Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pajaro, Mariana Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19080
http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19080
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2015.
id UNB_c3d0a74350267fafa5407511dec4788e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19080
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no BrasilGestalt-terapiaPsicologia infantilPsicologia - produção científicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2015.O estudo se propõe investigar e descrever o cenário da Gestalt-terapia com crianças no Brasil, a partir do levantamento da produção teórica, aqui delimitada a artigos e livros, e do olhar de protagonistas, autores e profissionais dessa área. Secundariamente, tem a finalidade de catalogar a produção teórica nacional com esse enfoque, identificar seus protagonistas, descrever a situação atual das produções, detectando lacunas e perspectivas nessa abordagem, de modo a compreender o desenvolvimento teórico desse saber. Configura-se como uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, valendo-se do uso de entrevista semi-estruturada, questionário eletrônico e revisão bibliométrica. A bibliometria é uma técnica que possibilita a medição dos índices de produção e possibilita descrever aspectos da literatura. A pesquisa desenvolve-se em quatro etapas principais: 1. catalogação da produção teórica; 2. identificação e entrevista com os protagonistas (aqueles que contabilizaram maior número de obras); 3. aplicação de questionário eletrônico nos autores identificados por possuírem uma publicação; e 4. aplicação de questionário eletrônico nos profissionais da Gestalt-terapia infantil que nunca publicaram. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo categorial temática, que constrói categorias a partir dos temas presentes no discurso. Foram catalogadas, ao todo, 48 produções, das quais seis livros e 42 artigos ao longo dos 34 anos que compreendem desde a data da primeira obra catalogada (1980) até o fim da busca (2014). Essa produção está concentrada, sobretudo, nas regiões Sudeste e Centro Oeste, embora todas as regiões brasileiras contabilizem publicações. Os dados revelam crescimento tímido e inconstante da produção teórica no Brasil, direcionada, sobretudo, às bases teóricas da Gestalt-terapia, com destaque para a Teoria de campo de Kurt Lewin. A compreensão qualitativa abarcou os principais temas referidos pelos participantes do estudo, dos quais emergiram as categorias: 1. as primeiras produções no Brasil; 2. o cenário atual da literatura brasileira; 3. lacunas e perspectivas teóricas; 4. o que leem os gestalt-terapeutas infantis; 5. motivações e desafios de publicar e; 6. as particularidades do atendimento infantil. Conclui-se que a pesquisa em Gestalt-terapia com crianças caminha lentamente, dada sua pouca tradição de publicar, fruto da histórica herança dicotômica entre teoria e prática, apontando para a relevância de integrá-las como meio de contribuir com o progresso dessa literatura. Ademais, destaca se como perspectiva futura o desafio de pensar a criança brasileira do século XXI, de modo a refletir sobre suas demandas atuais e sobre as consequentes implicações dessas demandas no processo psicoterapêutico.The study proposes to investigate and describe the scenario of Gestalt Therapy with children in Brazil, from the survey of the theoretical production, here delimited in articles and books, and the look of protagonists, authors and practitioners in this area. Secondly, it has the purpose of cataloging the theoretical national production with this approach, identifying its protagonists, describing the current situation of the productions by detecting gaps and perspectives in this approach, in order to understand the theoretical development of this guideline. It appears as a qualitative research of descriptive character, taking advantage of the use of semi-structured interview, electronic questionnaire and bibliometric review. The Bibliometrics is a technique that allows the measurement of production and describes aspects of literature. It comprises four main steps: 1. cataloguing of theoretical production; 2. identification and interview with the protagonists (those that accounted for the largest number of works); 3. application of electronic questionnaire in the authors identified by a publication; and 4. application of electronic questionnaire in the professionals of children's Gestalt Therapy that have never published. Data was analyzed from the categorical thematic content analysis, building categories from the themes present in the speech. There were cataloged, in all, 48 productions, of which 6 books and 42 articles over the 34 years since the date of that first work catalogued (1980) until the end of the research (2014). This production is concentrated mainly in the Southeast and Central parts of the country, although all Brazilian regions account for publications. The data shows a shy and unstable growing of theoretical production in Brazil, directed mainly to theoretical bases of Gestalt Therapy, with emphasis on the Field Theory of Kurt Lewin. A qualitative understanding encompassed the main themes expressed by the participants of the study, from which the following categories emerged: 1. the first productions in Brazil; 2. the current scenario of Brazilian literature; 3. gaps and theoretical perspectives; 4. what children's Gestalt-therapists read; 5. motivations and challenges of publishing; 6. the particularities of the child care. We are able to conclude that the research in Gestalt therapy with children walks slowly , given their little tradition of publishing , the result of historical heritage dichotomy between theory and practice, pointing to the importance of integrating them as a means of contributing to the progress of literature. Furthermore, it stands out as a future perspective the challenge of thinking of Brazilian children of the 21st century, to reflect on their current demands and on the consequent implications of these demands in the psychotherapeutic process.Ribeiro, Jorge PoncianoPajaro, Mariana Vieira2016-01-05T13:43:24Z2016-01-05T13:43:24Z2016-01-052015-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAJARO, Mariana Vieira. Gestalt-terapia com crianças: uma análise de sua produção teórica no Brasil. 2015. xiii, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19080http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19080A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:23:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/19080Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:23:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no Brasil
title Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no Brasil
spellingShingle Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no Brasil
Pajaro, Mariana Vieira
Gestalt-terapia
Psicologia infantil
Psicologia - produção científica
title_short Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no Brasil
title_full Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no Brasil
title_fullStr Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no Brasil
title_full_unstemmed Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no Brasil
title_sort Gestalt-terapia com crianças : uma análise de sua produção teórica no Brasil
author Pajaro, Mariana Vieira
author_facet Pajaro, Mariana Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Jorge Ponciano
dc.contributor.author.fl_str_mv Pajaro, Mariana Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestalt-terapia
Psicologia infantil
Psicologia - produção científica
topic Gestalt-terapia
Psicologia infantil
Psicologia - produção científica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
2016-01-05T13:43:24Z
2016-01-05T13:43:24Z
2016-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAJARO, Mariana Vieira. Gestalt-terapia com crianças: uma análise de sua produção teórica no Brasil. 2015. xiii, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19080
http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19080
identifier_str_mv PAJARO, Mariana Vieira. Gestalt-terapia com crianças: uma análise de sua produção teórica no Brasil. 2015. xiii, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19080
http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508231846789120