A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, Bruna de Oliveira Passos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48709
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_c557db3d6fe06f9fc9337f2d7dcc78f8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48709
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogiaPlágioInteligência artificialEscrita acadêmicaEstudantes universitários - PedagogiaUniversidade de Brasília (UnB)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.O constante desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação possibilita novas configurações na escrita acadêmica, além da ampliação do acesso à informação. Diante do contexto de avanços globais e acadêmicos, a Inteligência Artificial apresenta-se em várias esferas do cotidiano das pessoas, provocando grande impacto na produção de linguagem. A presente pesquisa buscou analisar criticamente a compreensão de estudantes de graduação em Pedagogia sobre a inter-relação entre plágio e uso de Inteligência Artificial para a produção de textos escritos. O referencial teórico aborda o plágio (Diniz; Terra, 2014; Krokoscz, 2011; 2012; Lopes, 2020; Castro; Lopes, 2019; Park, 2003; Mercado, 2019; Silva, 2008; Carroll, 2016), o ciberplágio acadêmico (Comas; Sureda, 2007; Gallent Torres; Tello Fons, 2021; Díaz Arce, 2007; Sureda Negre; Comas; Mut-Amengual, 2007) e a Inteligência Artificial (Kaufman, 2018; Boa Sorte et al., 2021; Fyfe, 2022; Thunström; Steingrimsso, 2022; Araujo, 2021; Roe; Perkins, 2022; Rogerson; McCarthy, 2017). para produção de textos. Os dados foram coletados e gerados junto a estudantes de graduação do curso de Pedagogia das modalidades presencial e a distância da Universidade de Brasília, mediante aplicação de questionário e entrevista. Para análise dos dados, lançamos mão da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), e da triangulação de dados de Triviños (1987). Os participantes apontam, como principal causador do plágio, no questionário, a dificuldade na escrita original e autônoma e, nas entrevistas, o tempo. Eles admitem a utilização de ferramenta de IA para escrita de textos dissertativos, compreendem o conceito do plágio de modo geral, porém, diante de uma situação específica de uso de IA para escrita de textos acadêmicos, a maioria deles não consegue identificá-lo. Conclui-se que os estudantes demonstram preocupação com questões de autoria em caso de uso de ferramentas de IA para escrita de texto. Diante disso, identificamos a necessidade de se repensar o ambiente educativo na Educação Superior a fim de que ele propicie a construção da autoria, a compreensão de situações que envolvem plágio ou ciberplágio acadêmico e a formação para utilização de ferramentas de IA generativas.The constant development of new information and communication technologies enables new configurations in academic writing, as well as an expansion of access to information. In the context of global and academic advancements, Artificial Intelligence is present in various aspects of people's daily lives, causing a significant impact on language production. This research aimed to critically analyze the understanding of undergraduate Pedagogy students regarding the interplay between plagiarism and the use of Artificial Intelligence for text production. The theoretical framework addresses plagiarism (Diniz; Terra, 2014; Krokoscz, 2011; 2012; Lopes, 2020; Castro; Lopes, 2019; Park, 2003; Mercado, 2019; Silva, 2008; Carroll, 2016), academic cyberplagiarism (Comas; Sureda, 2007; Gallent Torres; Tello Fons, 2021; Díaz Arce, 2007; Sureda Negre; Comas; Mut-Amengual, 2007), and Artificial Intelligence(Kaufman, 2018; Boa Sorte et al., 2021; Fyfe, 2022; Thunström; Steingrimsso, 2022; Araujo, 2021; Roe; Perkins, 2022; Rogerson; McCarthy, 2017) for text production. Data were collected from undergraduate Pedagogy students in both in-person and distance learning modalities at the University of Brasília by questionnaires and interviews. For data analysis, we employed Bardin's (1977) Content Analysis and Triviños (1987) data triangulation. In the questionnaire, participants identified the main cause of plagiarism as difficulty in original and independent writing, while in the interviews, they pointed to time constraints. They admitted to using AI tools for writing essays, had a general understanding of the concept of plagiarism, but when faced with a specific situation of AI use for academic writing, most of them couldn't identify it. In conclusion, the students demonstrate concerns about issues of authorship in the case of using AI tools for text writing. Therefore, there is a need to reconsider the educational environment in higher education to promote the development of authorship, understanding of situations involving plagiarism or academic cyberplagiarism, and training for the use of generative AI tools.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSousa, Carlos Alberto Lopes deVital, Bruna de Oliveira Passos2024-07-10T21:28:57Z2024-07-10T21:28:57Z2024-07-102023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVITAL, Bruna de Oliveira Passos. A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica: uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48709porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-10T21:28:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/48709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-10T21:28:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia
title A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia
spellingShingle A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia
Vital, Bruna de Oliveira Passos
Plágio
Inteligência artificial
Escrita acadêmica
Estudantes universitários - Pedagogia
Universidade de Brasília (UnB)
title_short A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia
title_full A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia
title_fullStr A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia
title_full_unstemmed A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia
title_sort A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia
author Vital, Bruna de Oliveira Passos
author_facet Vital, Bruna de Oliveira Passos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Carlos Alberto Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, Bruna de Oliveira Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Plágio
Inteligência artificial
Escrita acadêmica
Estudantes universitários - Pedagogia
Universidade de Brasília (UnB)
topic Plágio
Inteligência artificial
Escrita acadêmica
Estudantes universitários - Pedagogia
Universidade de Brasília (UnB)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2024-07-10T21:28:57Z
2024-07-10T21:28:57Z
2024-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VITAL, Bruna de Oliveira Passos. A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica: uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48709
identifier_str_mv VITAL, Bruna de Oliveira Passos. A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica: uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580919841456128