Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Paula Andréa Cochrane
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5518
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.
id UNB_bfe2c9adb88f3c69f1810a5979fadfb0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5518
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito FederalInformação agrícolaDivulgação da informaçãoComunicação integrada de marketingAgricultura alternativaAgricultura orgânicaEmbrapa hortaliças - Distrito FederalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.Pesquisa descritiva de caráter exploratório com o objetivo de verificar como a informação sobre tecnologias e produtos orgânicos, divulgada pela Embrapa Hortaliças, é utilizada pelos produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal. O universo da pesquisa compreendeu os empregados da Embrapa Hortaliças envolvidos com o processo de divulgação dessa informação e os produtores orgânicos de hortaliças certificados do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental de documentos da Empresa que auxiliaram na descrição do processo de divulgação e do levantamento por entrevistas semi-estruturadas realizadas com dois pesquisadores atuantes no Projeto CDTORG, nove funcionários da ACN da Embrapa Hortaliças e com 22 produtores orgânicos de hortaliças certificados do Distrito Federal, integrantes do cadastro elaborado pela Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em 2006. Os dados foram avaliados sob as óticas qualitativa e quantitativa. A primeira parte da pesquisa consistiu no levantamento das ações realizadas pela Embrapa Hortaliças e das fontes de informação produzidas pela Empresa para divulgar a informação sobre tecnologias e produtos aos produtores orgânicos de hortaliças do DF e na descrição do processo de divulgação dessa informação. Constatou-se que as ações realizadas e as fontes de informação produzidas pela Embrapa Hortaliças constituem o composto de comunicação de marketing da Empresa, que abrange: promoção de vendas, eventos e experiências, assessoria de imprensa, relações públicas, marketing direto e vendas pessoais. Foi observado que o processo de divulgação da informação sobre tecnologias e produtos orgânicos realizado pela Empresa não possui foco no receptor, uma vez que não são realizados estudos para conhecer as necessidades e preferências dos produtores. A segunda etapa da pesquisa foi o levantamento de dados sobre o uso pelos produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal da informação sobre tecnologias e produtos orgânicos divulgada pela Embrapa Hortaliças. Essa etapa compreendeu a caracterização do perfil desses produtores e do seu tipo de negócio, bem como do uso da informação sobre tecnologias e produtos orgânicos. Verificou-se que os produtores orgânicos de hortaliças eram indivíduos experientes, bem informados e que estavam cientes de muitos problemas do processo de divulgação de informações sobre tecnologias e produtos orgânicos realizado pela Embrapa Hortaliças. Os produtores preferiam utilizar como fontes de informação os seus colegas produtores, os pesquisadores da Embrapa Hortaliças e os técnicos da Emater. Constatou-se que os produtores buscavam informação na Empresa quando não conseguiam resolver sozinhos os problemas que surgiam na produção de hortaliças. Eles liam as publicações da Embrapa Hortaliças, mas sentiam dificuldades para compreender alguns termos técnicos dos textos lidos. Por fim, são apresentadas sugestões para o aprimoramento do processo de divulgação estudado e recomendações para a realização de novas pesquisas. _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACTResearch with exploratory and descriptive character, with the purpose of verifying how information about technology and organic products, by Embrapa Vegetables, is used by producers of organic vegetables from Distrito Federal (DF). The research included the employees of Embrapa Vegetables involved in the process of promoting this information and certified producers of organic vegetables in DF. Data collection was performed by the analysis of the survey by documentary and semi-structured interviews conducted with two researchers working on Project CDTORG, nine employees of the Communication and Business Area of Embrapa Vegetables and 22 certificated producers of organic vegetables from DF, which were registered by Empresa Brasileira de Assistência Técnica Rural (EMATER) in 2006. For the documentary analysis, documents of Embrapa Vegetables that helped in the description of the process of information promotion were used. Data were evaluated under the qualitative and quantitative views. The first stage of the research was the survey of actions held by Embrapa Vegetables, as well as the survey of information sources produced by the Company to promote information about technologies and products to producers of organic vegetables from DF and the description of the process of information promotion. It was noticed that the actions taken and information sources produced by Embrapa Vegetables comprise the mix of the company’s marketing communication which covers: the sales promotion, events and experiences, press advice, public relations, direct marketing and personal sales. It was observed that the process of information promotion on technologies and organic products held by the Company has no focus on the receiver, since there are no studies to identify the needs and preferences of producers. The second stage of the research was the survey of the use of information on technologies and products disseminated by the Embrapa Vegetables by producers of organic vegetables from DF. This stage covered the characterization of the profile of these producers and their type of business, as well as the use of information about technologies and organic products. It was found that the producers of organic vegetables were experienced individuals, well informed and were aware of many problems of the process of information promotion on organic technologies and products conducted by Embrapa Vegetables. Producers preferred their colleagues producers, researchers of Embrapa Vegetables and the technicians of Emater as their information source. It was verified that the producers sought information from the Company when they could not solve the problems that arose in the vegetables production. They read the Embrapa Vegetables’s publications, but felt some technical terms of the texts were difficult to understand. Finally, suggestions are made for the improvement of the process of information promotion and recommendations are made for the construction of new researches.Amaral, Sueli Angélica doFeitosa, Paula Andréa Cochrane2010-09-29T14:44:59Z2010-09-29T14:44:59Z2010-09-292008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFEITOSA, Paula Andréa Cochrane. Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5518info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/5518Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal
title Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal
spellingShingle Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal
Feitosa, Paula Andréa Cochrane
Informação agrícola
Divulgação da informação
Comunicação integrada de marketing
Agricultura alternativa
Agricultura orgânica
Embrapa hortaliças - Distrito Federal
title_short Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal
title_full Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal
title_fullStr Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal
title_full_unstemmed Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal
title_sort Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal
author Feitosa, Paula Andréa Cochrane
author_facet Feitosa, Paula Andréa Cochrane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sueli Angélica do
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Paula Andréa Cochrane
dc.subject.por.fl_str_mv Informação agrícola
Divulgação da informação
Comunicação integrada de marketing
Agricultura alternativa
Agricultura orgânica
Embrapa hortaliças - Distrito Federal
topic Informação agrícola
Divulgação da informação
Comunicação integrada de marketing
Agricultura alternativa
Agricultura orgânica
Embrapa hortaliças - Distrito Federal
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-09-29T14:44:59Z
2010-09-29T14:44:59Z
2010-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA, Paula Andréa Cochrane. Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5518
identifier_str_mv FEITOSA, Paula Andréa Cochrane. Divulgação da informação sobre produtos e tecnologias pela Embrapa Hortaliças para os produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580834629976064