Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Zaira Zangrando
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45095
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
id UNB_beaf09b7b23179700a2413d93bfd21eb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45095
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTSStudent engagement in educational practices based on STS educationCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Engajamento estudantilPráticas educativasTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.No campo das práticas educativas fundamentadas pela educação CTS, a questão do engajamento dos alunos é amplamente verbalizada, no entanto, há poucos aprofundamentos teóricos sobre o tema. Diante disso, esta tese tem como objetivo elucidar o que caracteriza o engajamento dos estudantes em práticas educativas CTS. Para tanto, a presente investigação tomou como referência os propósitos da educação CTS e de estudos do campo da educação científica, em especial, os pressupostos do educador Paulo Freire, além de uma ampla revisão dos trabalhos da área de ensino de Ciências por meio da Análise Textual Discursiva. À vista disso, no primeiro momento, fez-se necessário compreender e identificar os diferentes aspectos relacionados ao objeto de estudo e caracterizar as inter-relações com os pressupostos freireanos. Essa etapa possibilitou identificar aspectos influenciadores do engajamento dos estudantes, entre eles: aspectos contextuais; curriculares e didático metodológicos, relacionais e afetivos. Concomitantemente, foi realizada uma imersão investigativa nas práticas de sala de aula, especificamente, nas teses brasileiras, nos artigos publicados nas revistas da área e nos trabalhos apresentados no ENPEC. Esse processo investigativo evidenciou que o engajamento dos estudantes em práticas educativas CTS é caracterizado por três dimensões possíveis, tais quais: “exercício de voz”, “mobilização e apropriação do conhecimento” e “ações sociopolíticas”, em diferentes níveis de criticidade. Adicionalmente, para complementar as compreensões emergidas deste estudo, foi delimitada uma nova amostra de trabalhos, em particular, as dissertações profissionais com foco em práticas educativas CTS, com vistas a identificar e consolidar as dimensões e os níveis de engajamento possíveis evidenciados durante o exercício teórico-prático.In the area of STS based education, the matter of student engagement is constantly discussed, but there are, actually, few theoretical studies about the theme. Considering such fact, this thesis aims at clarifying what characterizes student engagement in STS educational practices. For such, this research uses, as references, the goals of STS education, as well as field studies on scientific education, specially those based on the teachings of Paulo Freire. It also performed a wide review of studies on Science education via Textual Speech Analysis. Having these goals in sight, initially, it is necessary to understand and characterize the different aspects related to the topic and identify the interrelations of those with Freire’s considerations. This stage of analysis made it possible to identify influencing aspects in student engagement, among others: contextual, curricular, didactic and methodological aspects, relational aspects, as well as elements related to affection and empathy. Simultaneously, it performed an investigative immersion in classroom practices by means of studying Brazilian thesis, articles in specialized magazines and works presented on ENPEC. This investigative process made clear that student engagement in STS education is characterized by 3 possible dimensions: “speech exercise”, “mobilization and appropriation of knowledge” and “sociopolitical actions”, with different levels of criticism. Moreover, to complement the understanding that arose from this study, a new sample of works, specially dissertations focused on STS educational practices was set with the goal of further identify and consolidate the dimensions and the possible levels of engagement shown during the theoretical-practice exercises.Faculdade de Educação (FE)Faculdade UnB Planaltina (FUP)Instituto de Física (IF)Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação em CiênciasStrieder, Roseline BeatrizCardoso, Zaira Zangrando2022-11-03T21:41:59Z2022-11-03T21:41:59Z2022-11-032022-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARDOSO, Zaira Zangrando. Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS. 2022. 215 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45095info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-17T13:32:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/45095Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-17T13:32:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS
Student engagement in educational practices based on STS education
title Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS
spellingShingle Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS
Cardoso, Zaira Zangrando
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Engajamento estudantil
Práticas educativas
title_short Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS
title_full Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS
title_fullStr Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS
title_full_unstemmed Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS
title_sort Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS
author Cardoso, Zaira Zangrando
author_facet Cardoso, Zaira Zangrando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strieder, Roseline Beatriz
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Zaira Zangrando
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Engajamento estudantil
Práticas educativas
topic Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Engajamento estudantil
Práticas educativas
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03T21:41:59Z
2022-11-03T21:41:59Z
2022-11-03
2022-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Zaira Zangrando. Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS. 2022. 215 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45095
identifier_str_mv CARDOSO, Zaira Zangrando. Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS. 2022. 215 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508196759339008