Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grösz, Dirce Margarete
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1047
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
id UNB_bff7134f12e5964a8722561c3b3f6892
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1047
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Representações de gênero no cotidiano de professoras e professoresPesquisa de gêneroGêneroProfessoresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.A presente pesquisa busca analisar as representações de gênero no cotidiano de professoras e professores que participaram, no ano de 2006, do curso Gênero e Diversidade na Escola, realizado pelo Governo Federal através da parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, o Conselho Britânico e o Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos. Durante a pesquisa de campo foram realizados grupos de discussão com professores e professoras de distintas escolas e de distintas áreas do conhecimento com o objetivo de compreender, as orientações coletivas de professores/as sobre os significados de masculino e de feminino. Por outro, buscou-se analisar as representações sobre papéis sociais atribuídos a homens e mulheres e como estas representações são constituídas e, por último, verificar como a temática de gênero é trabalhada no cotidiano das práticas pedagógicas da escola. Observou-se ao longo da pesquisa e da análise dos grupos de discussão que gênero é encarado como um conteúdo sobre o qual é preciso dar aula, não sendo percebido como um tema que está emaranhado nas tramas cotidianas dos discursos, códigos e regras da escola. As representações de masculinidade e feminilidade ora são compreendidas e percebidas como construções históricas e culturais, construídas e reiteradas segundo um modelo fixo destes significados ao longo da trajetória dos sujeitos, ora, estas representações são reforçadas pelos/as próprios/as professores/as na forma como compreendem seus alunos e alunas, quando se referem aos comportamentos e formas de expressão dos mesmos. Na prática pedagógica das escolas nas quais atuam os professores e as professoras entrevistadas, raça, etnia e sexualidade são as preocupações maiores, onde um recorte evidente da temática de gênero não é efetivado. A escola faz um trabalho pontual, aproveitando-se de ocasiões corriqueiras de acontecimentos e brincadeiras entre alunos/as para tratar das temáticas de raça, etnia, sexualidade e vez por outra gênero ou ainda por meio de palestras e projetos pontuais. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research analyses the gender representations in the day-to-day of female and male eachers that, in 2006, participated in the course "Gender and Diversity in School", organized by the Federal Government in collaboration with the Special Secretariat for Policies for Women, Ministry of Education, Special Secretariat for the Promotion of Racial Equality Policies, British Council and the Latin American Center on Sexuality and Human Rights. During fieldwork, group discussions took place with female and male teachers of different schools and areas of knowledge with the purpose to understand the orientation of the group of teachers on the meanings of "masculine" and "feminine". Also, the goal was to analyze the representations about social roles attached to men and women, how these representations are constituted, and, finally, verify how the gender theme is dealt with in the daily pedagogical practices in school. During the research and the analysis of the discussion groups, it was observed that "gender" is treated as a topic that needs to be taught instead of being perceived as a theme that is already intertwined in the daily plots of the school´s discourse, codes and rules. Representations on masculinity and femininity are, on one side, comprehended and seen as historical and cultural constructions, built and reinforced according to a fix model of these meanings throughout the subject´s pathway; on the other side, these representations are reinforced by the fe/male teacher/s in the way they understand their male and female students, when the former refer to behavior and forms of expression of the later. In the pedagogical practice of the schools, where male and female teachers were interviewed, race, ethnicity and sexuality are the main concerns, and the evident focus on the theme of gender does not happen. The school develops a focused work and takes advantage of everyday occasions and "games" among the fe/male students, or yet lectures and specific projects, in order to treat the themes of race, ethnicity and sexuality and, here and there, gender.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWeller, WivianGrösz, Dirce Margarete2008-11-21T12:53:49Z2008-11-21T12:53:49Z2008-03-312008-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGRÖSZ, Dirce Margarete. Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1047info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:36:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/1047Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:36:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores
title Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores
spellingShingle Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores
Grösz, Dirce Margarete
Pesquisa de gênero
Gênero
Professores
title_short Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores
title_full Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores
title_fullStr Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores
title_full_unstemmed Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores
title_sort Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores
author Grösz, Dirce Margarete
author_facet Grösz, Dirce Margarete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weller, Wivian
dc.contributor.author.fl_str_mv Grösz, Dirce Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa de gênero
Gênero
Professores
topic Pesquisa de gênero
Gênero
Professores
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-21T12:53:49Z
2008-11-21T12:53:49Z
2008-03-31
2008-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRÖSZ, Dirce Margarete. Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1047
identifier_str_mv GRÖSZ, Dirce Margarete. Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508306508546048