Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Marília Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16574
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014
id UNB_c33315960db042a2174c9c47c74f5f7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16574
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no BrasilLíngua portuguesa - estudo e ensino - BrasilLíngua portuguesa - Brasil - históriaProfessores - formaçãoLíngua materna - métodos de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014Um dos principais objetivos do estudo histórico sobre o ensino da Língua Portuguesa, aos professores dessa língua, é que a língua que se ensina é o resultado de complexa evolução histórica, a qualquer momento que se ensina uma língua, cumpre ter em mente as suas fases anteriores (SILVA NETO, 1987, p.13). O saber sobre a história do ensinar a Língua Portuguesa como L1, por parte dos professores, implica o aprofundar-se na percepção da formação e do conhecimento da língua que se ensina. Diante desse fato, o estudo que faço, acerca da história do ensino da Língua Portuguesa no Brasil (L1), justifica-se por estar relacionada à formação do professor e verificação dos métodos que acompanharam o ensino dessa língua. Esta pesquisa de natureza histórica (LE GOFF, 1990, RÜSEN, 2010), teve como objetivos(1) favorecer a compreensão da visão integradora do ensino de língua portuguesa como fruto de uma ordem posta pelo Estado para a inclusão (ou exclusão) de fins econômicos e políticos e, não educacionais, e (2) demonstrar que a história e a política são elementos nocionais ideológicos que influenciam diretamente a construção da forma de ensino da língua portuguesa que podem ou não incluir ou excluir o aluno. Com a intenção de alcançar os objetivos acima citados, busquei responder as seguintes perguntas de pesquisa: (1) Como políticas de ensino de línguas se plasmam no processo de ensino de língua portuguesa? (2) Como caracterizar fatos, personalidades e decisões políticas e de políticas na evolução do ensino formal da Língua Portuguesa como L1 na escola brasileira? Esta pesquisa foi realizada e orientada por dois eixos: o primeiro eixo foi o da pesquisa bibliográfica sobre a história do Brasil e do ensino de lingua portuguesa e, o segundo eixo foi o da coleta das vozes de professores-formadores: Cleonice Berardinelli; Evanildo Bechara, Maria Cecília M Mollica, Afrânio G. Barbosa e o Senador Cristovam Buarqueos quais influenciaram o ensino de língua portuguesa e o pensamento político educacional. Para obter os registros coletados, junto aos professores-formadores e o Senador, utilizei dois instrumentos: entrevista estruturada e semiestruturada, selecionados com a finalidade de garantir a análise. Os resultados apontaram que a forma de ensino e os problemas de formação do professor acompanham a história do ensino desde a chegada dos jesuítas no Brasil. Segundo Bechara "a faculdade não é o lugar ideal nem próprio para se aprender uma língua! Aprende-se a língua durante o seu curso Fundamental e médio"; já Maria Cecília Mollica "O professor que não faz testagem em sala de aula, em escolas públicas e particulares, de resultados de pesquisa não tem condição de confirmar a eficácia ou ineficácia do ponto de vista pedagógico das conclusões de investigações teórico-descritivas de pesquisas acadêmicas.". Os resultados apontaram que as políticas de ensino tem marcas de descompromisso com a Língua Portuguesa e, portanto, conhecer a história do ensino é fundamental para perceber que essas políticas de ensino de descompromisso são marcas ideológicas que foram firmadas por políticas anteriores, as quais se fundam o ensino de língua portuguesa atual. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTOne of the main goals of the historical study about the teaching of Portugueselanguage teachers of that language, is that the language that is teach is the resultof complex historical evolution, any time it teach a language, it must have in mindits anteriors phases (SILVA NETO, 1987, p. 13). The knowledge about the historyof to teach the Portuguese language as L1, on the part of teachers, implies thedeepening in the perception of training and knowledge of the language that teach.In front of this fact, the study, that make about the history of the teaching of thePortuguese language in Brazil (L1), is justified by to be related to teacher trainingand verification of methods that accompanied the teaching of that language. Thissurvey of historical nature (LE GOFF, 1990, RÜSEN, 2010), had as its objectives(1) to promote understanding of the integrative vision of teaching of thePortuguese language as a result of an order placed by the state for the inclusion(or exclusion) of economic and political purposes, not educational, and (2) todemonstrate that history and politics are notional ideological elements thatdirectly influence the construction of the form of Portuguese language teachingwhich may or may not include or exclude the student. With the intention ofachieving the aforementioned goals, sought to answer the following researchquestions: (1) How language education policies form in the process of teachingof Portuguese language? (2) how to characterize facts, personalities and politicaldecisions and policies in the evolution of formal teaching of the Portugueselanguage as L1 on Brazilian school? This survey was conducted and guided bytwo axes: the first was the axis of the bibliographical research on the history ofBrazil and of the teaching of Portuguese language and the second axis was thecollecting of the voices of teachers-trainers: Cleonice Berardinelli; EvanildoBechara, Maria Cecilia M Mollica, Afrânio G... Barbosa and Senator CristovamBuarque which influenced the teaching of Portuguese language and educationalpolitical thought. To obtain the records collected by teachers-trainers andSenator, I used two instruments: structured and semi-structured interview,selected with the purpose to ensure the analysis. The results showed that theform of teaching and the teacher is training problems accompany the teachinghistory since the arrival of the jesuits in Brazil. Second Bechara “the college isnot the place nor fit to learn a language! to learn the language during his middleand high school course"; now Maria Cecília Mollica "teacher who does testing inthe classroom, in public and private schools, of search results has no conditionto confirm the effectiveness or ineffectiveness of the pedagogical point of viewthe conclusions of theoretical and descriptive research of academic research.".The results showed that educational policies have brands of disengagement withthe Portuguese language and, therefore, meet the history of teaching is essentialto realize that these policies of disengagement are ideological marks that weresigned by previous policies, which found the teaching of Portuguese language.Almeida Filho, José Carlos Paes deBatista, Marília Carvalho2014-10-20T17:48:33Z2014-10-20T17:48:33Z2014-10-202014-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Marília Carvalho. Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil. 2014. 255 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014http://repositorio.unb.br/handle/10482/16574A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/16574Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil
title Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil
spellingShingle Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil
Batista, Marília Carvalho
Língua portuguesa - estudo e ensino - Brasil
Língua portuguesa - Brasil - história
Professores - formação
Língua materna - métodos de ensino
title_short Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil
title_full Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil
title_fullStr Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil
title_full_unstemmed Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil
title_sort Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil
author Batista, Marília Carvalho
author_facet Batista, Marília Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Marília Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - estudo e ensino - Brasil
Língua portuguesa - Brasil - história
Professores - formação
Língua materna - métodos de ensino
topic Língua portuguesa - estudo e ensino - Brasil
Língua portuguesa - Brasil - história
Professores - formação
Língua materna - métodos de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-20T17:48:33Z
2014-10-20T17:48:33Z
2014-10-20
2014-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Marília Carvalho. Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil. 2014. 255 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16574
identifier_str_mv BATISTA, Marília Carvalho. Pontos e entrepontos : apontamentos cronológicos para uma narrativa histórica do ensino de língua portuguesa - L1 em ambiente escolar no Brasil. 2014. 255 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508234449354752