ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Sandra Regina de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Júnior, Jonas Alves da Silva, Fernandes, Mônica Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4631
Resumo: Este artigo é fruto de entrelaçamentos de vivências advindas do trabalho realizado no PIBID/UFRRJ e da investigação sobre as representações de professores/as do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Queimados/RJ no que concerne a gênero e sexualidade, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Infâncias até os 10 anos (GRUPIs). Esta pesquisa adotou o método exploratório-qualitativo para produzir reflexões e conhecimentos de uso mais efetivo no âmbito das representações sociais sobre gênero e sexualidade. Para atingir o nosso objetivo, valemo-nos de teóricos que estudam sobre formação de professores, bem como os que pesquisam sobre gênero e sexualidade e das respostas obtidas com base no questionário aplicado aos professores da escola-campo. As reflexões resultantes das discussões relativas à pesquisa com os/as professores/as revelaram representações carregadas de preconceitos e ambiguidades, urgindo como guisa de conclusão a necessidade de abordar os temas gênero e sexualidade no currículo de formação inicial e continuada dos/as educadores/as, com o intuito de enfrentar e desconstruir preconceitos de forma criativa, crítica e dialógica. Devido à complexidade e urgência do tema, a investigação apontou para continuidade e aprofundamento de estudos sobre gênero e sexualidade na escola. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Representação social. PIBID. Formação de professores.   BETWEEN SAID AND PROHIBITED: representations of teachers and teaching of elementary education on gender and sexuality Abstract: This article is the result of entanglements of resulting experiences from work carried out PIBID / UFRRJ and research on the representations of elementary school teachers from a municipal school in Queimados / RJ with regard to gender and sexuality developed by childhoods Research Group up 10 years (GRUPIs). This research adopted the exploratory qualitative method to produce ideas and knowledge more effective use within the social representations of gender and sexuality. To achieve our goal, we make use of theorists who study on teacher training, as well as researching on gender and sexuality, and the answers obtained based on the questionnaire administered to school-field teachers. The reflections resulting from discussions concerning the survey of teachers showed charged representations of prejudices and ambiguities, urging as a way of conclusion the need to address the issues gender and sexuality in the curriculum of initial and continuing training of teachers, in order to confront and deconstruct prejudices of creative, critical and dialogical way. Due to the complexity and urgency of the issue, the investigation pointed to continuing and deepening studies on gender and sexuality at school. Keywords: Gender. Sexuality. Social representation. PIBID. Teacher training.  ENTRE DICHO Y PROHIBIDOS: representaciones de  los maestros y  maestras de la enseñanza de la educación primaria sobre el género y la sexualidadResumen: Este artículo es el resultado de los entrelazamiento de vivencias adviniendo del trabajo llevado a cabo por el PIBID / UFRRJ y de la investigación sobre las representaciones de los profesores de la escuela primaria de una escuela municipal en Queimados / RJ, con respecto al género y la sexualidad desarrollada por infancias Grupo de Investigación hasta los 10 años (GRUPIs). Esta investigación adoptó el método cualitativo exploratorio para producir ideas y conocimientos uso más eficaz dentro de las representaciones sociales de género y la sexualidad. Para lograr nuestro objetivo, hicimos uso de los teóricos que estudian en la formación del profesorado, así como la investigación sobre el género y la sexualidad, y las respuestas obtenidas en base al cuestionario aplicado a los docentes de campo de la escuela. Las reflexiones resultantes de los debates relativos a la encuesta de los profesores mostrarán representaciones de los prejuicios y las ambigüedades, lo que necesita como una manera de conclusión, en la necesidad de abordar cuestiones de género y la sexualidad en el currículo de la formación inicial y continua de los docentes, con el fin de enfrentar y deconstruir prejuicios de manera creativa, crítica y dialógica. Debido a la complejidad y la urgencia de la cuestión, la investigación apuntó a continuar y profundizar los estudios sobre género y sexualidad en la escuela. Palabras Clave: Género. Sexualidad. Representación Social. PIBID. La formación del Profesorado.
id UFMA-5_2f3f34cc1002d003a2bfb872828ccde1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4631
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidadeGênero. Sexualidade. Representação social. PIBID. Formação de professores.Este artigo é fruto de entrelaçamentos de vivências advindas do trabalho realizado no PIBID/UFRRJ e da investigação sobre as representações de professores/as do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Queimados/RJ no que concerne a gênero e sexualidade, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Infâncias até os 10 anos (GRUPIs). Esta pesquisa adotou o método exploratório-qualitativo para produzir reflexões e conhecimentos de uso mais efetivo no âmbito das representações sociais sobre gênero e sexualidade. Para atingir o nosso objetivo, valemo-nos de teóricos que estudam sobre formação de professores, bem como os que pesquisam sobre gênero e sexualidade e das respostas obtidas com base no questionário aplicado aos professores da escola-campo. As reflexões resultantes das discussões relativas à pesquisa com os/as professores/as revelaram representações carregadas de preconceitos e ambiguidades, urgindo como guisa de conclusão a necessidade de abordar os temas gênero e sexualidade no currículo de formação inicial e continuada dos/as educadores/as, com o intuito de enfrentar e desconstruir preconceitos de forma criativa, crítica e dialógica. Devido à complexidade e urgência do tema, a investigação apontou para continuidade e aprofundamento de estudos sobre gênero e sexualidade na escola. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Representação social. PIBID. Formação de professores.   BETWEEN SAID AND PROHIBITED: representations of teachers and teaching of elementary education on gender and sexuality Abstract: This article is the result of entanglements of resulting experiences from work carried out PIBID / UFRRJ and research on the representations of elementary school teachers from a municipal school in Queimados / RJ with regard to gender and sexuality developed by childhoods Research Group up 10 years (GRUPIs). This research adopted the exploratory qualitative method to produce ideas and knowledge more effective use within the social representations of gender and sexuality. To achieve our goal, we make use of theorists who study on teacher training, as well as researching on gender and sexuality, and the answers obtained based on the questionnaire administered to school-field teachers. The reflections resulting from discussions concerning the survey of teachers showed charged representations of prejudices and ambiguities, urging as a way of conclusion the need to address the issues gender and sexuality in the curriculum of initial and continuing training of teachers, in order to confront and deconstruct prejudices of creative, critical and dialogical way. Due to the complexity and urgency of the issue, the investigation pointed to continuing and deepening studies on gender and sexuality at school. Keywords: Gender. Sexuality. Social representation. PIBID. Teacher training.  ENTRE DICHO Y PROHIBIDOS: representaciones de  los maestros y  maestras de la enseñanza de la educación primaria sobre el género y la sexualidadResumen: Este artículo es el resultado de los entrelazamiento de vivencias adviniendo del trabajo llevado a cabo por el PIBID / UFRRJ y de la investigación sobre las representaciones de los profesores de la escuela primaria de una escuela municipal en Queimados / RJ, con respecto al género y la sexualidad desarrollada por infancias Grupo de Investigación hasta los 10 años (GRUPIs). Esta investigación adoptó el método cualitativo exploratorio para producir ideas y conocimientos uso más eficaz dentro de las representaciones sociales de género y la sexualidad. Para lograr nuestro objetivo, hicimos uso de los teóricos que estudian en la formación del profesorado, así como la investigación sobre el género y la sexualidad, y las respuestas obtenidas en base al cuestionario aplicado a los docentes de campo de la escuela. Las reflexiones resultantes de los debates relativos a la encuesta de los profesores mostrarán representaciones de los prejuicios y las ambigüedades, lo que necesita como una manera de conclusión, en la necesidad de abordar cuestiones de género y la sexualidad en el currículo de la formación inicial y continua de los docentes, con el fin de enfrentar y deconstruir prejuicios de manera creativa, crítica y dialógica. Debido a la complejidad y la urgencia de la cuestión, la investigación apuntó a continuar y profundizar los estudios sobre género y sexualidad en la escuela. Palabras Clave: Género. Sexualidad. Representación Social. PIBID. La formación del Profesorado.Universidade Federal do Maranhão2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/463110.18764/2178-2229.v23n1p107-125Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 1, jan./ abr. 2016; 107 - 1252178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n1reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4631/2552Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFaustino, Sandra Regina de OliveiraJúnior, Jonas Alves da SilvaFernandes, Mônica Pinheiro2017-01-23T13:55:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4631Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:47.739613Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade
title ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade
spellingShingle ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade
Faustino, Sandra Regina de Oliveira
Gênero. Sexualidade. Representação social. PIBID. Formação de professores.
title_short ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade
title_full ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade
title_fullStr ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade
title_full_unstemmed ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade
title_sort ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade
author Faustino, Sandra Regina de Oliveira
author_facet Faustino, Sandra Regina de Oliveira
Júnior, Jonas Alves da Silva
Fernandes, Mônica Pinheiro
author_role author
author2 Júnior, Jonas Alves da Silva
Fernandes, Mônica Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Sandra Regina de Oliveira
Júnior, Jonas Alves da Silva
Fernandes, Mônica Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Sexualidade. Representação social. PIBID. Formação de professores.
topic Gênero. Sexualidade. Representação social. PIBID. Formação de professores.
description Este artigo é fruto de entrelaçamentos de vivências advindas do trabalho realizado no PIBID/UFRRJ e da investigação sobre as representações de professores/as do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Queimados/RJ no que concerne a gênero e sexualidade, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Infâncias até os 10 anos (GRUPIs). Esta pesquisa adotou o método exploratório-qualitativo para produzir reflexões e conhecimentos de uso mais efetivo no âmbito das representações sociais sobre gênero e sexualidade. Para atingir o nosso objetivo, valemo-nos de teóricos que estudam sobre formação de professores, bem como os que pesquisam sobre gênero e sexualidade e das respostas obtidas com base no questionário aplicado aos professores da escola-campo. As reflexões resultantes das discussões relativas à pesquisa com os/as professores/as revelaram representações carregadas de preconceitos e ambiguidades, urgindo como guisa de conclusão a necessidade de abordar os temas gênero e sexualidade no currículo de formação inicial e continuada dos/as educadores/as, com o intuito de enfrentar e desconstruir preconceitos de forma criativa, crítica e dialógica. Devido à complexidade e urgência do tema, a investigação apontou para continuidade e aprofundamento de estudos sobre gênero e sexualidade na escola. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Representação social. PIBID. Formação de professores.   BETWEEN SAID AND PROHIBITED: representations of teachers and teaching of elementary education on gender and sexuality Abstract: This article is the result of entanglements of resulting experiences from work carried out PIBID / UFRRJ and research on the representations of elementary school teachers from a municipal school in Queimados / RJ with regard to gender and sexuality developed by childhoods Research Group up 10 years (GRUPIs). This research adopted the exploratory qualitative method to produce ideas and knowledge more effective use within the social representations of gender and sexuality. To achieve our goal, we make use of theorists who study on teacher training, as well as researching on gender and sexuality, and the answers obtained based on the questionnaire administered to school-field teachers. The reflections resulting from discussions concerning the survey of teachers showed charged representations of prejudices and ambiguities, urging as a way of conclusion the need to address the issues gender and sexuality in the curriculum of initial and continuing training of teachers, in order to confront and deconstruct prejudices of creative, critical and dialogical way. Due to the complexity and urgency of the issue, the investigation pointed to continuing and deepening studies on gender and sexuality at school. Keywords: Gender. Sexuality. Social representation. PIBID. Teacher training.  ENTRE DICHO Y PROHIBIDOS: representaciones de  los maestros y  maestras de la enseñanza de la educación primaria sobre el género y la sexualidadResumen: Este artículo es el resultado de los entrelazamiento de vivencias adviniendo del trabajo llevado a cabo por el PIBID / UFRRJ y de la investigación sobre las representaciones de los profesores de la escuela primaria de una escuela municipal en Queimados / RJ, con respecto al género y la sexualidad desarrollada por infancias Grupo de Investigación hasta los 10 años (GRUPIs). Esta investigación adoptó el método cualitativo exploratorio para producir ideas y conocimientos uso más eficaz dentro de las representaciones sociales de género y la sexualidad. Para lograr nuestro objetivo, hicimos uso de los teóricos que estudian en la formación del profesorado, así como la investigación sobre el género y la sexualidad, y las respuestas obtenidas en base al cuestionario aplicado a los docentes de campo de la escuela. Las reflexiones resultantes de los debates relativos a la encuesta de los profesores mostrarán representaciones de los prejuicios y las ambigüedades, lo que necesita como una manera de conclusión, en la necesidad de abordar cuestiones de género y la sexualidad en el currículo de la formación inicial y continua de los docentes, con el fin de enfrentar y deconstruir prejuicios de manera creativa, crítica y dialógica. Debido a la complejidad y la urgencia de la cuestión, la investigación apuntó a continuar y profundizar los estudios sobre género y sexualidad en la escuela. Palabras Clave: Género. Sexualidad. Representación Social. PIBID. La formación del Profesorado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4631
10.18764/2178-2229.v23n1p107-125
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4631
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v23n1p107-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4631/2552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 1, jan./ abr. 2016; 107 - 125
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v23n1
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878465114112