Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seara, Ana Carolina
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89354
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_343e423c61d5940f87049af2e5872845
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89354
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aulaPsicologiaProfessores -Avaliação por alunosDesempenhoAlunosAvaliaçãoProfessores e alunosPratica de ensinoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O sistema avaliativo institucional necessita ser melhor estudado para dar visibilidade à atividade do professor e para que seus resultados contribuam para o desenvolvimento profissional docente e aperfeiçoamento da qualidade do ensino. Assim, fez-se relevante responder a pergunta "quais são as percepções de professores e de alunos sobre o desempenho docente em sala de aula?". Para isso, foram elaborados dois instrumentos de observação semelhantes: um com a finalidade de verificar a percepção de alunos sobre o desempenho do professor e o outro abrangendo questões relativas à percepção do próprio professor de seu desempenho em sala de aula. Participaram desta pesquisa 64 alunos e cinco professores de um curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Os resultados obtidos com esta pesquisa são referentes às preocupações do professor em relação a três etapas do semestre, e concernentes à concordância e discordância de percepções entre professores e alunos em relação aos aspectos investigados (medida através da diferença entre as notas atribuídas por ambos). Os resultados permitiram verificar que existem diferenças entre as percepções de professores e de alunos que variam de acordo com o aspecto avaliado. Por meio de uma análise dos dados, foi possível se obter um indicativo importante sobre aquilo que o professor faz (ou diz fazer) e aquilo que é percebido desse fazer (ou do discurso sobre esse fazer).Florianópolis, SCKubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaSeara, Ana Carolina2012-10-22T19:46:54Z2012-10-22T19:46:54Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 f.| tabs.application/pdf228304http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89354porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:10:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89354Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:10:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula
title Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula
spellingShingle Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula
Seara, Ana Carolina
Psicologia
Professores -
Avaliação por alunos
Desempenho
Alunos
Avaliação
Professores e alunos
Pratica de ensino
Avaliação
title_short Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula
title_full Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula
title_fullStr Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula
title_full_unstemmed Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula
title_sort Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula
author Seara, Ana Carolina
author_facet Seara, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Seara, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Professores -
Avaliação por alunos
Desempenho
Alunos
Avaliação
Professores e alunos
Pratica de ensino
Avaliação
topic Psicologia
Professores -
Avaliação por alunos
Desempenho
Alunos
Avaliação
Professores e alunos
Pratica de ensino
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T19:46:54Z
2012-10-22T19:46:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 228304
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89354
identifier_str_mv 228304
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652360984035329