Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pricinote, Miguel Angelo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8361
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008.
id UNB_c262a2ebf6be81f839ef0a7f09575656
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/8361
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pricinote, Miguel AngeloGonzales Taco, Pastor Willy2011-06-14T16:16:48Z2011-06-14T16:16:48Z2011-06-142008-07-02PRICINOTE, Miguel Angelo. Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano. 2008. xv, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8361Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008.Este trabalho se propõe a contribuir com desenvolvimento de uma abordagem conceitual com objetivo de elaborar uma metodologia que possibilite identificar a confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano. Para tal, o ferramental teórico-conceitual relativo à rede de transporte - a confiabilidade – e, em especial, a rede de transporte público, são utilizados para a compreensão do objeto de estudo. Como metodologia, apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico e a revisão da literatura, incluindo o ferramental teórico-conceitual. A partir dessas referências é desenvolvida a metodologia para identificação da confiabilidade da rede de transporte público urbano com base na relação existente entre a função exercida pela rede e seus atributos. Por fim, a abordagem desenvolvida é aplicada ao estudo de caso feito nas redes do Distrito Federal e na cidade da Manaus-AM. Esse estudo foi feito a partir da função conectiva da rede por meio de quatro atributos: integração; acessibilidade; conectividade e a eficiência das conexões. O estudo de caso mostra a aplicabilidade da metodologia desenvolvida, assim como fornece indícios para identificar que existe uma relação entre a confiabilidade da rede de transporte público urbano e a formação e apropriação do espaço urbano no qual a mesma está inserida. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims at contributing through the development of a conceptual approach with objective elaborating a methodology that it makes possible to identify the topological reliability of urban transportation network. For such, relative the theoretician-conceptual tools about transportation network, reliability and urban transportation network are used for understanding the study object. As methodology, it is presented, initially, the theoretical and the revision of literature. From these references is developed the methodology for identification the reliability of the urban transportation network on the basis of enters the function exerted for the network and its attributes. Finally, the developed approach is applied to the study of case made in the networks of Federal District and in the city of Manaus-AM. This study it was made from the connective function of the network through four attributes of the net: integration; accessibility; connectivity and the efficiency of the connections. The case study it shows the applicability of the developed methodology, as well as it supplies indications to identify that a relation exists between reliability of urban transportation network and the formation and appropriation of the urban space in which the same one is inserted.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesMetodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEngenharia de tráfegoTransporte urbanoConfiabilidade (Engenharia)Transportes - planejamentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2008_MiguelAngeloPricinote.pdf2008_MiguelAngeloPricinote.pdfapplication/pdf2008407http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8361/1/2008_MiguelAngeloPricinote.pdf7838541f0f8cdd659b26e1d18a7e751eMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8361/2/license.txt5f115d05b3699766fc61acae9ea0c75bMD52open accessTEXT2008_MiguelAngeloPricinote.pdf.txt2008_MiguelAngeloPricinote.pdf.txtExtracted texttext/plain167490http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8361/3/2008_MiguelAngeloPricinote.pdf.txtb9064b891332981d616057d1a9feef7eMD53open access10482/83612024-02-08 14:18:58.796open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T17:18:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano
title Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano
spellingShingle Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano
Pricinote, Miguel Angelo
Engenharia de tráfego
Transporte urbano
Confiabilidade (Engenharia)
Transportes - planejamento
title_short Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano
title_full Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano
title_fullStr Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano
title_full_unstemmed Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano
title_sort Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano
author Pricinote, Miguel Angelo
author_facet Pricinote, Miguel Angelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pricinote, Miguel Angelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonzales Taco, Pastor Willy
contributor_str_mv Gonzales Taco, Pastor Willy
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Engenharia de tráfego
Transporte urbano
Confiabilidade (Engenharia)
Transportes - planejamento
topic Engenharia de tráfego
Transporte urbano
Confiabilidade (Engenharia)
Transportes - planejamento
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-14T16:16:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-14T16:16:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PRICINOTE, Miguel Angelo. Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano. 2008. xv, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/8361
identifier_str_mv PRICINOTE, Miguel Angelo. Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano. 2008. xv, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8361/1/2008_MiguelAngeloPricinote.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8361/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8361/3/2008_MiguelAngeloPricinote.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7838541f0f8cdd659b26e1d18a7e751e
5f115d05b3699766fc61acae9ea0c75b
b9064b891332981d616057d1a9feef7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864101507366912