Desenvolvimento de um instrumento de medida de qualidade de vida no teletrabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Laize Lopes Soares de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38921
Resumo: Teletrabalho é uma forma de flexibilização da força de trabalho, relacionada diretamente com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação e possui diferentes fatores que interferem no desenvolvimento das atividades de uma organização. Qualidade de Vida no Trabalho possui diferentes conceitos, de modo geral, é visto como uma forma de compreender o processo de trabalho, do ponto de vista profissional e pessoal, tendo diferentes aspectos a serem levantados para a construção do bem-estar ou mal-estar do trabalhador. A união dos dois temas, ou seja, a Qualidade de Vida no Teletrabalho, é um tema novo e foi definido como um processo de produzir com qualidade, com a prevalência de emoções e humores positivos, sendo o trabalho realizado fora das dependências físicas da organização, com o uso de tecnologias da comunicação e informação, possibilitando satisfação, realização pessoal e profissional. O número de organizações que implementam o trabalho remoto tem crescido no Brasil, assim como nas instituições públicos, que utilizam o programa como forma de aumentar a produtividade, reduzir custos, suprimir o déficit de servidores, ao mesmo tempo que é visto como uma forma de aumentar a satisfação dos funcionários. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo construir uma escala de medida de Qualidade de Vida no Teletrabalho, segundo as percepções de servidores públicos brasileiros. Ademais, foi determinado três objetivos específicos que consistiram em identificar os fatores que interferem na Qualidade de Vida no Teletrabalho, considerando as percepções dos teletrabalhadores e gestores; desenvolver uma escala de medida para Qualidade de Vida no Teletrabalho; e, por fim, validar essa escala. Realizou-se pesquisa qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, com a aplicação em três instituições públicas, por meio de técnicas de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. A análise das informações foi feita por meio da análise de conteúdo e análise estatística. O resultado demonstrou estatisticamente uma estrutura fatorial de 05 (cinco) dimensões: Autogestão do teletrabalho, Contexto do Teletrabalho, Estrutura Tecnológica, Infraestrutura de Trabalho e Sobrecarga de Trabalho, todas com índices de confiabilidade satisfatórios. Foi possível verificar que os teletrabalhadores das três instituições pesquisadas estão na zona de bem-estar, com destaque para as altas médias relacionadas as atitudes, como comprometimento e disciplina, também alto índice para satisfação pessoal em estar no programa, pela possibilidade de trabalhar não perdendo o convívio familiar, assim como por não ter que se deslocar fisicamente para realizar suas atividades. Do lado negativo está a constatação de sentimento de isolamento social, sensação de não reconhecimento do trabalho, assim como a não promoção dentro do órgão por fazer o trabalho à distância. Estudos futuros poderão investigar mais sobre a seleção dos servidores para a realização do teletrabalho, a capacitação desses funcionários, bem como estudos qualitativos sobre o isolamento social para maior aprofundamento no assunto.
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A união dos dois temas, ou seja, a Qualidade de Vida no Teletrabalho, é um tema novo e foi definido como um processo de produzir com qualidade, com a prevalência de emoções e humores positivos, sendo o trabalho realizado fora das dependências físicas da organização, com o uso de tecnologias da comunicação e informação, possibilitando satisfação, realização pessoal e profissional. O número de organizações que implementam o trabalho remoto tem crescido no Brasil, assim como nas instituições públicos, que utilizam o programa como forma de aumentar a produtividade, reduzir custos, suprimir o déficit de servidores, ao mesmo tempo que é visto como uma forma de aumentar a satisfação dos funcionários. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo construir uma escala de medida de Qualidade de Vida no Teletrabalho, segundo as percepções de servidores públicos brasileiros. Ademais, foi determinado três objetivos específicos que consistiram em identificar os fatores que interferem na Qualidade de Vida no Teletrabalho, considerando as percepções dos teletrabalhadores e gestores; desenvolver uma escala de medida para Qualidade de Vida no Teletrabalho; e, por fim, validar essa escala. Realizou-se pesquisa qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, com a aplicação em três instituições públicas, por meio de técnicas de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. A análise das informações foi feita por meio da análise de conteúdo e análise estatística. O resultado demonstrou estatisticamente uma estrutura fatorial de 05 (cinco) dimensões: Autogestão do teletrabalho, Contexto do Teletrabalho, Estrutura Tecnológica, Infraestrutura de Trabalho e Sobrecarga de Trabalho, todas com índices de confiabilidade satisfatórios. Foi possível verificar que os teletrabalhadores das três instituições pesquisadas estão na zona de bem-estar, com destaque para as altas médias relacionadas as atitudes, como comprometimento e disciplina, também alto índice para satisfação pessoal em estar no programa, pela possibilidade de trabalhar não perdendo o convívio familiar, assim como por não ter que se deslocar fisicamente para realizar suas atividades. Do lado negativo está a constatação de sentimento de isolamento social, sensação de não reconhecimento do trabalho, assim como a não promoção dentro do órgão por fazer o trabalho à distância. Estudos futuros poderão investigar mais sobre a seleção dos servidores para a realização do teletrabalho, a capacitação desses funcionários, bem como estudos qualitativos sobre o isolamento social para maior aprofundamento no assunto.Teleworking is a way of making the workforce more flexible, directly related to the use of Information and Communication Technologies and has different factors that interfere in the development of an organization's activities. Quality of Life at Work has different concepts, in general, it is seen as a way of understanding the work process, from a professional and personal point of view, having different aspects to be raised for the construction of well-being or malaise of the worker. The union of the two themes, that is, the Quality of Life in Teleworking, is a new theme and was defined as a process of producing with quality, with the prevalence of positive emotions and moods, with the work being carried out outside the organization's physical facilities. , with the use of communication and information technologies, enabling satisfaction, personal and professional fulfillment. The number of organizations that implement remote work has grown in Brazil, as well as in public institutions, which use the program as a way to increase productivity, reduce costs, eliminate the deficit of servers, at the same time that it is seen as a way of increase employee satisfaction. Given this scenario, this work aimed to build a Quality of Life measurement scale in Telework, according to the perceptions of Brazilian public servants. In addition, three specific objectives were determined, which consisted of identifying the factors that interfere in the Quality of Life in Telework, considering the perceptions of teleworkers and managers; develop a measurement scale for Quality of Life in Teleworking; and, finally, validate this scale. Qualitative and quantitative research, of exploratory and descriptive nature, was carried out with the application in three public institutions, through documentary research techniques, semi-structured interviews and questionnaires. The analysis of the information was done through content analysis and statistical analysis The result showed statistically a factorial structure of 05 (five) dimensions: Self-management of telework, Telework Context, Technological Structure, Work Infrastructure and Work Overload, all with satisfactory reliability indexes. It was possible to verify that the teleworkers from the three institutions surveyed are in the well-being zone, with emphasis on the high averages related to attitudes, such as commitment and discipline, also a high index for personal satisfaction in being in the program, due to the possibility of working without losing family life, as well as not having to move physically to carry out their activities. On the negative side, there is a feeling of social isolation, a feeling of not recognizing the work, as well as not promoting within the body for doing the work at a distance. Future studies will be able to investigate more about the selection of servers to carry out teleworking, the training of these employees, as well as qualitative studies on social isolation to further explore the subject.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento de um instrumento de medida de qualidade de vida no teletrabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeletrabalhoQualidade de vida no trabalhoForça de trabalhoBem-estar no trabalhoTecnologias de informação e comunicaçãoIsolamento socialSetor públicoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2020_LaizeLopesSoaresdeAndrade.pdf2020_LaizeLopesSoaresdeAndrade.pdfapplication/pdf3090967http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/38921/1/2020_LaizeLopesSoaresdeAndrade.pdf110d9867581015df41c2e828c1417d3eMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/38921/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/389212023-07-13 17:43:16.505open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T20:43:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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