Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Manuela Castelo Branco de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35818
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
id UNB_c18dc4b6edbcef96d2b3b4116fbcbeb8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35818
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e óperaÓperaPalhaçarias femininasArtes cênicasArtes circensesDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.A partir das vivências da mestranda como palhaça e pesquisadora nas linguagens operística e palhacística, e utilizando como dispositivo referencial a personagem Nedda, da ópera Pagliacci, composta em 1892 por Ruggero Leoncavallo, exploramos neste trabalho aspectos relacionados à intricada entrada de mulheres em cena: seja na ópera, seja no teatro, seja na palhaçaria. A partir de algumas máscaras cômicas femininas como: as Enamoradas, a Colombina, a Cortigiana, as Soubrettes, caricatas e caipiras do circo-teatro brasileiro, aspectos simbólicos e históricos são apresentados e problcmatizados, buscando materiais que nos ofereçam ferramentas para uma análise mais particular da personagem Nedda, na direção da palhaçaria feminina de nosso tempo. Ao passo que a estória contada na obra operística ficcionaliza aspectos históricos relacionados ao surgimento das mulheres-palhaças, seus percursos e poéticas, pode revelar uma perspectiva trágica e autopoética da palhaçaria pós-modema, acentuando o caráter multidisciplinar que compõem as poéticas de mulheres-palhaças, numa aventura identitária que apenas começou. Ao se tentar entender o que é ser uma palhaça, empreendemos uma busca que quer revelar mulheridades e errâncias, investigando as relações da palhaçaria feminina com feminismos pós-modemos, artivismo e as teorias de rede e de gênero. No ensejo, acabamos por ter acesso a um pouco da vivência e às reflexões sobre a palhaça vivida e criada pela pesquisadora.From the experiences as an academic master's degree and as a womam clown and researcher in - the operatic and clown languages, and using as reference device the character Nedda, from the opera Pagliacci, composed in 1892 by Ruggero Leoncavallo, in this work we explore some aspects related to the intricate entry of women on stage: whether in opera, in the theater or in the clownery. From some female comic masks such as Enamoradas, Colombina, Cortigiana, Soubrettes, caricatas and caipiras of _the Brazilian circus-theater, symbolic and histórica! aspects are presented and problematized, searching for materiais that offer us tools for a more particular analysis of the character Nedda, in the direction of the female clown work of our time. While the story told in the opera fíctionalizes historical aspects related to the emefgence of female clowns, their paths and poetics, it may prove to be a tragic and autopoetic perspective of postmodem clownery, accentuating the multidisciplinary character that compose the poetics of women- clowns, in an identity adventure that has just begun. In attempting to understand what it is to be a clown, we undertake a quest that seeks to reveal womanhood and wandering, investigating the relationships of female clownery with postmodern feminisms, artivism, and network and gender theories. ín the opportunity, we end up having access to some of the experience and the reflections about the female clown lived and created by the researcher.Lignelli, CésarCardoso, Manuela Castelo Branco de Oliveira2019-11-13T19:06:49Z2019-11-13T19:06:49Z2019-11-132018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDOSO, Manuela Castelo Branco de Oliveira. Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina: ensaios sobre palhaçaria e ópera. 2018. 239 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.unb.br/handle/10482/35818A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/35818Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera
title Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera
spellingShingle Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera
Cardoso, Manuela Castelo Branco de Oliveira
Ópera
Palhaçarias femininas
Artes cênicas
Artes circenses
title_short Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera
title_full Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera
title_fullStr Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera
title_full_unstemmed Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera
title_sort Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina : ensaios sobre palhaçaria e ópera
author Cardoso, Manuela Castelo Branco de Oliveira
author_facet Cardoso, Manuela Castelo Branco de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lignelli, César
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Manuela Castelo Branco de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ópera
Palhaçarias femininas
Artes cênicas
Artes circenses
topic Ópera
Palhaçarias femininas
Artes cênicas
Artes circenses
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
2019-11-13T19:06:49Z
2019-11-13T19:06:49Z
2019-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Manuela Castelo Branco de Oliveira. Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina: ensaios sobre palhaçaria e ópera. 2018. 239 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/35818
identifier_str_mv CARDOSO, Manuela Castelo Branco de Oliveira. Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina: ensaios sobre palhaçaria e ópera. 2018. 239 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/35818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508336531374080