Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Lethícia Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33238
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_bfe9494193a168b67336dd5123222246
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33238
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolarFísica - estudo e ensinoEletromagnetismoFaraday, Michael, 1791-1867 - crítica e interpretaçãoTeoria ausubelianaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.Esse trabalho consiste em uma sequência didática, fundamentada na teoria ausubeliana, destinada a ensinar, do ponto de vista qualitativo, conceitos relacionados ao fenômeno da indução eletromagnética, para alunos do nono ano do ensino fundamental. A construção dessa sequência foi fundamentada em uma estratégia didático-pedagógica que se utiliza, preponderantemente, de elementos históricos associados ao desenvolvimento do eletromagnetismo. Escolhemos como base os trabalhos de Michael Faraday, de modo que o cerne deste produto educacional é a execução e a análise de dois de seus experimentos: o Motor Homopolar e o Disco de Faraday. Esse produto foi confeccionado pensando em atingir o maior público de alunos possível. Logo, aulas expositivas, aulas experimentais e apresentação de trabalhos foram criadas tendo em vista a diversificação de metodologias, inclusive com o uso de recursos como a construção de uma linha do tempo para a história do eletromagnetismo e de um jogo de tabuleiro fundado nos conceitos ensinados. Cada uma dessas metodologias apresenta um papel fundamental e indispensável na composição de nosso produto educacional. Os resultados obtidos e o nível de interesse demonstrado pelos alunos, ao longo da aplicação da sequência didática, nos permitiu concluir que a congregação de metodologias variadas, aliadas ao emprego da história do eletromagnetismo, impactou positivamente na aprendizagem das turmas, em um modo geral.This work consists of a didactic sequence, based on the ausubelian theory of learning, for teaching, from a qualitative point of view, concepts related to the electromagnetic induction phenomenon to students in the ninth year of the elementary school. The construction of this sequence was founded in a didactic-pedagogical approach that mainly employs historical elements associated to the development of electromagnetism. We choose as a basis the work of Michael Faraday, so that the core of this educational product is the execution and analysis of two of his experiments: the Homopolar Motor and the Faraday Disc. This product was made with the intention of reaching the largest audience of students possible. Therefore, lectures, presentations and experimental classes were conceived in order to diversify the methodologies, including using learning tools such as the construction of an electromagnetism timeline and a board game founded in the concepts we teach. Each one of these methodologies perform a fundamental and indispensable role in the complete composition of or didactic product. The obtained results and the level of interest that some students expressed along the application of this didactic sequence allow us to conclude that the conjunction of varied methodologies, allied to the history of electromagnetism, had a positive impact on the classes learning process, in a general way.Polito, Antony Marco MotaMarques, Lethícia Vieira2018-12-20T18:08:27Z2018-12-20T18:08:27Z2018-12-202018-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMARQUES, Lethícia Vieira. Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental: os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar. 2018. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33238A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/33238Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar
title Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar
spellingShingle Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar
Marques, Lethícia Vieira
Física - estudo e ensino
Eletromagnetismo
Faraday, Michael, 1791-1867 - crítica e interpretação
Teoria ausubeliana
title_short Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar
title_full Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar
title_fullStr Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar
title_full_unstemmed Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar
title_sort Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar
author Marques, Lethícia Vieira
author_facet Marques, Lethícia Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Polito, Antony Marco Mota
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Lethícia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Eletromagnetismo
Faraday, Michael, 1791-1867 - crítica e interpretação
Teoria ausubeliana
topic Física - estudo e ensino
Eletromagnetismo
Faraday, Michael, 1791-1867 - crítica e interpretação
Teoria ausubeliana
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20T18:08:27Z
2018-12-20T18:08:27Z
2018-12-20
2018-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Lethícia Vieira. Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental: os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar. 2018. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33238
identifier_str_mv MARQUES, Lethícia Vieira. Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental: os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar. 2018. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508183386849280