical work, and this has been a work in progress. The institution has been trying to join the information gathered with the assessment conducted by the students with the information collected with the teachers. However, the existence of a difference of perception has been observed, both from the students and the teachers in relation to the teachers' performance assessment system. Two functions of the assessment coexist: a formative one and a summative one. Students have claimed that the assessment has no continuity and it is conducted only in the end of the term. As a conclusion, the data colected on the study indicates some challenges faced by the professor teacher performance assessment. Remarkably, it can be observed from teacher formation courses, since the asessment became specially important when it allows the assessment process experience that could be reproduced on teachers workplace.Villas Boas, Benigna Maria de FreitasCosta, Janine de Lucena2009-12-15T23:39:55Z2009-12-15T23:39:55Z2007-03-152007-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Janine de Lucena. E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente. 2007. 119 f. (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2735info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/2735Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente
title E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente
spellingShingle E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente
Costa, Janine de Lucena
Professores e alunos
Professores - desempenho
Avaliação educacional - educador
title_short E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente
title_full E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente
title_fullStr E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente
title_full_unstemmed E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente
title_sort E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente
author Costa, Janine de Lucena
author_facet Costa, Janine de Lucena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Janine de Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos
Professores - desempenho
Avaliação educacional - educador
topic Professores e alunos
Professores - desempenho
Avaliação educacional - educador
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-15
2007-03-15
2009-12-15T23:39:55Z
2009-12-15T23:39:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Janine de Lucena. E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente. 2007. 119 f. (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2735
identifier_str_mv COSTA, Janine de Lucena. E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente. 2007. 119 f. (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580920540856320