Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855 |
Resumo: | Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. _________________________________________________________________________________ RESUMEN |
id |
UNB_c45bab00437836f134915e780c0e6ad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/11855 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiroEducação - filosofiaFilosofiaProfessores - formaçãoRelações raciaisDiante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. _________________________________________________________________________________ RESUMENEsto artículo intenta problematizar algunas posibilidades desde las cuales se poden hacer convergentes dos demandas recientes en torno de los currículos de filosofía en la enseñanza media brasileña: la obligatoriedad de la enseñanza de la filosofía y la obligatoriedad de la enseñanza de historia y cultura africanas y afro-brasileñas en la enseñanza media. La reflexión acerca de los encuentros posibles entre el pensamiento africano e afro-brasileño puede tornar menos difícil la preparación de futuras/os docentes en filosofía que, delante a la novedad de la exigencia legal tenderán que trabajar con tales conocimientos.Universidade de Brasília (UnB)2013-01-04T17:03:15Z2013-01-04T17:03:15Z2012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, Wanderson Flor do. Outras vozes no ensino de Filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, jun. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/7049/5571>. Acesso em: 4 jan. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 4 jan. 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Wanderson Flor doporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/11855Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro |
title |
Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro |
spellingShingle |
Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro Nascimento, Wanderson Flor do Educação - filosofia Filosofia Professores - formação Relações raciais |
title_short |
Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro |
title_full |
Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro |
title_fullStr |
Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro |
title_full_unstemmed |
Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro |
title_sort |
Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro |
author |
Nascimento, Wanderson Flor do |
author_facet |
Nascimento, Wanderson Flor do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Wanderson Flor do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - filosofia Filosofia Professores - formação Relações raciais |
topic |
Educação - filosofia Filosofia Professores - formação Relações raciais |
description |
Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. _________________________________________________________________________________ RESUMEN |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06 2013-01-04T17:03:15Z 2013-01-04T17:03:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Outras vozes no ensino de Filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, jun. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/7049/5571>. Acesso em: 4 jan. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Outras vozes no ensino de Filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, jun. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/7049/5571>. Acesso em: 4 jan. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508405238267904 |