A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8928 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2010. |
id |
UNB_c07bc3428ff8494930bd9b1bdd1089b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/8928 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médioPrática de ensino - ciência - ensino médioFísica - estudo e ensino - ensino médioFísica - estudo e ensino - práticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2010.Para professores e alunos é unânime o fato de que a atividade prática facilita o aprendizado, motiva a participação, aumenta o interesse por parte do aluno; sendo, por vezes, tratada como panacéia para o ensino de Física. Por outro lado, sabemos que esse senso comum leva a uma sobreutilização das atividades práticas, perdendo de vista alguns de seus objetivos iniciais: desenvolver a curiosidade, suscitar discussões, demandar reflexão e elaboração de hipóteses, bem como desenvolver espírito crítico. Na tentativa de motivar os alunos, aumentar sua participação e interesse, além de buscar implementar a conscientização da importância da Física para a vida, relacionando-a ao atual problema ambiental do aquecimento global, elaboramos uma estratégia de ensino diferenciada, baseada na atividade prática cuja realização se dá por meio de resoluções de situações-problema, na perspectiva de Gerard Vergnaud, visando a aprendizagem significativa à luz da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Trabalhamos os Processos de Transmissão de Energia Térmica, pertencente ao currículo da segunda série do ensino médio, junto a duas turmas. Porém, em somente uma delas aplicamos nossa estratégia, enquanto na outra mantivemos as aulas tradicionais – aulas em que o professor se utiliza de giz, quadro, livro didático e exercícios extra acerca do conteúdo. Aplicamos os mesmos instrumentos de avaliação a ambas as turmas e analisamos os dados obtidos. Obtivemos ganhos em termos de rendimento, de domínio de conteúdo, explicitação de conceitos, sensibilização quanto às questões sócioambientais e mudança de visão sobre a disciplina Física. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTTeachers and students are unanimous in the opinion that practical activity facilitates learning, motivates participation, and enhances students' interest; even though it can sometimes be used as a panacea for the teaching of Physics. On the other hand, it is known that such common sense leads to an overuse of practical activities that leads to a loss of focus on initial objectives such as developing curiosity, evoking discussions, demanding reflection, proposing hypothesis, and developing critical thinking skills. This study was conducted to increase participation, magnify interest level, and raise awareness of the importance of the teaching of Physics connected to the current environmental problem of the greenhouse effect. A strategy of differentiated instruction was elaborated with basis on practical activities that only happen through problem solving situations in Gerard Vergnaud's perspective targeting the meaningful learning proposed by David Ausubel's Meaningful Learning Theory. Teacher and two different classes worked on the Processes of Thermal Energy Transfer as it is part of the high school second grade curriculum. Only one of the classes used the strategy chosen, while the other one had traditional lessons in which the teacher used blackboard, chalk, book, and extra activities about the content. The assessments given were the same and the data collected was analyzed. Gains were observed in terms of learning, assimilation of content and concepts, students becoming more aware of socio-environmental issues, and shifts of opinion regarding Physics as a school subject.Sousa, Célia Maria Soares Gomes deAmaral, Ana Paula da Costa2011-07-06T12:22:32Z2011-07-06T12:22:32Z2011-07-062010-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMARAL, Ana Paula da Costa. A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio. 2010. 136 f. il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8928info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/8928Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio |
title |
A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio |
spellingShingle |
A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio Amaral, Ana Paula da Costa Prática de ensino - ciência - ensino médio Física - estudo e ensino - ensino médio Física - estudo e ensino - prática |
title_short |
A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio |
title_full |
A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio |
title_fullStr |
A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio |
title_sort |
A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio |
author |
Amaral, Ana Paula da Costa |
author_facet |
Amaral, Ana Paula da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Ana Paula da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino - ciência - ensino médio Física - estudo e ensino - ensino médio Física - estudo e ensino - prática |
topic |
Prática de ensino - ciência - ensino médio Física - estudo e ensino - ensino médio Física - estudo e ensino - prática |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-09 2011-07-06T12:22:32Z 2011-07-06T12:22:32Z 2011-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMARAL, Ana Paula da Costa. A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio. 2010. 136 f. il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8928 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Ana Paula da Costa. A atividade prática abordada por meio de situações-problema, visando a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos relacionados aos processos de transmissão da energia térmica, no ensino médio. 2010. 136 f. il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580832840056832 |