Relações sociais em classes de aceleração-alfabetização : uma exercitação curricular baseada na ação-constitutiva-mútua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kleber Peixoto de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6658
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.
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spelling Relações sociais em classes de aceleração-alfabetização : uma exercitação curricular baseada na ação-constitutiva-mútuaAlfabetizaçãoEducaçãoSocializaçãoEducação especialDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.O que lhes apresento é uma reflexão que perpassa grande parte do meu caminhar histórico. Um caminhar em que as experiências vividas me conduzem a uma aproximação com a área pedagógica, pois as linhas de força que constituem a minha individualidade são potencializadas pelas relações sociais que envolvem uma multiplicidade de vozes. Nessa caminhada constitutiva chego ao mestrado em educação e realizo um processo investigativo que não poderia ser chamado de outra maneira: trabalho-pesquisa-vida. Trabalho pelo fato de estar ancorado na minha práxis pedagógica, desde o tempo de adolescência, quando alfabetizava adultos. Torna-se uma ação investigativa – pesquisa – a partir do momento em que olho para a estrada caminhada e percebo que só tem sentido seguir os passos se for ladeado com educandas (os), educadoras (es) que buscam superar – coletivamente – as dificuldades de aprendizagens que surgem no percurso acadêmico. É nesse percurso que me encontro com jovens das Classes de Aceleração que estão em processo de alfabetização. Algumas escolas e variadas experiências, proporcionam esse encontro. Uma delas se dá no Centro de Ensino Fundamental Granja das Oliveiras, na cidade satélite Recanto das Emas-DF. O trabalho-pesquisa-vida que desenvolvo nessa escola envolve um grupo de jovens e a educadora da turma, mas também traz toda uma caminhada constitutiva em que me torno um pesquisador-pesquisado-educador. Assim, para alcançar a amplitude dessa caminhada a vivencia investigativa ganha o nome de Complexo Vitae Musical, isso porque ao olhar para esse processo que é de constituição mútua, olho para a totalidade das relações sociais em que aprendo-ensino-aprendo com o outro. Para contribuir com as análises de totalidade convido autores com Marx e Engels, que marcam a matriz política-epistemológica da pesquisa, assim como Vygotsky, Bakhtin, Morin, Reis, Fontana, Lima e vários outros que somam suas vozes ao Complexo de Vida e Música. Esse aprendizado ocorre envolto por um processo que é de inserção-participativasuperativa. Processo esse que é possibilitador de uma exercitação curricular diferenciada em que todos os envolvidos têm vez, voz e decisão. Dessa forma, através de diálogosconstitutivos busco contribuir para superação da não-aprendizagem através das: Relações Sociais em Classe de Aceleração – Alfabetização, por meio de uma exercitação curricular baseada na ação- constitutiva-mútua. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTWhat I present to them is a reflection that perpassa great part of mine to walk historical. One to walk where the lived experiences lead me to an approach with the pedagogical area, therefore the force lines that they constitute my individuality are potencializadas by the social relations that involve a multiplicity of voices. In this walked constituent I arrive at the mestrado one in education and carry through a investigativo process that could not be called another way: work-research-life. Work for the fact to be anchored in my práxis pedagogical, since the adolescence time, when it alfabetizava adult. A investigativa action - research - from the moment becomes where eye for the walked road and I perceive that only it has felt to follow the steps will have been tipped with educandas, educators (es) that they search to surpass - collectively - the difficulties of learnings that appear in the academic passage. It is in this passage that I find me with young of the Classrooms of Acceleration that they are in alfabetização process. Some schools and varied experiences, provide this meeting. One of them if gives in the Center of Basic Education Farm of the Oliveiras, in the city satellite Hidding place of the Emas-DF. The work-research-life that I develop in this school involves a group of young and the educator of the group, but also constituent one brings all one walked where me lathe an researcher-search-educator. Thus, to reach the amplitude of this walked it lives deeply it investigativa gains the name of Musical Vitae Complex, this because to the look for this process that is of mutual constitution, eye for the totality of the social relations where learn-teach-I learn with the other. To contribute with the totality analyses I invite authors with the Marx and Engels, who mark the matrix politics-epistemológica of the research, as well as Vygotsky, Bakhtin, Morin, Reis, Fontana, Lima and several others that add its voices to the Complex of Life and Music. This learning occurs envolto for a process that is of superactive insertion-participativa. Process this that is possibilitador of a differentiated curricular exercitação where all the involved ones has time, voice and decision. Of this form, through dialogue-constituent I search to contribute for overcoming of the not-learning through: Social relations in Classroom of Acceleration - Alfabetização, by means of a based curricular exercitação in the constituent-mutual action.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoReis, Renato Hilário dosSouza, Kleber Peixoto de2011-01-28T12:59:34Z2011-01-28T12:59:34Z2006-05-292006-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Kleber Peixoto de. Relações sociais em classes de aceleração-alfabetização: uma exercitação curricular baseada na ação-constitutiva-mútua. 2006. 180 f. 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