Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Wanderson Flor do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855
Resumo: Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
id UNB_c45bab00437836f134915e780c0e6ad1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11855
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiroEducação - filosofiaFilosofiaProfessores - formaçãoRelações raciaisDiante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. _________________________________________________________________________________ RESUMENEsto artículo intenta problematizar algunas posibilidades desde las cuales se poden hacer convergentes dos demandas recientes en torno de los currículos de filosofía en la enseñanza media brasileña: la obligatoriedad de la enseñanza de la filosofía y la obligatoriedad de la enseñanza de historia y cultura africanas y afro-brasileñas en la enseñanza media. La reflexión acerca de los encuentros posibles entre el pensamiento africano e afro-brasileño puede tornar menos difícil la preparación de futuras/os docentes en filosofía que, delante a la novedad de la exigencia legal tenderán que trabajar con tales conocimientos.Universidade de Brasília (UnB)2013-01-04T17:03:15Z2013-01-04T17:03:15Z2012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, Wanderson Flor do. Outras vozes no ensino de Filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, jun. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/7049/5571>. Acesso em: 4 jan. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 4 jan. 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Wanderson Flor doporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/11855Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro
title Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro
spellingShingle Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro
Nascimento, Wanderson Flor do
Educação - filosofia
Filosofia
Professores - formação
Relações raciais
title_short Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro
title_full Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro
title_fullStr Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro
title_full_unstemmed Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro
title_sort Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro
author Nascimento, Wanderson Flor do
author_facet Nascimento, Wanderson Flor do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Wanderson Flor do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - filosofia
Filosofia
Professores - formação
Relações raciais
topic Educação - filosofia
Filosofia
Professores - formação
Relações raciais
description Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2013-01-04T17:03:15Z
2013-01-04T17:03:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Outras vozes no ensino de Filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, jun. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/7049/5571>. Acesso em: 4 jan. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855
identifier_str_mv NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Outras vozes no ensino de Filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, jun. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/7049/5571>. Acesso em: 4 jan. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508405238267904